Qual a diferença entre Software Livre e Software Pago

Software Livre e Software Pago, qual devo usar? Qual a diferença entre Software Livre e Software Pago. Veja a análise das diferenças entre eles.

Diferenciar hardware e software não é difícil. Já nas primeiras aulas de informática em qualquer escola, mostrar a diferença entre os dois é muito comum. Mas os softwares são mal compreendidos, mal usados e muitas vezes de forma ilegal. Um ponto importante a diferenciar é a relação Software Livre e Software Pago.

Software Livre

Software Livre ou não proprietários são aqueles que estão sob uma licença livre e que seu uso, modificação e distribuição são permitidos a todos. As principais licenças de software livre são a GPL e LGPL. A primeira destina a usuários que ao modificarem ou incorporar um software livre em um trabalho próprio deverá disponibilizá-lo também sobre a mesma licença. Já a segunda é mais liberal e destina inclusive a softwares proprietários.

Software Livre não quer dizer necessariamente de graça, este é um ponto importante a considerar, muitos Softwares Livres podem ser vendidos ou embutidos neles a venda de consultoria ou serviços agregados.

Exemplos de Softwares Livres:

  • Sistema Operacional Linux
  • Linguagens Java e PHP
  • Banco de dados MySQL
  • Os programas de escritório Open Office ou BrOffice (versão brasileira)
  • Entre outros.

Software Pago

Os Softwares Pagos ou proprietários são aqueles que tem um dono e o seu uso se dá mediante a uma licença comercial e na maioria das vezes paga. Os Softwares Pagos não são diferentes comercialmente de qualquer outro produto, apenas observando que mesmo pagando por um software você estará recebendo apenas a licença ou direito de uso e não comprando o software propriamente dito.

As empresas que mais atuam no mercado de Software Pago são: Microsoft, Adobe, Corel, Autodesk, Apple, entre outras.

Exemplos de Softwares Pagos:

  • O sistema operacional Windows
  • O pacote de escritório Office (Word, Excel, Power Point)
  • O famoso programa de tratamento de imagens Photoshop
  • Os programas para web Dreamweaver, Flash e Fireworks
  • O editor vetorial Corel Draw
  • Entre outros.

Software Livre e Software Pago

Usar Software Livre e Software Pago é uma decisão de cada empresa ou indivíduo. Preço, licença, modelo de negócios, suporte  e aplicabilidade são alguns pontos que devem ser considerados.

Muitas pessoas, entre elas eu, fazem o uso mesclado de Software Livre e Software Pago. É uma boa estratégia já que desta forma você pode explorar o que os dois lados tem de melhor.




 

Veja também:




// Comentários

Talita // Lorena // 09/08/2010 11:01:00

Agradeço por me esclarecer esta duvida, precisa realizar um trabalho escolar e esta pagina foi de grande utilidade para mim diferencia software pago e livre.

karrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr // hongkong // 03/11/2010 08:46:00

Muito obrigado ajudaram-me bastante agora já sei cozinhar esta receita foi muito util , agradeço ainda a sua disponibilidade para me ouvir neste momento de grande aperto .

ps:4ever love.

neide // rio de janeiro // 11/11/2010 08:37:00

estava super mega hiper na duvida de software pago e gratuito e foi de grande utilidade estas informaçoes...

Clebia (SLV) // Santana do Livramento // 19/05/2012 20:16:00

Com um apresentar esclarecedor do assunto, me proporcionou um aprendizado e um compreender sobre questões não bem entendidas ou desconhecidas até o momento.Para pessoas que como eu estão descobrindo um pouco mais sobre a informática explicações simples são sempre muito importantes.

Luis Eduardo L. Souza // Bagé- RS // 19/05/2012 20:45:00

Realmente a uma grande diferença entre os tipos de softwares, o esclarecimento é bem interessante para sabermos como funciona de verdade! É importante conhecermos este tema para sabermos diferenciá- los na dia- a - dia. Obrigado! Atenciosamente L. Eduardo L. Souza.

Aline Kuffner // São Borja // 20/05/2012 14:35:00

Bem clara a explicação sobre software livre e pago. Ficou bem mais fácil p/ entender. Na empresa onde trabalho utilizamos um software livre BrOffice e as diferenças são bem pequenas em relação do Office normalmente utilizado.

Patrícia Takagi // Santo Antônio da Patrulha-RS // 20/05/2012 21:13:00

Penso que foi bem esclarecida a diferença entre software livre e software pago. Atualmente, ainda existes muitas dúvidas em relação a utilização de softwares livres, principalmente em relação ao S.O. Linux. A falta de conhecimento do usuário faz com que ele procure no mercado na hora da compra de um PC, equipamentos que possuam o Windows pré-instalado, pagando muitas vezes mais caro por essa configuração.Ou quando se compra um PC com Linux instalado, a primeira atitude é formatar e instalar um Windows pirata (que é crime). Penso que é necessário difundir a cultuta do software livre,acabar com o mito de que o Linux ou outros softwares livres são um bicho de sete cabeças.

Fábio // São Lourenço do Sul // 25/05/2012 17:53:00

Boa tarde

Com esta presentação ficou bem esclarecido sobre Software livre de Software pago, com isso consegui entender certas duvidas que eu ainda tinha relacionado sobre o assunto. E neste contexto a falta de conhecimento faz com que ele procure ao adquirir um Computador.

Inára Roletto // Santo Antonio da Patrulha // 27/05/2012 20:41:00

Estou fazendo um curso e a disciplina é informática básica, sendo o foco do estudo hardware e software, agora com essa apresentação acrescentarei um tópico aos meus estudos e um conhecimento muito importante, comprei um computador que veio com um software livre (Linux) e acabei pagando para instalar um software pago (windows), por falta de informação.Muito Bom.

Elisabeth Alves dos Santos // São João do Polêsine // 27/05/2012 21:06:00

Estou realizando um trabalho de agroindústria e achei muito interessante este seu blog.Parabéns pelo trabalho realizado.Esta é a primeira vez que faço este tipo de comentário, mas acredito que faz parte do nosso aprendizado e também do nosso dia a dia.

Samanta Collares da Silva // Bagé // 28/05/2012 04:51:00

Estou cursando contabilidade e estamos estudando sobre software e hardware, quero parabeniza-lo pelo site e o esclarecimento que procuramos sobre as matérias, consegui tirar todas minhas duvidas!

Obrigada.





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus