Qual a diferença entre Dados, Informação e Conhecimento

Você sabe qual a diferença entre Dados, Informação e Conhecimento? Veja a análise que mostras as diferenças entre eles com exemplos de aplicação.

Dados, informação e conhecimento, lidamos com esses conceitos o tempo todo, seja em casa, nas empresas, escolas, igreja, etc. Ouvimos muitos termos relacionados como processamento de dados, sistemas de informação, gestão de conhecimento, arquitetura da informação, coleta de dados, base de conhecimentos, entre outros. Mas qual a diferença entre Dados, Informação e Conhecimento?

Dados

Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.

Em uma pesquisa eleitoral por exemplo, são coletados dados, isto é, cada participante da pesquisa fornece suas opiniões e escolhas sobre determinados candidatos, mas essas opiniões não significa muita coisa no âmbito da eleição. Só depois de ser integrada com as demais opiniões é que teremos algo significativo.

Informações

Informações são dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações considerando as informações.

No exemplo da pesquisa eleitoral, os pesquisadores retem dados dos entrevistados, mas quando inseridos nos sistemas e processados produzem  informações e essas informações diz que tem mais chance de ser eleito, entre outras.

Desta forma podemos dizer que as informações é o conjunto de dados que foram processados, seja por meio eletrônico, mecânico ou manual e que produziu um resultado com significado.

Conhecimento

O conhecimento vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação. Veja aqui os tipos de conhecimento.

Segundo a Wikipedia, conhecimento é: o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).

As informações são valiosas, mas o conhecimento constitui um saber. Produz ideias e experiências que as informações por si só não será capaz de mostrar. Se informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada.




Veja também:





// Comentários

Nazilda Lins // Recife // 09/02/2011 09:08:00

Olá Luis,

Muito pertinente estas informações sobre dados, informação e conhecimento, ministro aula de Processo Decisório e foi muito útil, utilizar seu material otimizou o entendimento da turma.

Parabéns

Nazilda

marcia silva // belém // 25/03/2012 15:40:00

sou acadêmica de administração e esse material contribuiu muito para meu aprendizado sobre a diferença de dados, informação e conhecimento, pois está relatado de forma bastante objetiva. Obrigada pois acrescentou no meu conhecimento.

késia juliane santana gomes // UMUARAMA // 28/02/2013 15:42:00

ola luis, gostaria que você me desse 5 exemplos de dados, informação e conhecimento relacionados a uma empresa ficticia de fabricaçao de vestuários infantis, sou estudante de um curso de RH e gostaria que me desse alguns exemplos sobre isso. Obrigada,

Carla figueiredo // Elstree // 13/09/2013 20:22:00

me ajudou muito,, o material de aula que tenho nao foi tao explicito quanto sua resposta .. muito obrigada :)

Vinicius // Mogi das Cruzes // 26/09/2013 11:43:00

Parabéns cara, estou cursando análise e desenvolvimento de sistemas e hoje tenho prova de sistemas de informação, seu material me ajudou bastante, mais uma vez, parabéns !





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus