PRONATEC: Inscrição e informações sobre os cursos técnicos e emprego

Conheça o PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego que visa oferecer vários cursos voltados para a formação e o trabalho.

Muitas pessoas têm se preocupado com as grandes exigências do atual mercado de trabalho, uma delas é quanto o profissional trabalhador possuir um título de formação na área em que estiver atuando ou que pretende exercer. Essa preocupação leva as pessoas a procurar por cursos, principalmente os de formação técnica e profissional, ou seja, cursos em que formará profissionais capacitados e com técnicas de atuação em determinadas áreas do conhecimento. A qualificação profissional nas empresas e organizações é uma preocupação constante de trabalhadores e empregadores.

O Governo Federal entendeu isso e criou o PRONATEC.

O Pronatec

Na intenção de incentivar e amplicar o ensino técnico e profissionalizante no Brasil, foi sancionado em 26 de Outubro de 2011 pela presidente Dilma um programa que visa oferecer inúmeros cursos técnico/profissional, em diversas cidades brasileira objetivando ainda atender a todos os estados do país, cursos que atenderão as inúmeras áreas do conhecimento.  O programa denominado PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que vai beneficiar muitos, pois além dos cursos técnicos gratuitos que serão ofertados em diversas unidades espalhadas pelo país, o programa conta ainda com alimentação, transporte e também todos os materiais que serão utilizados durante o curso que estiver realizando.

Os cursos

Os cursos que serão oferecidos se dividem em dois tipos de formação e também dois público-alvo:

O primeiro deles de formação de tecnologia direcionada principalmente aos estudantes já matriculados em escolas públicas a partir do 2ºgrau do ensino médio, incluindo os alunos matriculados na modalidade EJA, os cursos terão carga horária em cerca de 800h que serão dividas em módulos.

Já o segundo tipo de formação, será o de ensino profissional direcionados para trabalhadores, também aos estudantes e a toda a população, seguindo os critérios de cada instituição   que ficará responsável pelas inscrições e critérios de seleção, pois os cursos de formação profissional são cursos que qualifica os alunos a executar diversas funções de determinada área do mercado de trabalho, os cursos serão divididos em módulos que totalizarão no minio cerca de 160h.

As instituições participantes

As instituições que fazem parte do programa são:

  • As Escolas Técnicas Federais, estando entre elas as  Redes Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica existente em quase todos os estados do país.
  • As ETECs. Escolas Técnicas dos Estados, como as escolas técnicas do Sistema Paula Souza em São Paulo
  • As instituições pertencentes ao Sistema S, como o SENAC e o SENAI.
  • Outras escolas particulares em que os cursos serão ofertados.

Para obter maiores informações. http://pronatecportal.mec.gov.br/index.html




Veja também:





// Comentários

Hermógenes // São Luis-Ma // 20/03/2013 09:56:00

gostaria muito que o sistema Pronatec priorizace Norte e Nordeste incluino São Luis Ma





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus