Qual a diferença entre download e upload. Baixar e subir arquivo

Qual a diferença entre download e upload. Baixar e subir arquivo. Veja um arquivo expondo as diferenças dos termos download e upload.

Quando o assunto é tecnologia, os termos em inglês tornam-se comuns, afinal, a tecnologia em sua grande maioria é americana. Download e upload são alguns desses termos que muitos usam mas não sabem exatamente o que significa. Veremos aqui seus significados.

Download

Download é o mesmo que para baixo ou baixar, neste contexto, significa baixar um arquivo. Na internet o download ocorre a todo momento, basta você acessar um site e os arquivos que irão compor a página precisam ser baixados para o seu micro para que a página seja visualizada.

Há basicamente dois tipos de downloads: automáticos e manual.

O download automático ocorre como no exemplo acima, ou seja, sempre que você acessa um site os arquivos precisam ser baixados para o seu micro. Já o download manual ocorre quando você clica em um link específico de download.

Upload

O Upload ou para cima é o inverso do download, ou seja, o arquivo é enviado do seu micro para um site ou um local remoto.

Há basicamente duas situações em que o upload é realizado: por profissionais que desenvolvem sites e usuários comuns.

Os profissionais que desenvolvem sites, também chamados de desenvolvedores, precisam publicar seus arquivos para que o site seja acessível. Quando nós terminamos a construção do site fazemos o upload ou o envio dos arquivos para o provedor que irá hospedar o site. Usa-se programas específicos para isso. No meu caso o programa chama-se FileZilla.

Já os usuários também fazem upload de arquivos, isto ocorre quando você vai anexar um arquivo em um e-mail do hotmail, por exemplo, ou quando você vai postar uma foto no Orkut.

Download e upload, baixar e subir arquivo?

Download e upload são termos em inglês, mas em português o correto seria baixar ou subir arquivos. É claro que isso poderia não agradar os eruditos da nossa língua, mas fazer o quê?




 

Veja também:




// Comentários

carol // salto de pirapora // 27/09/2010 16:40:00

pra mim os dois são bons so basta saber usar ele adquadamente

douglas // linhares // 18/01/2011 00:08:00

muito bom o post... fácil, fácil de compreender...





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus