Qual a diferença entre 0300, 0500, 0800 e 0900

Conheça as diferenças entre os serviços telefônicos com números 0300, 0500, 0800 e 0900. Veja as tarifas, gratuidade e onde cada um é usado.

Muitas vezes somos pegos usando um desses prefixos para utilizar algum serviço, e na maioria das vezes nos confundimos ao pensar que são todos a mesma coisa e não se preocupar que pode haver diferença entre um e outro como se a ligação é gratuita ou não e caso não seja gratuita, qual ao valor da ligação. Com isso só se percebe que existe sim uma diferença entre 0300, 0500, 0800 e 0900 quando vai conferir a conta telefônica ou o saldo em créditos, e susto é certo.

Pois bem, para que isso não ocorra mais é bom que esteja consciente do gasto que terá ao utilizar cada um dos prefixos, seja 0300, 0500, 0800 ou 0900, é importante saber para que se destina e qual a taxa de utilização dos mesmos, a diferença existe e a solução é estar por dentro delas.

Vamos ver então qual a diferença entre aos prefixos 0300, 0500, 0800 e 0900:

Serviços de telemarketing

0300 -  o prefixo 0300 possui uma tarifa única nacional, por tanto, não importa a hora, local ou destino da ligação, o minuto cobrado é o mesmo para todo o país, as entidades que possuem o 0300 a Receita Federal, por exemplo, não ganham nada do que é pago pela ligação, o dinheiro destina-se a pagar a prestadora do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), foi criado a partir da norma 6/99. O custo da ligação deve ser feito claramente, pois o usuário precisa saber quanto vai gastar na ligação, usando o prefixo 0300.

0500 – é utilizado quando a intenção é doar algo seja para instituições publicas (Unicef / Criança Esperança, por exemplo) ou outro tipos de doação, o valor estabelecido pela Anatel que será cobrado pela ligação será de R$ 0,27 o minuto no caso da ligação tenha sido feito de um telefone fixo (STFC) e de R$0,51 o minuto quando feitas de um aparelho móvel (celular). Esses valores serão cobrados independente da doação que será feita, o prefixo 0500 foi criado pela Resolução 264/01, seus valores podem ser alterados a qualquer momento pela agência.

0800 – o prefixo 0800 foi estabelecido antes mesmo que a Anatel existisse, 0800 é utilizado para realizar ligação gratuitamente, e quem paga pela ligação é quem a recebe, é claro que é usado apenas para solicitação de alguns serviços, a norma que o rege é 4/94. Alguns exemplos do uso de telefones 0800 são os serviços públicos e bancos. Veja aqui os telefones do governo e os números 0800 dos bancos que atuam no Brasil.

0900 – ao usar o 0900 você pagara pela ligação e ainda pelo serviço que está sendo acessado (disque-amizade, por exemplo), caso não seja pago o serviço não terá sua linha cancelada ou bloqueada, pois não estará em debito com o STFC e sim com o Serviço de Valor Adicionado (SVA), que poderá cobrar judicialmente o debito do serviço.


Como solicitar 0500?

Sou uma ONG, como faço para ter o meu próprio 0500? Através de qual empresa eu faço esta solicitação? Pela ANATEL? Obrigado!

André Cavalcanti // São Paulo

Provavelmente sim. A ANATEL é a agência que responde em última instância por esses telefones. Verifique também junta a Telefônica/Vivo se eles tem autonomia para vender essas linhas diretamente.

luis.blog.br

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// Comentários

Marcio Justino // São Paulo // 20/09/2013 10:49:00

Tenho uma pizzaria delivery e recebo uma média de 1.200 ligações por mes. Gostaria de saber se existe alguma vantagem em usar um desses números para que eu nao tenha mais custo com telefonia e se posso usar este tipo de linha.





 

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