Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste, Oeste e os pontos colaterais

Conheça o que são os pontos cardeais Norte, Sul, Leste, Oeste e os pontos colaterais nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste.

Quando o assunto é localização a referência que logo vem a nossa mente é a bússula. Um instrumento antigo que usava desde então alguns referenciais para posicionamento e localização. Esses referenciais são os pontos cardeais e até hoje eles são usados em larga escala para os mais diversos fins, seja ele geográfico, político, entre outros. Norte e Sul, Leste e Oeste, a partir dessas informações temos um referencial de onde estamos e em qual direção seguir.

Pontos cardeais

A forma mais conhecida e utilizada até mesmo por muito aparelhos modernos, são os pontos cardeais, que servem como referencial ao se pretender ter uma localização e direção. Os pontos cardeais estão divididos em Norte, Sul, Leste e Oeste, sendo que para Norte é utilizada a letra N, que também costuma ser classificada por setentrional e/o boreal; já para Sul utiliza-se a letra S, que igualmente é conhecida por meridional e/ou austral; em Oeste, são O e/ou W as letras de identificação, podendo ser denominado por ocidente, e por fim o Leste que se identifica através da letra E, sendo conhecido por oriente. Os pontos cardeais foram muito utilizados pela marinha, na época da colonização, que por meio dele conseguiam identificar suas localizações e as de todos os territórios, além ainda de saber por qual direção prosseguir para chegarem a determinada região.

Pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste

Mas além dos pontos cardeais, existem outros dois que também contribuíram e ainda contribuem para facilitar a essa localização tão importante a todos nós, sendo eles os colaterais e subcolaterais, que surgiram posteriormente, sendo útil para encontrarem uma localização mais exata do que as determinadas pelos pontos cardeais, isso pois os colaterais estão localizados entre os pontos cardeais, e os pontos subcolaterais estarem entre os colaterais,  para melhor entender especificarei eles abaixo.

Pontos colaterais

Os pontos colaterais também são divididos em quatro, sendo Nordeste utilizando-se da sigla NE como identificação, o Sudeste com a sigla SE, ainda o Noroeste, que pode ser referido tanto por NO como também por NW, e o quarto e último é o Sudoeste que assim como o Noroeste se denomina de por duas siglas, sendo SO e/ou SW.

Pontos colaterais: nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste

Pontos Subcolaterais

Os pontos subcolaterais são os subsequentes do colaterais, e estão divididos em oito, o que significa uma localização com maior exatidão do que com apenas as anteriores, essa divisão se constitui por nor-nordeste com a sigla de identificação NNE, em seguida o és-nordeste que utiliza-se da sigla ENE, depois a és-sudeste referenciada através da sigla ESE, o su-sudeste com SSE sendo sua sigla identificatória, o SSO e/ou SSW são as siglas para o pontos su-sudoeste, para o oés-sudoeste as siglas podem ser OSO e/ou WSW, já para o ponto oés-noroeste as siglas utilizadas são tanto ONO como WNW, e por fim o nor-noroeste com as siglas NNO e NNW.

E com a fusão desses três pontos é formado a rosa-dos–ventos.

Exemplos:

As quatro direções:

  • Norte – N
  • Sul – S
  • Leste – L
  • Oeste – O

Pontos  intermediários:

  • Noroeste – NO
  • Nordeste – NE
  • Sudeste – SE
  • Sudoeste – SO

Pontos subcolaterais:

  • Nor-nordeste – NNE
  • Nor-noroeste – NNO
  • Su-sudeste – SSE
  • Su-sudoeste – SSO
  • Es-nordeste – ENE
  • Es-sudeste – ESE
  • Oes-sudoeste – OSO
  • Oes-noroeste – ONO

A Bussola

Teve seus primeiros rastros de uso na China,  pois os chineses utilizavam o material magnetita que é magnético e encontra os pontos cardeais norte. Suas orientações eram feitas seguindo o meio da terra.

A bussola também servia para grandes navegações, onde os Europeus deixaram mais modernos prendendo atrás da agulha o desenho geométrico da rosa dos ventos, que quando colocada em uma bacia de sua apontava o norte. No começo as bussolas tinham agulhas instáveis que demoravam bastante tempo no lugar correto, porém esse processo evoluiu tanto que hoje ela são precisas e  fazem isso em questão de milésimos de segundo.

Com a utilização de GPS ainda é essencial a utilização de pontos cardeais?

Sim, mesmo com ótimos aparelhos GPS podemos obter uma informação imprecisa, já um conhecimento sobre pontos cardeais ajudaria muito a encontrar novamente o lado que se necessita ir.

É correto buscar o leste utilizando o braço para indicar o sol?

Sim, porem deve se saber que para encontrar o leste o sol deve ser avaliado no ponto em que está nascente e não á qualquer momento do dia, vale lembrar que o movimento da terra faz com que o sol nasça em diferentes pontos de acordo com o mês.

Divisões de pontos

O Brasil divide-se em cinco pontos,  Sul, Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste. Esses nomes indicam a localização de cada região, por esse motivo são conhecidos como pontos cardeais. Isso se explica devido á grande necessidade de se locomover do homem, que criou a forma de caminhar pela superfície utilizando a posição do sol.

Conceito

A orientação é feita através do elemento no espaço geográfico visualizado por meio de um pondo pré-definido que indica qual a direção. Através desses pontos que se definiu  o ponto leste, nascer do sol no horizonte e oeste onde o sol desaparece no horizonte. Para se criar uma localização necessitará criar novos pontos chamados como cardeais serão eles que indicarão o local a seguir.

Fontes úteis:
http://www.portais.ws/?page=art_det&ida=10413
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_cardeal


 

Veja também:




// Comentários

laura // florianopolis // 21/03/2013 13:47:00

tenho uma prova de pontos cardeais chatttttoooooooooooooo ..... tenho q estudar

vitoria // viamao // 21/05/2013 12:29:00

para que serve os pontos cardeais e colaterais?

Leandro Santos // praia grande // 31/10/2013 23:00:00

Me-Ajudou a me achar pois as siglas que estava me-complicando muito há me achar no mapa !!! Vlww





 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus