O que é o Mais Educação Brasil - Escola em tempo integral

Entenda o que é o programa Mais Educação do MEC que pretende transformar a escola que hoje funciona em meio período para tempo integral. Leia e Comente.

A educação no Brasil passa por mudanças bastante significativas, na educação superior, por exemplo, temos a expansão da oferta de cursos a distância, na educação técnica temos o PRONATEC que é um programa voltado a melhor formação do trabalhador e na educação básica o programa Mais Educação é um avanço no sentido de tornar a escola mais multidisciplinar e criar oportunidades para alunos não só estudar, mas desenvolver-se em atividades extracurriculares.

O que é o Mais Educação Brasil

O Programa Mais Educação Brasil é mais conhecido como a escola em tempo integral. O programa foi criado em 2008 e oferece um aumento significativo na oferta de educação complementar nas escolas públicas, através de atividades fora do currículo escolar comum. As atividades complementares tem uma relação total com a educação pedagógica escolar e são as atividades como:

  • Meio ambiente;
  • Esportes;
  • Direitos humanos;
  • Cultura e artes;
  • Prevenção em geral;
  • Saúde;
  • Lazer;
  • Educação científica;
  • Cultura digital;
  • Educação econômica.

A busca desse programa é se aproximar ao estilo educacional desempenhado com sucesso na América do Norte e Europa, onde a maior parte das crianças do ensino fundamental e médio passa praticamente o dia todo na escola, praticando todo tipo de atividade extra curricular. No Brasil, a ideia do programa tem base em estudos feitos pela Unicef, utilizando resultados da Prova Brasil e destacando o índice de Efeito Escola, o chamado IEE.

Veja esta reportagem sobre o programa Mais Educação

Índice Efeito Escola

O IEE é um indicador que mostra o impacto da escola na vida e no aprendizado do estudante e levando em conta algumas observações como localização da escola e informações socioeconômicas do aluno e da cidade onde reside.

Inicialmente o Mais Educação Brasil atendia apenas algumas áreas do país, onde o índice de desenvolvimento e de educação básica estavam com valores muito abaixo do restante do território nacional, mas a partir do ano de 2011, o programa passou a integrar o outro programa do governo Brasil sem Miséria.

Em que pé está o programa

Em menos de 2 anos, o programa Mais Educação Brasil, passou a estar presente em 15 mil escolas de 1,4 mil municípios brasileiros além de Brasília e atendendo um número superior a 3 milhões de alunos. Para que o programa seja bem administrado nessas escolas, o governo federal repassa ao município que repassa para as escolas, os recursos necessários para a contratação de profissionais para o ensino das atividades propostas, para a contratação também de monitores, a compra de materiais de apoio como materiais didáticos.

Em escolas que ensinam música ou os alunos querem criar uma rádio comunitária, o governo também beneficia as escolas com instrumentos musicais e aparelhos radiofônicos.

Clique aqui e saiba mais sobre o programa Mais Educação.


 

Veja também:




// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus