EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Doctype transitional, strict e frameset

Definição dos tipos de doctype:strict, frameset e transitional. Perguntas e respostas sobre doctype

Em XHTML o Doctype define o tipo de documento (DTD - document type definition), é obrigatório e deve ser colocado na primeira linha do documento.

[QUEBRA]

Ao definir o tipo de documento estamos orientando os browsers sobre a maneira que o documento foi estruturado e isto irá facilitar a leitura e a interpretação do documento.

Há três tipos de doctype:

  • Strict
  • Transitional
  • Frameset

Doctype Strict

Este é o doctype mais rígido e permite um código mais limpo. Neste doctype não são permitidos erros de estruturais e de apresentação e o uso do CSS também é obrigatório.

A declaração deste doctype dever ser feita da seguinte forma:

http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd">


Doctype Transitional

Este é o doctype mais flexível e deve ser usado para permitir uma navegação por browsers mais antigos ou que não suportam CSS por exemplo.

A declaração deste doctype dever ser feita da seguinte forma:

http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

Doctype Frameset

Este é o doctype deverá ser usado para documentos que fizer o uso de frames.

A declaração deste doctype dever ser feita da seguinte forma:

http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-frameset.dtd">

Perguntas e respostas sobre doctype.

E se eu não declarar nenhum doctype?

Os browser vão ler sua página, mas o documento estará errado e algumas coisas poderão não funcionar ou funcionar de maneira diferente da esperada.

Mas então não é tão importante assim o uso do doctype.

É importante e necessário. O fato da página funcionar sem ele não significa que está tudo bem. Para o usuário a página vai estar normal, mas para os browsers, mecanismos de busca e validadores sua página estará sem definição.

Qual dos três tipos devo realmente usar?

O recomendado é que você use o Transitional e depois que estiver bem familiarizado com o desenvolvimento baseado em padrões web poderá migrar para o Strict.



 

Veja também

Comentários

Amigo, suas observações são esclarecedoras, ainda mais pelo fato de eu já ter tido sérios problemas com as delcarações doctypes, entretanto, tenho uma dúvida. Eu crio páginas com o Dreamweaver e como elas são normalmente estáticas, mecho o mínimo possível no código. Ao criar os documentos, eu configurava para o Transictional, no entanto, NO INTERNET EXPLORER DE ALGUNS COMPUTADORES (não falo de versões, e sim de computadores mesmo) ao ser digitado no campo endereço a url O NAVEGADOR TENTAVA BAIXAR o site, como se o index.html fosse um arquivo para download. Alterei para STRICT, e isso não aconteceu mais! O engraçado é que no Firefox nada disso acontecia: seja transictional ou strict a página rodava normalmente. Minha dúvida: eu só alterei as linhas doctype (de transictional para strict), mas não mechi em mais nada no código. Isso pode ter algum problema como, por exemplo, a formatação (que eu não tenha me dado conta AINDA) apresentar problemas? Fabrizio // Colatina-ES
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio