Quais faculdades aceitam o FIES e Prouni?

Veja como consultar as faculdades ou universidades em sua cidade ou região que aceitam o Fies e o Prouni – Programa Universidade para Todos. Leia o artigo.

Alguns jovens já têm decidido, definido qual o curso que quer fazer, qual a profissão que quer seguir, mas uma grande parte ainda está em dúvida de qual curso lhe dará satisfação e estabilidade financeira. Já dizia Confúcio “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Ou seja, quando trabalhamos em uma profissão que combina com nossa personalidade e fazemos bem esse trabalho, a satisfação é tanta que nem parece que estamos trabalhando mas sim nos divertindo.

Profissão

Se você já escolheu a profissão dos sonhos e já está vendo em qual universidade fazer a inscrição para o vestibular, se vai ou já fez o Enem, você pode tentar uma bolsa em alguma universidade federal ou estadual através do Prouni ou entrar numa faculdade particular através do Fies.

Prouni

Mas como funciona o ProUni e Fies? Vamos lá! O ProUni é o Programa Universidade para Todos, um programa do governo federal brasileiro para estudantes do ensino médio e que tenham uma renda baixa, para a conquista de uma bolsa de 50% a 100% em universidades particulares em todo território brasileiro. O programa foi criado entre 2004 e 2005 e ajudou mais de 1 milhão de jovens de baixa renda a entrar em uma excelente universidade particular.

Fies

Já o Fies é um programa também do governo federal que financia a entrada de um aluno de baixa renda em uma universidade particular. Como é um financiamento, a ideia é você financiar todo curso, sendo que mensalmente que pagará a faculdade será o governo e no final do curso, você começa a pagar ao governo as parcelas para o governo e liquidando a dívida.

O Fies é um pouco mais antigo do que o ProUni, foi criado em 1999 e já beneficiou quase 1 milhão de jovens. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica, são os financiadores direto do sistema do Fies.

Quais faculdades e universidade aceitam o FIES

Bom, agora que você conhece os dois programas, saiba que independente de qual das duas modalidades você irá escolher ou que melhor combina com sua situação, você deve saber que nem todas as universidades particulares do Brasil aceitam os dois programas. No site do Fies http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html você pode ver as instituições em sua região em qualquer lugar do Brasil que aceita o programa, sendo que algumas das mais famosas faculdades particulares como Universidade Mackenzie em São Paulo, a PUC do Paraná e a Universidade Católica de Salvador aceitam o Fies.

Quais faculdades e universidade aceitam o PROUNI

Já o ProUni algumas das principais faculdades do Brasil como a Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, Universidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina e  Universidade Católica de Brasília no Distrito Federal, aceitam o ProUni, para mais informações acesse http://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica




Veja também:





// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus