Qual a universidade mais antiga do Brasil e do mundo?

Apesar de controverso, entenda qual foi a primeira universidade reconhecida no Brasil e as primeiras do mundo na Europa e outras partes do mundo.

Há milhares de anos, a educação foi iniciada para preparar as pessoas para uma vida de conhecimento e sabedoria, usando ela não só para ter mais preparo na leitura ou com números mas principalmente para se obter uma vida profissional e financeira mais rentável, confortável e tranquila.

Hoje tanto no Brasil quanto na maior parte do mundo, primeiro começa-se pela educação infantil, passando pelo ensino fundamental e depois pelo ensino médio, chegando então até um curso técnico ou fazendo uma faculdade. A faculdade é o sonho da maioria das pessoas jovens hoje, pois nela você tem um preparo completo para ir para o mercado de trabalho com um bom conhecimento e tendo chances de ganhar um valor de salário bem mais interessante.

Mas como começou a universidade no mundo? Qual a primeira e mais antiga do mundo e a mais antiga do nosso Brasil? Veja neste artigo curioso e interessante para você obter mais conhecimento sobre a história da universidade mundial.

Primeira universidade no mundo

A primeira universidade mundial que se tem conhecimento, é a chamada Academia, próximo a Atenas que surgiu em 387 a.C. e foi fundada neste ano pelo filósofo grego Platão. Nesta universidade, os estudantes estudavam matemática, filosofia e ginástica, porém muitos estudiosos hoje dizem que aquela escola não pode ser considerada uma universidade, pois cada professor da “universidade” Academia, criava uma escola separada mas adjunta da universidade de Platão e repassava seus conhecimentos como formando líderes e não debatendo os estudos e aplicando provas ou outros tipos de ensinamentos.

As primeiras universidades propriamente aceitas, surgiram na Europa medieval, durante o período do renascimento do século XII, ganhando realmente o título de universidade pois a igreja católica foi uma de suas estabelecedoras, formando disciplinas e provas, tendo tudo uma relação com a fé, teologia, filosofia e línguas. Na Itália e na França, foram fundadas as universidades mais antigas do mundo e que ainda estão em funcionamento, sendo a italiana a mais antiga, fundada em 1088 na cidade de Bolonha.

Na universidade italiana e francesa em seu início, eram estudados o direito, a medicina e teologia. Outra universidade que pode ser considerada bastante antiga porém já não existe mais é a do Cairo e outra em Nalanda de Bihar, na Índia onde viveu por volta do século II o filósofo budista Nagarjuna.

As mais antigas

São reconhecidas como as mais antigas as seguintes instituições:

  • Universidade de Bolonha (Itália) – 1088
  • Universidade de Oxford (Inglaterra) – 1096
  • Universidade de Paris (França) – 1170
  • Universidade de Modena (Itália) - 1175
  • Universidade de Cambridge (Inglaterra) - 1209
  • Universidade de Salamanca (Espanha) - 1218

Primeira universidade brasileira

No Brasil, a universidade mais antiga é a universidade de Manaus que foi criada em 1909, sendo hoje chamada de Universidade Federal de Manaus. Naquela época já havia algumas instituições de ensino superior no Brasil até antes da Universidade de Manaus, mas nenhuma era considerada universidade antes de 1909.

O Brasil começou a ter ensino superior, porém não como universidade, a partir da vinda da família real para o país em 1808, antes não havia nenhum curso, sendo que Tiradentes tentou através do movimento da inconfidência mineira, fazer um tratado com Portugal para criação de uma faculdade ou universidade no país, porém sem sucesso.

Para ser chamada de universidade, além de um número considerável de cursos, a instituição precisa estar adequada dentro de um estatuto e ter seus documentos em dia com esse estatuto para essa consideração de universidade. No final do século XX e início do século XXI, começou em todo mundo, em especial no Brasil, o chamado ensino universitário a distância, onde pessoas estudam através da internet e no fim do curso, seja ele em geral de 4 anos, ela recebe um diploma universitário, reconhecido em qualquer empresa, escola e território nacional, desde é claro, que o MEC, ministério da educação tenha dado o aval ao curso.

Com informações de http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade e
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/ensino-superior-universidade-mais-antiga-450580.shtml




 

Veja também:




// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus