EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Qual a diferença entre pós-graduação, mestrado e doutorado?

você sabe qual a diferença entre pós-graduação Lacto Sensu e Pós Stricto Sensu? Conheça aqui as diferenças entre mestrado e doutorado?

A pós-graduação é a formação que só é possível ser feita após ter concluído uma graduação, daí o nome pós-graduação, uma formação de nível mais elevado e focado em determinada  área. A pós-graduação ela se divide em dois tipos, sendo pós Lato Sensu e pós Stricto Sensu. Sendo a primeira a mais comum e é considerada uma especialização em determinada área do conhecimento humano, já a segundo é bem mais complexa e exige muita pesquisa para a sua elaboração.

Veja abaixo as diferenças entre pós-graduação  Lato Sensu e pós Stricto Sensu:

Pós Lato Sensu

Abrange a parte de especialização só que um pouco mais elevada como, por exemplo, o de MBA (Master Business Administration), oferecidos na grande maioria por instituições universitárias, seja pública ou privada, é possível fazer tanto presenciais como também à distância.

É norma que os professores e mestres ao menos 50 % deles, tenham formação de mestres e doutores e os outros 50% ou parte deles possuir ao menos formação em nível de especialização. Pois a pós Lato Sensu é uma especialização em nível de pós-graduação.

A duração dos cursos de pós-graduação-pós Lato Sensu- deveram ter uma carga horária de 360 horas no mínimo, podendo esta ser aumentada, e não contada quando se tratar de grupos de estudos ou trabalhos que são de necessidades do curso.

No caso da pós à distância, é primordial, que as provas sejam presenciais e as apresentações e defesa da monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso também sejam feitos presencialmente pelo aluno.

Neste site (http://guiadeposgraduacao.uol.com.br/) é possível você conferir as instituições de pós-graduação, que disponibilizam os cursos de especialização em nível de pós-graduação.

Pós Stricto Sensu

Subdivide-se em duas especializações o Mestrado e o Doutorado, ambos de níveis avançados pois compreendem estudos e pesquisas para sua conclusão.

Mestrado

É quando o aluno pretende ser professor de uma determinada área, mas em nível superior como em faculdades, universidades e centros universitários.

Para receber o diploma em Mestrado é necessário que o aluno defenda uma tese e a apresente para a banca de acordo com a instituição de ensino que cursar, para isso precisará fazer pesquisas e mais pesquisas, e se aprovado pela banca, recebe o diploma de mestrado, mestre em uma determinada área.

Doutorado

No doutorado, o aluno será avaliado pela eficiência de pesquisas, precisando assim, realizar com mais fundamento e um grau bastante elevado suas pesquisas, pois o trabalho a ser apresentado é necessário que seja inédito, algo criado por você, trabalho onde você apresentará as investigações feitas em determinada área da ciência.

Por tanto, o mestrado é a defesa de uma tese, a qual será avaliada por uma banca, esta aceitando a tese apresentada você poderá ser um professor de ensino superior, já no doutorado é a apresentação das pesquisas e investigações feitas por você sendo inédita, e que também passará por uma banca, que aceitando o seu trabalho te certificará como doutor na área pesquisada.

Perguntas e respostas

Qual a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

Lato sensu é designado para um aperfeiçoamento ou graduação, diretamente para certa área limitada. Já stricto sensu serve para adquirir um grau acadêmico dividindo-se em doutorado e mestrado.

Qual é a diferença entre MBA e Especialização?

Alguns MBAs são para especializações e pós-graduação, já outros são apenas cursos para aperfeiçoamento em graduação, para ter consideração de graduação o curso deve ter pelo menos 360 horas atendendo exigências do MEC.

Quando são realizadas a seleções para mestrado e doutorado?

A seleção acontece geralmente entre novembro e dezembro, a dica é não deixar para verificar os termos em cima da hora. As seleções estarão disponíveis nos editais que sairão sempre no mês de fevereiro.

Como é feito o processo de seleção?

Geralmente as provas têm pelo menos dez dias de organização e é realizada em quatro etapas, sendo todas elas eliminatórias.

Projeto de dissertação de Mestrado?

O projeto de dissertação deve falar sobre todos os interesses buscados pelo candidato sobre cada tema determinado. Deverá ser explicado detalhadamente e mostrado qual o interesse com o programa em sua linha de pesquisas.

O que deve conter um projeto de tese de Doutorado?

Devera explicar qual é a capacidade do candidato, sobre o desenvolvimento de cada tema especifico que for questionado, no final da pesquisa deverá ser entregue á Secretaria da Pós-Graduação pelo menos três cópias do projeto.

Em quais condições posso trancar minha matricula?

O trancamento de matricula está previsto nas leis de pós-graduação, o interessado poderá trancar um semestre letivo e 2 letivos na área de doutorado. Os termos geram bastante dúvidas, porem o trancamento é uma medida considerada excepcional. Após o pedido e trancamento o pedido será encaminhado para o centro de Pós-Graduação.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio