Para que serve o e-mail e o webmail?

Veja as dicas e definições de webmail, os usos do email como meio expressivo de comunicação moderno, usado por boa parte da população brasileira. Confira o artigo.

Para que serve o e-mail e o webmail? Quais as diferenças entre email, webmail e mobilemail? Muitas são as perguntas relacionadas a email e embora ele seja usado por praticamente todos os usuários, há muitas dúvidas relacionadas a ele.

O email é um sistema que possibilita a troca de mensagens de textos ou não, entre dois destinos ou mais destinos. O destino seria uma pessoa ou mais de uma pessoa que irá receber a mensagem.

Para enviar e receber uma mensagem qualquer as pessoas precisam de um endereço único e conhecido das partes interessadas. Assim como acontece na troca de uma correspondência tradicional onde é necessário o endereço do remetente e do destinatário, o mesmo ocorre com o email.

O email está substituindo os meios tradicionais de comunicação, como o telefone, por exemplo. Em algumas empresas o uso do telefone só é feita em situações específicas, ficando o email encarregado da maioria das comunicações.

Para acessarmos uma conta de email usamos programas específicos para gerenciamento de emails. O mais conhecido e usado é o Outlook Express, mas existem outros programas, como o Windows Mail, Eudora, entre outros. Para usar esses programas é necessário obter o servidor POP e SMTP da conta de email a ser usado. O POP serve para indicar qual é o servidor de recebimento, enquanto que o SMTP serve para indicar o servidor de envio.

Para que serve o e-mail

Basicamente para a troca de mensagens de textos, embora seja possível o envio de arquivos anexo. Esta última opção deve ser entendida como um complemento à mensagem e não como um fim em si mesmo. Normalmente muitos servidores limitam o tamanho e o tipo do arquivo que pode ser enviado como anexo, daí a necessidade de observar se o arquivo pode ou não ser enviado.

Para que serve o Webmail

O Webmail serve para enviarmos e recebermos email a partir de um site, não necessitando a instalação e uso de programas específicos no computador para este fim. Os exemplos mais conhecidos de webmail são o Hotmail, Gmail, Yahoo Mail, Bol, entre outros.

Boa parte dos usuários usam o webmail e não os programas tradicionais como o Outlook e o Windows Mail, já que esses últimos são mais usados em ambientes empresariais ou ambientes formais.

Para que serve o MobileMail

MobileMail é o nome que tem sido usado para indicar que um email está sendo acessado por um dispositivo móvel, como um Smartphone, um pocket PC, um tablet ou outro widget qualquer.

 


Veja também:





// Comentários

karina // santos // 13/10/2009 10:23:00

adorei este blog todas minhas duvidas estao sendo solucionadas;pois como nao fiz informatica; as duvidas

keila maria pau no rego // roça do jampruca // 10/09/2010 17:30:00

bom d+!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

kenia moreira do santos // sobralia // 10/09/2010 17:38:00

foi muito bom aprendi tudoooooo!kkkk

Diego Emmanuel Ferreira Pinheiro // Bom Despacho // 03/02/2013 22:02:00

Quero parabenizar o autor e dono do blog pelos artigos publicados.

Faço também uma sugestão: as informações que você elabora e/ou publica são de grande relevância, principalmente para quem não é especificamente da área de informática e usa suas informações. Neste sentido, é extremamente importante para estas pessoas, penso, (e eu me incluo dentre elas) usar suas informações de maneira científica, se é que você me entende. Assim, necessário de faz citar seu site, seu nome, datas e outras informações que ajudariam na sua identificação e proteção dos seus direitos autorais.

Eu por exemplo, agora estou elaborando um artigo acadêmico para minha especialização em Direito do Trabalho na PUC-MG (sou Advogado), sobre o poder de fiscalização por parte dos empregadores quanto aos e-mails mandados pelos empregados. Contudo, não consegui achar informações sobre você (suponho que seu nome seja luis, por causa do domínio) e não vou citar este artigo, pois não posso fazê-lo se eu não transmitir fiabilidade no meu artigo (e sem informações concretas isso não é possível).

Então, sem data do artigo, seu nome e formação (já que você é pós-graduado, mas em qual área?) e outras informações, você perde a oportunidade de ficar conhecido em vários meios, inclusive o acadêmico e em outras áreas, como a minha.

Fica a dica.

Obrigado.

Cordialmente.





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus