EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Programador freelancer: Problemas e Soluções para Agências e Produtoras

Conheça a minha proposta como programador freelancer e veja a minha análise dos problemas e Soluções para Agências e Produtoras

Quem nunca teve problemas com um programador levanta a mão? Se você é profissional de agência de publicidade ou produtora web certamente sabe dos problemas que envolvem o desenvolvimento de um site, especialmente na parte dinâmica.

[QUEBRA]

Depois de anos de convivência dentro de uma agência e trabalhando em parceria com outras agências, pude perceber algumas dificuldades que as agências produtoras tem ao contratar um programador freelancer. Como agora sou programador freelancer, gostaria de salientar alguns problemas e soluções entre agência e programador.

Os perfis e a comunicação

As agências de publicidade foram criadas para fazer publicidade e não programação. O perfil é diferente e exige profissionais diferentes. Aqui é um ponto em que os dois lados precisam se esforçar para compreender que quem está do outro lado tem perfis muito diferentes.

Normalmente, nas agências tudo é urgente. O anúncio tem que ser fechado hoje, o jornal está esperando o anúncio, a gráfica está parada aguardando o fotolito, etc. Projetos web, especialmente a programação exige um pouco mais de cuidado, testes, projeto e tempo.

O projeto

Projeto é algo que se faz antes e não durante. Desenvolver um website sem projetos é colocar um navio sem rumo no mar. Programadores aprenderam a trabalhar baseado em projetos técnicos. Esse projeto precisa ser claro o bastante para o cliente, a agência e também para o programador.

Se a agência trabalha com programador freelancer é importante conhecer suas experiências, o domínio que ele tem sobre a tecnologia que irá trabalhar, mas principalmente se ele conseguiu entender o projeto proposto. O resultado final dependerá disso.

Ao definir o projeto, procure responder a questões simples, como: Quantas páginas o site terá? Quantas páginas serão ser dinâmicas e quantas serão estáticas? Na parte dinâmica, qual tecnologia deverá ser usada?

Layout

Definir o projeto sem mostrar o layout fica muito difícil para o programador. O Layout deverá conter a página home e pelo menos uma página interna. Programadores que usam os métodos mais modernos de programação, saberão definir com facilidade a dificuldade que terá de aplicar aquele layout em XHTML e CSS.

Descrição das páginas

Pode parecer perda de tempo, mas um recurso muito útil e fazer uma descrição de cada página do site. Procure escrever o conteúdo que cada página terá, como: texto, fotos, vídeos, mapas, formulário, etc. Se a página precisar de algum recurso especial, procure detalhar bem a característica desta página.

Se necessário, faça um wireframe dela.

Prazo

Programação não é algo tão trivial como muitos pensam e imprevistos acontecem. Já tive o desprazer de encontrar situações embaraçosas que custaram muito mais tempo do que eu havia previsto. Na maioria das vezes o programador acaba sendo prejudicado com isso. Ao definir prazos, procure trabalhar com uma margem de pelos 30% a mais de tempo.

Valores e formas de pagamento

Quanto custa um trabalho de programação para um site? Trabalhei 9 anos em uma agência e confesso que sai sem ter uma resposta clara para esta questão. Hoje eu defino o valor com base em dois fatores: Tempo previsto e tecnologias ou técnicas que deverão ser usadas. Não dá para explicar nenhum dos dois, exige uma certa experiência para fazer este “difícil” cálculo.

Um dos problemas na relação agência x programador e a forma de pagamento. 40% de entrada e o restante na entrega do projeto, esta é a minha solução.

O previsto e o realizado

O site não ficou como eu esperava. De quem é a culpa? Penso que um fator precisar entrar em jogo nesta hora: profissionalismo. É preciso olhar para o que foi projeto, escrito e desenhado e analisar o resultado. Se houve divergência e isto recai sobre o programador, não resta outra alternativa a não ser corrigir o problema. Se o erro foi da agência ou do cliente, cabe uma avaliação e se possível resolver o problema, afinal, a relação entre agência e programador freelancer tem que ser duradoura.

Conheça a minha proposta como programador freelancer
 



 

Veja também

Comentários

Nice blog!! i also know a very good site for Freelancer at gighour(.)com !!!! Thomas Cross // http://www.gighour.com/
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio