EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Orientação a Objetos: Classe e objeto, propriedades e métodos

O que é orientação a objetos? Qual a diferença entre classe e objeto, e para que serve as propriedades e métodos de uma classe. Veja essas respostas neste artigo.

A orientação a objetos é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de informação baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos. Seu uso é particularmente útil na tentativa de compreender um problema a fim de propor soluções computacionais na criação de sistemas de informação.

A Orientação a Objetos usa o termo abstração para designar a técnica de análise de um contexto do mundo real para criar representações no desenvolvimento de soluções informatizadas

Para compreendermos esse paradigma, devemos compreender classe e objeto.

Classe

Classe é um conjunto de objetos distintos, porém com as mesmas características e comportamentos. A classe é uma abstração de entidades existentes no mundo real.

Exemplos de classe:

  • pessoa
  • animal
  • automóvel
  • publicação

Desta forma, a primeira coisa que se deve fazer em uma análise orientado a objetos e identificar as entidades que se pretende considerar no sistema e imediatamente transformá-las em classes.

Objeto

Objeto é uma instância ou modelo derivado de uma classe. Portanto objeto é a representação de qualquer coisa, real ou abstrata, do mundo real que irá ser manipulado ou armazenado pelo sistema.

O objeto sempre será uma instância ou um elemento da uma classe. Exemplos:

pessoa -> João
pessoa -> Maria
pesoa -> José

No exemplo acima pessoa é a classe enquanto que João, Maria e José são instâncias desta classe e, portanto objetos. Outros exemplos:

animal -> Totó
animal -> Bilú

automóvel -> Gol
automóvel -> Uno
automóvel -> Fusca

publicação -> Livro
publicação -> Revista

Para entendermos melhor o conceito de classes e objetos é necessário compreender os elementos que compõe uma classe, como o nome, os atributos ou propriedades, métodos ou comportamentos e a visibilidade.

Propriedades

Também chamados de características, forma ou atributo. São características do objeto e identificam o objeto em si. Elas podem mudar com o tempo. As propriedades formam a parte estrutural do objeto.

Exemplo:

Orientação a objetos - Classe e propriedades

Métodos

Também chamados de funções, operações ou comportamentos. São ações realizadas ou sofridas por um objeto. Os métodos formam a parte comportamental do objeto.

Exemplos:

Orientação a objetos - Classe, propriedades e métodos

Visibilidade

A visibilidade é usada para indicar como uma determinada propriedade ou método poderá ser acessado. Há três formas possíveis: Público, protegido ou privado.

  • (+) Public  ou  Público:  Indica que a propriedade ou método, pode ser acessado por qualquer outra classe
  • (#) Protected ou Protegido: Indica que a propriedade ou método, pode ser acessado pela classe e pelas classes derivadas. Classes filhos, por ex.
  • (-) Private ou Privado: Indica que a propriedade ou método, pode ser acessado apenas pela classe.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio