Qual faculdade aceita o Enem ou a nota do Enem?

Veja quais as universidades e faculdades aceitam a nota do Enem como substituição ou complementação do vestibular tradicional ou ainda como critério de seleção de bolsas.

O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio e foi criado um 1998 na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso com o objetivo de avaliar o ensino médio no Brasil. De lá para cá muita coisa aconteceu em torno do Enem, desde problemas com cancelamento da prova até a evolução dele ao status de vestibular, já que muitas universidades passaram a usar a nota do Enem em substituição ao seu vestibular e com isso a prova que deveria apenas avaliar o ensino médio, passou a ser encarado como a porta de entrada para algumas das principais universidades brasileiras.

Qual faculdade aceita ou usa a nota do Enem?

Não é possível dizer com certa já que a cada ano pode haver mudança na quantidade dessas faculdades, mas de uma maneira geral podemos seguir o seguinte modelo:

Universidades federais através do SISU

As universidades federais vêm substituindo o tradicional vestibular pela nota do Enem e isto é feito pelo SISU, o sistema Unificado de Seleção do Ministério da Educação. Através dele o aluno presta o Enem e com a nota em mãos faz a inscrição no SISU e escolhe duas opções de curso e universidade e com isso ele entra na concorrência por aquela vaga usando a sua nota como fator de classificação. Veja aqui as informações do SISU.

Faculdades e universidade particulares através do Prouni

Alunos das instituições particulares que desejam pleitear uma bolsa de estudos através do Prouni usarão a nota do Enem do ano anterior. A nota é usada como critério na distribuição de bolsas e para ter direito o aluno preciso ter feito pelo menos 450 pontos no Enem e não ter zerado na redação.

Neste caso aceita a nota do Enem todas as faculdades ou universidades que aceitam as bolsas do Prouni. Veja aqui as instituições que aceitam o Prouni.

Faculdades e universidade particulares através do Fies

O FIES – Financiamento estudantil para alunos da rede particular de ensino superior é um programa de financiamento do governo federal e tem como exigência a participação do Enem para pleitear o financiamento. Neste caso algumas pessoas estarão isentas do Enem, como é o caso de professores da rede pública, entre outros casos de pessoas ligadas à instituições públicas. Desta forma as instituições que aceitam o FIES estão aceitando também a nota do Enem. Veja aqui as instituições que aceitam o Fies.

Uma observação importante é que no caso do Prouni ou do Fies a nota do Enem não é usada como substituição do vestibular e sim como critério para obtenção da bolsa ou do financiamento.

Complementação do vestibular

Uma faculdade poderá também usar a nota do Enem como complemento do vestibular da instituição. A Unip – Universidade Paulista é um exemplo, veja o que diz o manual do candidato desta instituição:

O candidato que realizou o ENEM em um dos três anos anteriores pode ser dispensado de fazer as provas do Processo Seletivo 2013 - 1.º Semestre para ingressar na UNIP. Nesse caso, basta fazer a inscrição em um campus da UNIP e entregar uma cópia autenticada do Boletim Individual de Notas do ENEM até 48 horas antes da Prova Tradicional. Nessas condições, ele estará concorrendo a 10% do total de vagas do 1.º semestre de 2013. A nota obtida no ENEM será padronizada com as notas da prova do Processo Seletivo 2013 - 1.º Semestre da UNIP.


Veja também:





// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus