Quais são os oceanos e os mares do mundo: Atlântico, Pacífico e outros

Conheça os oceanos Pacífico, Atlântico e Índico; e os mares do mundo, como o Mar Mediterrâneo, Mar do Caribe, entre outros.

O mundo em toda sua extensão territorial possui vários oceanos e mares, e o conhecimento de cada um deles é muito importante principalmente para os viajantes marítimos, até mesmo para turistas que pretendem visitar lugares turísticos com encostas, portos, entre outros lugares que são banhados pelos oceanos e mares, além de ser útil para pesquisadores e estudantes da área hídrica.

Saiba então que os oceanos e mares possuem a maior parte da água do mundo sendo 1 380 000 000 km³ , correspondendo a 97,3% da reserva hídrica de todo o mundo, veremos então quais são os oceanos e os mares do mundo, e sua extensão e profundidade.

Os oceanos do mundo

Oceano Pacifico

Vamos falar primeiro do Oceano Pacifico, pois ele é o maior oceano do mundo, tendo 179 700 000 Km³ e sua profundidade é de 11 020 m, o oceano Pacifico é encontrado a leste da América, a oeste da Ásia e da Austrália e a Antártida ao sul.

O oceano Pacifico cobre aproximadamente um terço da superfície do planeta, e corresponde a quase metade dos volumes dos oceanos existentes.

O nome Oceano Pacifico foi dado devido ao fato de Fernão de Magalhães( um grande navegador da época) acreditar que era mais calmo e menos tempestuoso que  oceano Atlântico.

O Oceano é franqueado por grandes cadeias rochosas e possui cadeias vulcânicas. Em sua porção setentrional atinge as latitudes do litoral mexicano

A parte leste do oceano pertence a placa litosférica da Antártida, a oeste existem diversas ilhas como Havaí, Marquesas, Marshall, Carolina

Oceano Atlântico

O Oceano Atlântico é o segundo maior oceano do mundo, com sua extensão de quase 106 200 000 km³, sendo um quinto da superfície terrestre, e a sua profundidade máxima é de 7758m.

O Oceano Atlântico apresenta sua forma em forma de S, onde acontece a divisão de água marítima e terrestre. Sua localização fica no hemisfério ocidental e alonga-se no sentido Norte-Sul. O Oceano apresenta uma forma regular de plataforma continental, ao longo das costas da Europa.

Características

  • Plataforma continental, zona circundante da maior parte das costas.
  • Talude continental onde tem a maior parte de declive acentuado.
  • Planícies abissai partes que possuem em média 500 metros de profundidade.
  • Dorsais médio-oceânicas, grande concentração de relevos vulcânicos.
  • Fossas oceânicas, zonas entalhada de uma profundidade não medida que ultrapassa 500 metros.
  • Bacias oceânicas nascem e morrem com bastante rapidez.

Oceano Índico

O Oceano Indico é muito conhecido por ter um formato triangular, e por ter sua extensão bastante inferior em relação aos outros oceanos do mundo, com aproximadamente 74 900 000 Km³, e profundidade máxima de 7455m.

Também conhecido por ser o terceiro maior em divisão oceânica do mundo, seu limite é entre a Ásia e Índia, faz parte do oceano global e contem pequenas ilhas com bordas continentais. O motivo em que faz o oceano se destacar em relação aos outros é suas dimensões relativamente menores em relação ao oceano Pacífico ou do oceano Atlântico.

O oceano faz parte do canal de Moçambique, o mar Vermelho, o golfo Pérsico, o mar da Arábia, o golfo de Bengala, o mar das Ilhas Anda mão e a Grande Baía Australiana; ao sul. Conta com recursos preciosos como petróleo e minérios. É responsável por banhar as Ilhas subantárticas, Oceania e continentes da África e Ásia.

Os mares do mundo

No mundo existem vários mares sendo eles:

Mar Glacial Ártico

14 090 000 Km² e 5450m de profundidade. Localiza-se no hemisfério norte, sua maior parte encontra-se na região polar ártica. Faz parte da Organização Hidrográfica Internacional, o Mar Glacial Ártico é considerado como oceano pelo seu grande tamanho. O Mar é envolvido com a Eurásia e a América do Norte.

Características

  • É considerado parte da bacia de Baffin,
  • O tamanho total de sua bacia é de 14.056.000 km2
  • Sua borda está partida em mais que um continente.
  • Nível de latitude 85° N, um grau de longitude equivale a 9,74 km.
  • Seu clima é o clima Polar.

Mar do Caribe

 2 754 000 Km³ e 7680m de profundidade. Mar do Caribe ou mar das Caraíbas, é considerado mar tropical do oceano atlântico, sua localização é a América Central, ficando ao norte da América do Sul. O ponto mais profundo do mar é a fossa das ilhas Caimão, a 7.686 m, faz conexão com o pacifico através do Canal do Panamá. Suas características mediterrâneas são as Placa das Caraíbas.

Mar Mediterrâneo

2 505 000 Km³ e 5020m de profundidade. Fica entre a África e Europa, endo uma direta comunicação com o atlântico. Suas águas banham as penínsulas do Sul da Europa, o termo mediterrâneo tem como significado “Entre as terras".

Mar da Noruega

1 547 000 Km³ e 4020m de profundidade. É uma parte importante do oceano Atlântico, localizado á noroeste da Noruega, no meio do  mar do Norte (Escócia) e  mar da Groenlândia. Informações importantes:

  • Salinidade: cerca de 35 partes por 1000
  • Profundidade Máxima: 3971 metros.
  • Superfície: 1380000 km
  • Profundidade Máxima: 3971 metros.
  • Volume:  2400000 km
  • Profundidade Média:  1600-1760 metros.
  • Apesar de estar em um local bastante frio, o mar da Noruega é livre de gelo e conta com ricas zonas para pescarias.

Golfo do México

1 544 000 Km³ e 4380m de profundidade. Seu nome é devido ao local do golfo onde são as maiores partes das nascentes, é o nono maior corpo de águas do mundo, têm como apelido Mediterrâneo das Américas, seus limites são na Flórida, Alabama, Mississipi, Louisiana e Texas. A bacia do Golfo do México é semelhante á uma borda larga e rasa.

Acredita-se que o Mar do Golfo foi formulado á pelo menos 300 mil anos atrás. As águas começam a movimentar-se a partir de Iucatã até lá são calmas.

Baía de Hudson

1 230 000 Km³ e 259m de profundidade. É localizada á oeste do Canadá, faz parte do oceano Ártico, conta também com uma grande drenagem de areia. O mar ficou famoso devido ao explorador Henry Hudson que no ano de 1610 ficou preso nos gelos, ele acreditava que estava á encontrar uma forma de chegar até o oceano Pacífico.

Mar do Norte

580 000 Km³ e 237m de profundidade; Mar Negro, 413 000 Km³ e 2243m de profundidade; Mar Báltico, 420 000 Km³e 463m de profundidade. Mar do Norte é interligado com o Oceano Atlântico, ele fica localizado nas costas da Noruega. Os principais rios que fazem o Mar do Norte são: Elba, Weser, Reno e o Mosa. O Mar é precioso em Petróleo e gás natural, suas águas também são bastante exploradas na pescaria.

Mar da China Meridional

3 447 000 Km³ e 5560m de profundidade. O Mar da China Meridional estende-se de Taiwan até Singapura, o mar tem ilhas do Mar da China Meridional onde formam um arquipélago de centenas de ilhotas.

Rios que formam o Mar:

  • Rio das Pérolas
  • Rio Min
  • Rio Jiulong
  • Rio Mekong

Mar de Okhotsk

1 580 000 Km³ e 3372m de profundidade. Também conhecido como mar de Ocótsqui, faz ligação com o oceano Pacífico ocidental sua extensão vai da península de Kamchatka até as ilhas Curilhas.

O Mar de Okhotsk faz ligação ao mar do Japão através do golfo de Sacalina e do golfo da Tartária. Durante o inverno a maior parte do mar congela exceto as partes de bancos de areia.

Mar de Bering

2 270 000 Km³ e 4191m de profundidade. O Mar de Bering é na verdade uma extensão no extremo norte do Oceano Pacifico, a noroeste fica situada a Sibéria, já ao sul Ilhas Aleutas e península do Alasca.

Mar da China Oriental

752 000 Km³ 3 2720m de profundidade. O Mar da China Oriental é considerado um dos mais importantes e principais mares do planeta, é considerado parte do Oceano Pacifico e sua localização é na Ásia.

Mar Amarelo

417 000 Km³ e 105m de profundidade; Mar do Japão, 978 000 Km³ e 4230m de profundidade; Golfo de Bengala, 2 172 000 Km³ e 5258m de profundidade.

No Mar Amarelo é muito tradicional á pesca e o comércio de riquezas valiosas. Sua formação acontece devida o prolongamento do Mar da China Oriental, possui inúmeras ilhas e ilhotas. Os rios que deságuam no Mar Amarelo trazem uma grande quantidade de sedimentos argilosos e o Mar é o principal acesso para navegações da China.

Mar Vermelho

440 000Km³ e 2600m de profundidade. Sua localização é na África e Oriente Médio, sua localidade fica onde se considera o berço da humanidade. O mar é o mais conhecido de todos pelos cristãos, pois foi onde aconteceu um dos episódios bíblicos. O Mar Vermelho não tem a cor vermelha como diz o nome, o motivo se da pelo fato de um tipo especifico de algas, já em outras partes se da a cor meio avermelhada devido á grande concentração de minérios de ferro.


 

Veja também:




// Comentários

1 mão e 5 dedos // socorro // 11/12/2012 13:29:00

hoje teve prova para mim em geografia ei tinha perguntando isso os três oceanos mais importante ai como que tinha esquecido eu não responde eu só lembre que era atlântico pacifico o outro eu esquece agora que eu estou mexendo no cp >(computador) ei eu pesquise e achei se não fosse cp como seria nós obg gente :)





 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus