Projeto e Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Dando seqüência à análise das disciplinas do curso de Sistema de Informação, veremos o Projeto e Desenvolvimento de Sistemas de Informação, disciplina de grande importância por ter um caráter macro, ou seja, envolve tanto aspectos técnicos quanto administrativos.

 

O Desenvolvimento de Sistemas de Informação é um processo complexo como qualquer outro e para isto temos que considerar etapas, estimar custos, administrar recursos materiais, tecnológico e pessoal envolvido.

Vermos os principais tópicos abordados no curso de Gestão de Sistema de Informação na UNIP.

Tarefas ou atividades no desenvolvimento de Sistemas de informação

  • Análise de Sistemas
  • Análise de requisitos
  • Projeto
  • Codificação
  • Testes
  • Manutenção
  • Viabilidade do sistema

Consiste basicamente em avaliar se o sistema de informação é viável tecnicamente, economicamente, operacionalmente e outras formas de viabilidade.

Custos e prazos no projeto

Custos e prazos são os fatores cruciais no projeto e desenvolvimento de Sistemas de informação, pois se aumenta o prazo, o custo pode ser comprometido e se reduz o custo o prazo sofrerá as conseqüências também.

Participantes do projeto.

Um projeto de sistema de informação envolve antes de tudo pessoas. Essas pessoas desenvolvem diversos papeis dentro do projeto, podendo ser:

  • Gerente de projeto
  • Analistas do projeto
  • Projetistas (acho que pouco aplicável este caso)
  • Arquitetos (idem ao anterior)
  • Programadores
  • Clientes / usuários

A disciplina Dinâmica das relações interpessoais tratou muito bem dos conflitos que existem nos grupos de pessoas. Aqui a história não é diferente, resistência, interesses ou a falta de interesse são alguns dos conflitos que envolvem os participantes do projeto.

Metodologias de desenvolvimento de Sistemas de informação

As metodologias estudadas, ou pinceladas, foram.

Estruturadas:

  • Desenvolvimento em cascata
  • Desenvolvimento de sistema paralelo

Desenvolvimento Rad:

  • Desenvolvimento em fases
  • Desenvolvimento através de protótipos

Desenvolvimento ágil:

  • Extreme programming – XP

Mais sobre este assunto pode ser visto no post que tratei da disciplina Modelagem de Sistemas de Informação.

Outros aspectos vistos na disciplina:

  • Arquitetura cliente-servidor
  • Testes
  • Suporte
  • Manutenção
  • Avaliação
  • Segurança para sistemas de informação

Obviamente que tudo isto foi visto de forma conceitual e totalmente teórico. Isto dificulta bastante para quem nunca este envolvido na prática com um projeto e desenvolvimento de sistemas de informação. Contudo, é uma disciplina interessante e sempre acaba agregando algum valor.

 

Outros assuntos relacionados:

COMPARTILHAR |                






// Comentários

Ninguém comentou este post, seja você o primeiro

Use o formulário abaixo para fazer um comentário.
Se quiser fazer uma pergunta, use o Fórum do Blog do Luis.

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Comentários: (comentários inadequados serão excluídos)


 

2007-2010   //   Blog do Luis   //   Hospedado no UOLHost   //   Política de Privacidade   //   Mapa do Site   //   Eu creio em Deus