Olimpíada 2016 e Copa do Mundo 2014, investimento ou desperdício?

Crítica aos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará em 2014 e 2016, a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas, respectivamente. Que benefícios esses eventos trará para o Brasil?

O Brasil sediará dois enormes eventos esportivos, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 no Rio de Janeiro. Na Copa do Mundo e Olimpíadas são os dois maiores eventos esportivos da atualidade e é claro que como brasileiro eu estou muito feliz com isso, certo? Errado!

A presidenta Dilma Rousseff fala em 33 bilhões de reais em infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. A Olimpíada deverá consumir outra fortuna dos cofres públicos. A justificativa é que serão gerados muitos empregos e haverá investimento em infraestrutura e bla bla bla bla.

Empregos

Que tipo de emprego será gerado? Qual infraestrutura será beneficiada? Até onde eu sei, a principal infraestrutura será a construção e modernização de estádios. A pergunta é: Para que servirá os estádios no pós copa e pós olimpíadas?

Infraestrutura

Pense em todo este dinheiro aplicado na modernização dos portos e ferrovias. Acho um absurdo ver nossas rodovias entupidas de caminhões e as ferrovias na situação que está. Moro no interior de São Paulo e minha cidade, Limeira, é cortada por três das maiores rodovias do país (Anhanguera, Bandeirantes e Washington Luiz). Quando preciso ir a São Paulo, geralmente vou bem cedo e é impressionante a quantidade de caminhões que disputam (e geralmente vencem) os espaços na estrada. Pergunto: Não poderia grande parte desta carga ir para o porto de Santos de Trem?

A Copa do Mundo e a Olimpíada ira absorver um enorme bolo de investimentos que certamente fará muita falta em outros setores da economia.

E as outras áreas? Teremos copa do mundo de educação

Não quero entrar no discurso de sempre de que o Brasil precisa é de educação, saúde, segurança, etc. Disso, todos já sabem e acredito que até os políticos já devem estar sabendo também, a questão é que a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 soa apenas como uma oportunidade de aparecermos bem na foto, ainda que tenhamos que gastar o que não temos. Se os investimentos são de fato investimentos e não desperdícios de dinheiro público, eu ainda não enxerguei e sinceramente quero enxergar depois que os eventos terminarem.

Temo, que quando a cortina fechar e os gringos forem embora, restará da Copa do Mundo apenas monstruosos edifícios que servirão só para alimentar o famigerado futebol, onde apenas poucos ganham e a maioria bate palma em um final de semana, xinga e chora no outro.

Atualização: Agora com as construções em atraso, já começa a surgir comentários de desvio de dinheiro e mais desperdício do dinheiro público. Lamentável.




Veja também:





// Comentários

josy // são francisco do oeste // 27/02/2012 14:31:00

concordo plenamente...na situação em que o pais está isso será um grande desperdicio de dinheiro que irá refletir quando tudo passar e mais uma vez a sociedade brasileira vai se ferrar..uma vergonha isso!





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus