Para que serve o e-mail e o webmail?

Veja as dicas e definições de webmail, os usos do email como meio expressivo de comunicação moderno, usado por boa parte da população brasileira. Confira o artigo.

Para que serve o e-mail e o webmail? Quais as diferenças entre email, webmail e mobilemail? Muitas são as perguntas relacionadas a email e embora ele seja usado por praticamente todos os usuários, há muitas dúvidas relacionadas a ele.

O email é um sistema que possibilita a troca de mensagens de textos ou não, entre dois destinos ou mais destinos. O destino seria uma pessoa ou mais de uma pessoa que irá receber a mensagem.

Para enviar e receber uma mensagem qualquer as pessoas precisam de um endereço único e conhecido das partes interessadas. Assim como acontece na troca de uma correspondência tradicional onde é necessário o endereço do remetente e do destinatário, o mesmo ocorre com o email.

O email está substituindo os meios tradicionais de comunicação, como o telefone, por exemplo. Em algumas empresas o uso do telefone só é feita em situações específicas, ficando o email encarregado da maioria das comunicações.

Para acessarmos uma conta de email usamos programas específicos para gerenciamento de emails. O mais conhecido e usado é o Outlook Express, mas existem outros programas, como o Windows Mail, Eudora, entre outros. Para usar esses programas é necessário obter o servidor POP e SMTP da conta de email a ser usado. O POP serve para indicar qual é o servidor de recebimento, enquanto que o SMTP serve para indicar o servidor de envio.

Para que serve o e-mail

Basicamente para a troca de mensagens de textos, embora seja possível o envio de arquivos anexo. Esta última opção deve ser entendida como um complemento à mensagem e não como um fim em si mesmo. Normalmente muitos servidores limitam o tamanho e o tipo do arquivo que pode ser enviado como anexo, daí a necessidade de observar se o arquivo pode ou não ser enviado.

Para que serve o Webmail

O Webmail serve para enviarmos e recebermos email a partir de um site, não necessitando a instalação e uso de programas específicos no computador para este fim. Os exemplos mais conhecidos de webmail são o Hotmail, Gmail, Yahoo Mail, Bol, entre outros.

Boa parte dos usuários usam o webmail e não os programas tradicionais como o Outlook e o Windows Mail, já que esses últimos são mais usados em ambientes empresariais ou ambientes formais.

Para que serve o MobileMail

MobileMail é o nome que tem sido usado para indicar que um email está sendo acessado por um dispositivo móvel, como um Smartphone, um pocket PC, um tablet ou outro widget qualquer.

 

De 0 a 10, que nota Você daria a sua Cidade?
           





 

Veja também:




// Comentários

karina // santos // 13/10/2009 10:23:00

adorei este blog todas minhas duvidas estao sendo solucionadas;pois como nao fiz informatica; as duvidas

keila maria pau no rego // roça do jampruca // 10/09/2010 17:30:00

bom d+!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

kenia moreira do santos // sobralia // 10/09/2010 17:38:00

foi muito bom aprendi tudoooooo!kkkk

Diego Emmanuel Ferreira Pinheiro // Bom Despacho // 03/02/2013 22:02:00

Quero parabenizar o autor e dono do blog pelos artigos publicados.

Faço também uma sugestão: as informações que você elabora e/ou publica são de grande relevância, principalmente para quem não é especificamente da área de informática e usa suas informações. Neste sentido, é extremamente importante para estas pessoas, penso, (e eu me incluo dentre elas) usar suas informações de maneira científica, se é que você me entende. Assim, necessário de faz citar seu site, seu nome, datas e outras informações que ajudariam na sua identificação e proteção dos seus direitos autorais.

Eu por exemplo, agora estou elaborando um artigo acadêmico para minha especialização em Direito do Trabalho na PUC-MG (sou Advogado), sobre o poder de fiscalização por parte dos empregadores quanto aos e-mails mandados pelos empregados. Contudo, não consegui achar informações sobre você (suponho que seu nome seja luis, por causa do domínio) e não vou citar este artigo, pois não posso fazê-lo se eu não transmitir fiabilidade no meu artigo (e sem informações concretas isso não é possível).

Então, sem data do artigo, seu nome e formação (já que você é pós-graduado, mas em qual área?) e outras informações, você perde a oportunidade de ficar conhecido em vários meios, inclusive o acadêmico e em outras áreas, como a minha.

Fica a dica.

Obrigado.

Cordialmente.





 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus