Qual a diferença entre curso técnico, curso de tecnologia ou tecnológico

Entenda qual é a diferença entre curso técnico, curso superior de tecnologia ou tecnológico e qual deles é melhor. Veja o que significa o termo tecnólogo. Confira o artigo!

Curso técnico ou curso superior de tecnologia? Qual é a melhor opção? Para responder a essas e outras perguntas, busquei junto ao MEC a diferença entre curso técnico, curso superior de tecnologia ou tecnólogo. Espero que assim possa contribuir com aqueles que desejam fazer um desses cursos, mas não compreendem a diferença entre eles.

O que é um Curso Técnico?

Curso técnico é uma modalidade de curso de nível médio destinado a qualificação do aluno para a atuação no mercado de trabalho considerando os diversos setores produtivos. A qualificação técnica pode ser feito nas áreas de saúde e bem estar, meio ambiente, tecnologia da informação, gestão e negócios, turismo e muitos outros.

Basicamente há três modalidades de cursos técnicos:

  • Forma integrada, onde o aluno realiza um curso técnico junto com o ensino médio.
  • Forma concomitante, onde o aluno realiza dos dois cursos (médio e técnico), porém em momentos distintos (um de manhã e o outro a noite, por exemplo).
  • Forma subsequente, onde o aluno faz o curso técnico após a conclusão do ensino médio.

Para matricular nos cursos técnicos é necessário ter concluído o ensino fundamental e o diploma é emitido para aqueles que concluíram o ensino médio.

O que é um Curso Superior de Tecnologia?

Já o curso superior de tecnologia é um curso de graduação e também é conhecido como curso tecnológico. A graduação abrange três modalidades, sendo: bacharelado, licenciatura e tecnologia. (veja mais sobre as modalidades de educação superior no Brasil)  Os cursos de tecnologia têm como principal característica a menor duração, isto é, são cursos que podem ser feitos em média de 2 anos, bem menos do que os de licenciatura que varia de 3 a 4 anos e os bacharelados que vão de 4 a 6 anos.

Os cursos mais comuns nesta modalidade são os de gestão, como gestão financeira, tecnologia da informação, marketing, Rh, gestão pública, gestão ambiental, entre outros. Também é comum encontrar os cursos de tecnologia em hotelaria, gastronomia, secretariado, análise e desenvolvimento de sistemas, design de interiores, entre outros.

Os cursos tecnológicos seguem a mesma linha dos demais em nível superior, diferenciando a carga horária menor e com aplicação mais voltada a tecnologia (aplicação) dos conhecimentos propostos. As exigências como processo seletivo para o ingresso, colação de grau, diploma, entre outros são os mesmos usados nos demais cursos superiores ou graduação.

O que é Tecnólogo?

Tecnólogo é a pessoa que concluiu um curso de tecnologia em nível superior, fez a colação de grau e, portanto faz jus ao título. Ele deve ser usado em conjunto com a área de formação, por exemplo: tecnólogo em recursos humanos, tecnólogo em gestão pública, tecnólogo em marketing, etc.

Curso Técnico ou Superior em Tecnologia? Qual é o melhor?

De certa forma as duas modalidades de cursos não são concorrentes. É perfeitamente possível fazer um curso técnico e depois um curso superior em tecnologia. O primeiro está no nível médio, o segundo no nível superior.

Eu diria que as duas, ou seja, é perfeitamente possível um aluno que concluiu um curso técnico ingressar em um curso superior de tecnologia e até o contrário também é possível. Naturalmente que para aqueles que ainda não concluíram o ensino médio a formação técnica não só é mais indicada como é a única possível, já aqueles que concluíram poderão optar por buscar mais conhecimento nos técnicos ou avançar para a educação superior. Seja qual for a escolha, aproveite e faça bem feito.

Fonte: MEC – Ministério da Educação


Curso superior e técnico ao mesmo tempo

Bom dia!

Eu, estou matriculado e curasando o curso de Eng. civil na UNIVASF em Juazeiro/Bahia, gostaria de saber se é possível fazer um curso Técnico em Edificações, também em uma instituição pública federal, mesmo que esteja cursando um outro curso de nível superior em uma instituição pública federal.

Julimar da Silva Rocha // Juazeiro/Bahia

Se isto é possível, creio que apenas a Instituição onde você estuda seja capaz de dizer. Acredito que não haverá impedimento algum, mas não custa verificar esta informação lá com eles.

luis.blog.br

curso técnico ou superior?

Gostaria de sua opinião eu me inscrevi para fazer o vestibular da Etec para tecn em nutriçao, porém agora estou pensando que seria melhor eu ir para universidade!por ex: quem faz o curso tecn de enfermagem é mandado pelo que fez a graduação eu vou correr este risco? me ajude!

Grata fico no aguardo!

Renata // Itaquaquecetuba SP

A questão aqui que nem é quem é mandado ou quem manda e sim o que você deseja profissionalmente para a sua vida. A graduação é um passo além, mas não significa que um curso técnico não seja importante. Tem muita gente que faz um técnico e depois uma graduação na mesma área ou em áreas correlatas. Uma coisa ajuda a outra.

luis.blog.br



 

Veja também:




// Comentários

Luis Marcos Leite // Salvador // 22/06/2010 09:50:00

Xará,

Sou técnico em informática e graduando em tecnologia em gestão da TI. Sempre é bom esclarecer, pois, há muita confusão sobre este assunto. Visando colaborar, se me permite, deixo o link abaixo, que agregará outros artigos, também referentes ao tema, muito interessantes para seus leitores:

http://ogestor.wordpress.com/2010/06/11/mec-lanca-nova-edicao-do-catalogo-nacional-de-cursos-superiores-de-tecnologia/

Um abraço.

jane silveira // pelotas // 04/05/2011 00:12:00

oi sou de pelotas gostaria de fazer o curso de podologa a distançia voçes tem esse curso tecnico? Ja faço um curso a distancia mas e de menos horas gostaria de um mais completo e gostaria de saber se e reconhecido pelo mec ou qual orgao competente pertençe.desde ja agradeço

JAILSON DA SILVA AMARAL // JOÃO PESSOA // 20/03/2012 08:13:00

QUEM TEM O DIPLOMA DE TECNÓLOGO EM SEGURANÇA NO TRABALHO PODE PRESTAR UM CONCURSO PARA TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, OU SEJA O DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA ABRANGE O DE TECNICO?

MUITO OBRIGADO.AGUARDO SUA RESPOSTA

leandro constancio // brasilia // 16/08/2013 09:38:00

Tenho observado que o mercado de trabalho ainda se encontra restrito para exercer a atividade de técnico, já que falta informação sobre a importância e o valor ainda deixa a desejar. Por outro lado em alguns Munípios o mesmo nem obtem reconhecimento profissional diante da classes trabalhistas como sindicatos e associações.





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus