O que é Prouni: Informações, renda per capita, financiamento e Enem

Informações sobre o ProUni - Programa Universidade para Todos. Dicas de inscrição como funcionam a renda per capita familiar, relação com o Enem e estatísticas.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de oferecer bolsas de ensino superior gratuito em instituições particulares para alunos com renda per capita (por pessoa) familiar de até três salários mínimos e que tenham estudado na rede publica ou foram bolsistas na rede particular, as bolsas oferecidas podem ser tanto integral (de 100%) quanto parcial (de 50%), mas para obter bolsas de 100% é preciso que o aluno e sua família tenham renda de um salário mínimo e meio per capta, e as bolsas de 50% são para os alunos com renda de três salários mínimos per capita.

A comprovação da renda será exigida no ato da inscrição na instituição em que o aluno foi pré-selecionado, o aluno precisará comprovar todos os dados que foram preenchidos durante a inscrição no Prouni.

Inscrições para o Prouni

As inscrições para o Prouni só podem ser feitas pela internet e em períodos determinados pelo Ministério da Educação, normalmente as inscrições são abertas no inicio do primeiro semestre do ano após os alunos já terem realizado a prova do Enem, e para quem não possui computador em casa saiba que todas as instituições participantes do Prouni devem disponibilizar o acesso gratuito ao candidato para realizar sua inscrição.

Só poderão participar do Prouni os alunos que fizeram o Enem, pois é através da nota obtida no Enem que será possível disponibilizar ou não as bolsas do Prouni, e os alunos que fizeram o Enem, mas tiveram uma nota abaixo de 400 pontos que é a exigida ou então tiveram nota 0 na redação não poderão participar no Prouni.

No site do MEC é possível conferir todas as instituições participantes e mais informações sobre inscrições para o Prouni.

Como Calcular a renda familiar per capita?

O cálculo da renda per capita é simples, basta você somar todas as rendas da família, pegar o valor total e dividir pelo numero  de pessoas que dependem dessa renda. Se o valor for referente a um salário e meio você poderá concorrer a uma bolsa integral (de 100%), e se for referente a três salários pode concorrer a uma bolsa parcial ( de 50%).

Preciso realizar o vestibular? E o Enem?

Para os alunos que pretendem ingressar na instituição de ensino superior particular pelo Prouni, não será necessário o vestibular, pois a nota é calculada através do Enem, mas as instituições não são vedadas a passar aos candidatos pré-selecionados um processo seletivo sem cobrança de taxas.

Mas atenção: Os alunos que tiverem nota inferior a 400 pontos no Enem ou que zerar na redação, não poderão participar do processo seletivo do Prouni.

Estatísticas e histórico

Veja abaixo algumas informações estatísticas como a participação por região do Brasil, por modalidade de ensino: Ensino Presencial ou Educação a Distância (EAD), por sexo e o histórico de bolsas ofertas por ano, tanto as parciais como as integrais.

Bolsas do Prouni ofertas por ano:

Bolsas do Prouni ofertas por ano


Bolsistas por modalidade de ensino: Presencial ou Educação a Distância (EAD):

Bolsistas por modalidade de ensino: Presencial ou Educação a Distância (EAD)


Bolsistas por região do Brasil: Sudeste, Sul, Centro-oeste, Norte e Nordeste:

Bolsistas por região do Brasil: Sudeste, Sul, Centro-oeste, Norte e Nordeste

 

Bolsistas por sexo: Masculino e Feminino:

Bolsistas do Prouni por sexo: Masculino e Feminino

Fonte: As informações, regras e regulamentos do programa, foram compiladas do site do Prouni. Além dos dados que serviram de base para a construção dos gráficos. Para ver as informações completas acesse o site http://prouni.mec.gov.br




Veja também:





// Comentários

max deulen barauna nogueira // manaus // 25/01/2012 16:36:00

Na minha familia só minha tia recebe ak em casa uma pensão de 2.235,00 mais moram e depedem dessa pensão 6 pessoas, eu me incluo no perfil de conseguir a bolsa de 100%? como faço pra saber o cauculo certo?





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus