EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Pago impostos, mas o governo me negou o FIES. Que educação heim?

Meu desabafo com a postura do governo em negar o FIES a milhares de estudantes, ignorando nossa contribuição de impostos. É triste, mas é a realidade. Leia e entenda.

Eu não gosto do PT. Quero deixar bem claro isto, mas ao mesmo tempo quero deixar bem claro também que isto nada tem a ver com siglas partidárias e sim com um direito que me foi negado, o financiamento estudantil do FIES. Independente se o governo que está no poder seja do PT ou que qualquer outro partido, minha indignação seria a mesma, portanto não é uma crítica ao PT e sim a forma como o governo federal usa o dinheiro do meu imposto.

Pagamento de impostos, um fardo, mas fazer o quê?

Todos nós pagamos impostos e isto poderá ser feito de pelo menos duas formas: A primeira é quando você compra um produto ou um serviço, neste caso, parte do pagamento que você faz vai para os cofres públicos em forma de impostos que a loja, supermercado, comércio, indústria ou empresa qualquer recolherá para o governo.

A segunda forma é quando você imprime um DARF ou uma guia de impostos para o governo estadual ou municipal. Neste caso estão o imposto de renda, IPTU, IPVA, Simples Nacional, entre outros.

Mas, onde o FIES entra nesta história?

O FIES é o financiamento estudantil que o governo federal instituiu para resolver pelo menos em partes uma tremenda injustiça que era praticada contra a maioria dos estudantes de nível superior no Brasil. 

Sim. O fato é que as universidades públicas nunca atenderam a demanda de estudantes e todos devem conhecer o martírio de quem tentou entrar em uma instituição pública para fazer uma faculdade sem precisar pagar as salgadas mensalidades. Todos sabem que os vestibulares eram e ainda são extremamente difíceis e uma minoria privilegiada consegue passar, o restante tem de ir para as universidades privadas e arcar com os altos custos das mensalidades.

Então o FIES veio para financiar as mensalidades de quem precisava ir para as universidades privadas e como a taxa de juros é bem baixa, pelo menos em parte podemos dizer que é uma boa opção.

Mas em 2015...

Meu filho entrou na faculdade em 2015, depois de 2 anos de cursinho e várias tentativas sem sucesso de entrar em uma universidade pública, a opção foi entrar em uma particular e buscar ajuda no FIES. É uma típica história, nada mais.

Logo que abriram as inscrições ele começou a tentar. No começo era o site que não funcionava, depois era a briga da universidade com o governo e por fim sempre que ele concluía a inscrição vinha a famosa mensagem dizendo que não havia mais vagas. Até que o Ministro da Educação avisou que a verba para o FIES tinha acabado, deixando milhares de estudantes na mão, entre eles, o meu filho.

Imposto, FIES e Educação

Minha indignação tem duas motivações. O meu direito como contribuinte e o futuro do país.

  • 1º. Como contribuinte, entendo que não posso abrir mão da responsabilidade de pagar meus impostos, questioná-los ao governo, muito menos alegar que a minha verba para pagar imposto acabou. Será que ficarei isento se fizer essas alegações?
  • 2º. O segundo ponto que me deixa muito indignado é que o Brasil sempre foi atrasadíssimo em educação e quando deu sinais que iria começar a corrigir este enorme erro, o governo sinaliza que a contribuição que ele pode dar é essa? 

E se o meu filho fosse um futuro pesquisador? Quem garante que ele não poderia dar significativa contribuição para a sociedade local ou até para o país? Como iremos esperar melhorias se continuaremos com esta política de agradar a poucos (que geralmente não precisam) e os demais que se virem?

Que educação heim?

Creio que nunca esquecerei de uma frase do presidente americano Barak Obama logo após a crise de 2008. Na ocasião onde havia muitas incertezas e medos para tosos os lados, o presidente disse o seguinte: “Vamos (referindo-se aos EUA) sair dessa, temos as melhores universidades”.

E o Brasil, como vai sair dessa, se não temos as melhores universidades, não temos uma política pública séria para a educação e nem o FIES, boa parte não tem mais?



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio