EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

O que é Universidade Virtual?

Qual seria a definição para universidade virtual? As faculdades e universidades brasileiras atualmente podem ser consideradas virtuais ou é apenas um tipo específico de universidade?

O termo virtual é aplicado a diversas coisas e sempre está associado a internet ou a aplicação de alguma coisa que funciona pela internet ou por outra tecnologia. Loja virtual, por exemplo, é uma loja que vende produtos como qualquer outra, mas ela funciona dentro da internet, logo ela não existe fisicamente.  Se aplicarmos o mesmo conceito a universidade virtual o resultado poderá ser diferente daquele que de fato existe, pois estaríamos nos referindo a uma universidade que só existiria na internet e não é isto que acontece com as atuais universidades a distância.

A educação a distância frequentemente são associadas a educação virtual, mas é preciso entender alguns pontos que quando bem analisados mostrará que elas não são virtuais. Vamos a eles:

Presença física

O primeiro ponto a analisar é que as universidades que operam a educação a distância são as mesmas que atuam na modalidade presencial, aliás, grande parte delas são instituições históricas com muitos anos de tradição na educação presencial e agora com a abertura para este novo modelo de educação, passaram a oferecer também cursos a distância.

Então fica claro que as universidades são presenciais e físicas, mas que também ofertam cursos a distância usando suas instalações físicas e tecnologia disponível para o modelo EAD.

Cursos semipresenciais

O segundo ponto a analisar é que os cursos a distância não são necessariamente a distância ou totalmente a distância. Eles são na verdade semipresenciais, já que parte das aulas são na verdade presencialmente e outra parte a distância. Esta parte presencial ocorre no pólo onde existe um acompanhamento presencial pelos tutores, sem contar que as provas são sempre presenciais.

universidade virtual estudante a distância

Universidade virtual é a mesma coisa?

Sim. É a mesma coisa porque todas as vezes que alguém faz referência universidade virtual, ele está se referindo a faculdade ou universidade a distância, mas não é a mesma coisa pelos motivos acima descritos que o modelo EAD adotado no Brasil não é virtual e sim semipresencial. 

Sobre a educação a distância

É o modelo de educação que existe a muitos anos, mas que ganhou muita forma com a entrada das faculdades e universidades na oferta de cursos de graduação e pós-graduação. É costumeiramente chamado de EAD e as vezes identificado também pelo termo em inglês e-learning que em uma tradução livre seria ensino pela internet ou ensino eletrônico.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio