EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

O que é um domínio e como registrar um domínio nacional (.br)

O que é um domínio e como registrar domínios internacionais e regionais. Veja as dicas neste texto.

Domínio é um nome que serve para identificar um site na web, deve ser exclusivo e a obtenção dele depende de algumas políticas que veremos a seguir. O nome é composto de uma identificação fornecida pelo interessado (desde que não haja registro anterior desta identificação) seguido de identificadores de atividade (categoria) e região.

[QUEBRA]

Então basicamente um domínio é dividido em três partes. Veja o exemplo: luis.blog.br, luis é a identificação, blog é a categoria e br é a região.

Entendendo melhor

Identificação

Pode ser um nome qualquer desde que este nome esteja disponível para o registro. Quando você se propõe a registrar um domínio será necessário efetuar uma consulta a fim de verificar se o nome pretendido está disponível.

Se estiver disponível não haverá problemas para o registro, se não estiver é porque ele já foi registrado, está congelado ou é uma palavra reservada. Você não poderá registrar o domínio internet ou web, por exemplo.

Categoria

As categorias podem ser:

.com - para empresas de uma forma geral
.net - para empresas de tecnologia
.org - para organizações não governamentais
.gov - para governos, municipais, estaduais e federerais

Região

Indica  o país do domínio.

.br - Brasil
.us - Estados Unidos
.ar - argentina

Mas tem alguns domínios que não tem a região, são aqueles terminados apenas com o .com ou .net por exemplo. Neste caso devemos considerar que de uma forma geral existem dois tipos de domínios, os gTLD e ccTLD.

gTLD (Generic Top Level domain) São as extensões mais comuns e utilizadas na Internet e não estão associados a nenhum país ou região, exemplo: .com, .net e .org.

ccTLD - (Country Code Top Level Domain) - São domínios registrados e mantidos em cada país e tem sempre dois dígitos no final para caracterizar o país de origem, exemplo:

Brasil (.br)
Argentina (.ar)
Chile (.cl)
Estados Unidos (.us)
México (.mx)
Espanha (.es)
Itália (.it)
Inglaterra (.uk)
Alemanha (.de)
Japão (.jp)
A lista completa pode ser acessada no seguinte endereço:
(http://www.iana.com/root-whois/index.html)

No Brasil

No Brasil as categorias disponíveis para registro podem ser acessadas no site do CGI (http://registro.br/info/dpn.html)

Algumas categorias exigem documentação específica para o registro. Veja as exigências no seguinte endereço: (http://registro.br/faq/faq3.html)

[UPDATE]

O Registro.br promoveu uma modificação no processo de registro de domínios, com esta mudança será será possível registrar um domínio .COM.BR também com CPF, ou seja, para pessoas físicas. Até então, apenas pessoas jurídicas podiam registrar .com.br

Esta alteração passa a valer em 01/05/2008. Para ver o anúncio completo desta alteração acesse: http://registro.br/anuncios/20080416.html

[/UPDATE]

 

Veja também

Comentários

Gostei das dicas, as mesmas são simples porém completas. Grato Marcelo // Curitiba
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio