EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Qual a diferença entre Linguagem SQL, SQL Server e MySQL

Qual a diferença entre Linguagem SQL, SQL Server e MySQL? Neste post mostrarei as diferenças existentes entre as diversas tecnologias que usam o termo SQL.

Sempre que inicio as aulas de banco de dados em uma nova turma é comum encontrar alunos com dificuldade de entender a diferença entre linguagem SQL e os vários bancos de dados que usam o termo SQL, como o SQL Server, MySQL, PostgreeSQL, entre outros. Mas então qual a qual a diferença entre Linguagem SQL, SQL Server e MySQL?

[QUEBRA]

Linguagem SQL

SQL ou Structure Query Language, é uma linguagem computacional destinada a aplicações de banco de dados, mas, SQL não é o banco de dados em si. Ela foi padronizada pela ANSI (American National Standards Institute - Instituto Nacional de Padronização Americano) para a operação em bancos de dados relacionais.

Os bancos de dados relacionais como Oracle, SQL Server, MySQL, DB2, PostgreeSQL, entre outros, usam a SQL como forma de promover o acesso às informações do banco e o relacionamento entre suas tabelas.

Os principais comandos da Linguagem SQL São: Create, alter, drop, insert into, update, delete e select. Os três primeiros fazem parte da chamada DDL (usado para definir as estruturas dos objetos de dados) e os demais fazem parte do DML (usado para manipular os dados nos objetos do banco).

SQL Server

O SQL Server é um banco de dados, isto é, um software para gerenciamento de dados, conhecido pela sigla SGBD. O SQL Server é também um banco de dados relacional e usa a Linguagem SQL para definição, acesso e manipulação de dados.

O SQL Server é da Microsoft e um dos principais banco de dados do mercado.

MySQL

Assim como o SQL Server, o MySQL também é um sistema para gerenciamento de banco de dados (SGDB), diferenciando que este é um software livre, enquanto que aquele é um software proprietário. O MySQL também usa a linguagem SQL

Qual a diferença entre Linguagem SQL, SQL Server e MySQL?

Resumindo: Linguagem SQL é uma linguagem usada nos banco de dados relacionais, enquanto que SQL Server e MySQL são sistemas para gerenciamento de banco de dados e que fazem o uso da linguagem SQL e por isso levam o nome SQL.

 

Veja também

Comentários

Muito bom esse site! Arthur Ciurilli // São caetano do sul
Bem resumido ;) vlw ketlyn // guarulhos
só pra ver se eu aprendi mesmo SQL É a linguagem usada nos softwares, esses softwares são os SGBD , sistema para gerenciamento de banco de dados, existem vários , os mais importante são o SQLserver que é da microsoft e o MySQL, a diferença entre os dois é que o primeiro é pago, o segundo é gratuito. professor, o senhor poderia me tirar uma duvida? irei fazer o curso de sistema de informação. Porém, desde agora, com 16 , eu já estudo bastante, queria que o senhor me explicasse como posso ter acceso a um SQLserver, queria ir treinando entende? tenho que ter o windows NT instalado na minha maquina? pode ser em uma maquina virtual sim? depois disso, o software é livre mesmo? pode ser baixado da internet? o senhor teria uma apostila mais atualizada sobre linguagem SQL , SQLsevrer, etc, para me indicar? pois a que eu leio atualmente é de 1998. se o senhor tiver, por favor, peço que mande a resposta por email para gerilon@hotmail.com agradeço desde já e abraços! ed // florianopolis
Gostei André // Santo André
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio