Qual a diferença entre Software Livre e Software Pago

Software Livre e Software Pago, qual devo usar? Qual a diferença entre Software Livre e Software Pago. Veja a análise das diferenças entre eles.

Diferenciar hardware e software não é difícil. Já nas primeiras aulas de informática em qualquer escola, mostrar a diferença entre os dois é muito comum. Mas os softwares são mal compreendidos, mal usados e muitas vezes de forma ilegal. Um ponto importante a diferenciar é a relação Software Livre e Software Pago.

Software Livre

Software Livre ou não proprietários são aqueles que estão sob uma licença livre e que seu uso, modificação e distribuição são permitidos a todos. As principais licenças de software livre são a GPL e LGPL. A primeira destina a usuários que ao modificarem ou incorporar um software livre em um trabalho próprio deverá disponibilizá-lo também sobre a mesma licença. Já a segunda é mais liberal e destina inclusive a softwares proprietários.

Software Livre não quer dizer necessariamente de graça, este é um ponto importante a considerar, muitos Softwares Livres podem ser vendidos ou embutidos neles a venda de consultoria ou serviços agregados.

Exemplos de Softwares Livres:

  • Sistema Operacional Linux
  • Linguagens Java e PHP
  • Banco de dados MySQL
  • Os programas de escritório Open Office ou BrOffice (versão brasileira)
  • Entre outros.

Software Pago

Os Softwares Pagos ou proprietários são aqueles que tem um dono e o seu uso se dá mediante a uma licença comercial e na maioria das vezes paga. Os Softwares Pagos não são diferentes comercialmente de qualquer outro produto, apenas observando que mesmo pagando por um software você estará recebendo apenas a licença ou direito de uso e não comprando o software propriamente dito.

As empresas que mais atuam no mercado de Software Pago são: Microsoft, Adobe, Corel, Autodesk, Apple, entre outras.

Exemplos de Softwares Pagos:

  • O sistema operacional Windows
  • O pacote de escritório Office (Word, Excel, Power Point)
  • O famoso programa de tratamento de imagens Photoshop
  • Os programas para web Dreamweaver, Flash e Fireworks
  • O editor vetorial Corel Draw
  • Entre outros.

Software Livre e Software Pago

Usar Software Livre e Software Pago é uma decisão de cada empresa ou indivíduo. Preço, licença, modelo de negócios, suporte  e aplicabilidade são alguns pontos que devem ser considerados. Lembrando mais uma vez que nem sempre um software livre será de graça, como explicado no início.

Muitas pessoas, entre elas eu, fazem o uso mesclado de Software Livre e Software Pago. É uma boa estratégia já que desta forma você pode explorar o que os dois lados tem de melhor.

Software como serviço

Uma nova modalidade de sofware surgiu nos últimos tempos com a exploração da internet como plataforma, trata-se do software como serviço, que são aqueles que você acessa via internet é paga um valor mensal para usar. Este tipo de software é considerado pago ou proprietário, mas difere apenas na forma de distribuição e cobrança. Quanto a distribuição, significa que ele não precisa ser baixado e instalado no seu computador. Quanto a forma de cobrança também difere já que ele não é vendido propriamente dito, mas é cobrado um valor para usá-lo apenas.

Aplicativos para celular

E mais recentemente ainda surge os apps ou aplicativos para celular que diferentes dos modelos tradicionais. Eles não são softwares livres pois você não pode modificá-los ou colaborar com a melhoria deles. Mesmo os de uso gratuito entram na categoria de proprietários. Sendo assim, é possível encontrar nos apps as seguintes categorias:

  • Proprietários - não pagos ou gratuitos
  • Proprietários - pagos

 

Veja também:




// Comentários

Talita // Lorena // 09/08/2010 11:01:00

Agradeço por me esclarecer esta duvida, precisa realizar um trabalho escolar e esta pagina foi de grande utilidade para mim diferencia software pago e livre.

karrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr // hongkong // 03/11/2010 08:46:00

Muito obrigado ajudaram-me bastante agora já sei cozinhar esta receita foi muito util , agradeço ainda a sua disponibilidade para me ouvir neste momento de grande aperto .

ps:4ever love.

neide // rio de janeiro // 11/11/2010 08:37:00

estava super mega hiper na duvida de software pago e gratuito e foi de grande utilidade estas informaçoes...

Clebia (SLV) // Santana do Livramento // 19/05/2012 20:16:00

Com um apresentar esclarecedor do assunto, me proporcionou um aprendizado e um compreender sobre questões não bem entendidas ou desconhecidas até o momento.Para pessoas que como eu estão descobrindo um pouco mais sobre a informática explicações simples são sempre muito importantes.

Luis Eduardo L. Souza // Bagé- RS // 19/05/2012 20:45:00

Realmente a uma grande diferença entre os tipos de softwares, o esclarecimento é bem interessante para sabermos como funciona de verdade! É importante conhecermos este tema para sabermos diferenciá- los na dia- a - dia. Obrigado! Atenciosamente L. Eduardo L. Souza.

Aline Kuffner // São Borja // 20/05/2012 14:35:00

Bem clara a explicação sobre software livre e pago. Ficou bem mais fácil p/ entender. Na empresa onde trabalho utilizamos um software livre BrOffice e as diferenças são bem pequenas em relação do Office normalmente utilizado.

Patrícia Takagi // Santo Antônio da Patrulha-RS // 20/05/2012 21:13:00

Penso que foi bem esclarecida a diferença entre software livre e software pago. Atualmente, ainda existes muitas dúvidas em relação a utilização de softwares livres, principalmente em relação ao S.O. Linux. A falta de conhecimento do usuário faz com que ele procure no mercado na hora da compra de um PC, equipamentos que possuam o Windows pré-instalado, pagando muitas vezes mais caro por essa configuração.Ou quando se compra um PC com Linux instalado, a primeira atitude é formatar e instalar um Windows pirata (que é crime). Penso que é necessário difundir a cultuta do software livre,acabar com o mito de que o Linux ou outros softwares livres são um bicho de sete cabeças.

Fábio // São Lourenço do Sul // 25/05/2012 17:53:00

Boa tarde

Com esta presentação ficou bem esclarecido sobre Software livre de Software pago, com isso consegui entender certas duvidas que eu ainda tinha relacionado sobre o assunto. E neste contexto a falta de conhecimento faz com que ele procure ao adquirir um Computador.

Inára Roletto // Santo Antonio da Patrulha // 27/05/2012 20:41:00

Estou fazendo um curso e a disciplina é informática básica, sendo o foco do estudo hardware e software, agora com essa apresentação acrescentarei um tópico aos meus estudos e um conhecimento muito importante, comprei um computador que veio com um software livre (Linux) e acabei pagando para instalar um software pago (windows), por falta de informação.Muito Bom.

Elisabeth Alves dos Santos // São João do Polêsine // 27/05/2012 21:06:00

Estou realizando um trabalho de agroindústria e achei muito interessante este seu blog.Parabéns pelo trabalho realizado.Esta é a primeira vez que faço este tipo de comentário, mas acredito que faz parte do nosso aprendizado e também do nosso dia a dia.

Samanta Collares da Silva // Bagé // 28/05/2012 04:51:00

Estou cursando contabilidade e estamos estudando sobre software e hardware, quero parabeniza-lo pelo site e o esclarecimento que procuramos sobre as matérias, consegui tirar todas minhas duvidas!

Obrigada.





 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus