EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Qual faculdade é mais barata e fácil

Curso de Administração, licenciatura, cursos de gestão, faculdade a distância e outras sugestões podem ser úteis para quem busca uma faculdade mais fácil e barata.

As pessoas estão sempre buscando alternativas mais fáceis para tudo e quando precisamos comprar algo, geralmente buscamos os melhores preços. Isto faz parte da nossa natureza e não há nada de errado nisso, embora nem sempre o mais barato e fácil é o melhor.

Quando o assunto e formação superior as duas coisas entram em cena novamente, afinal cursar uma faculdade pode ser caro e nem sempre fácil, então buscar neste campo as opções mais baratas e consequentemente mais fácil é também algo que interessa a muitos.

Faculdade mais barata

Recentemente fiz algumas pesquisas sobre preços de faculdade de administração para a minha filha que iria começar o curso. Minha pesquisa foi feita localmente nas 5 faculdades de administração da minha cidade e algumas da região. O resultado foi incrível, pois encontrei valores aproximadamente de R$ 490,00 a R$ 1.800,00. Por que tamanha diferença?

Conclui que de todas as pesquisadas a mais barata delas foi a UNIP e sem desmerecer as demais, era também a que nos pareceu tanto a mim como a minha filha, a melhor opção em termos de estrutura, reconhecimento, entre outros fatores. Mas a UNIP será sempre a opção mais barata? Não. Entendam que este foi um caso e pode ser que em outras cidades e para outros cursos a história não se repita. Então, recomendo que para encontrar a mais barata é necessário pesquisar. Faça uma lista de todas as opções de faculdades com o curso desejado em sua cidade ou região e pesquise, só assim você saberá qual é mais barata.

Faculdade a distância

Mas o exemplo acima é para cursos presenciais que são mais caros. A outra alternativa são os cursos a distância que já são mais baratos que os presenciais, independente da faculdade. Inclusive eu expliquei no link a seguir porque as faculdades a distância têm o valor das mensalidades reduzidas.

Faculdade mais fácil

Nada é fácil, tudo tem seu grau de dificuldade e aquilo que é fácil para mim pode ser difícil para você. Isto não é diferente para cursos superiores, mas alguns casos são aclamados como mais fáceis que outros e baseado apenas em minha opinião gostaria de sugerir alguns exemplos de faculdades que se encaixam nisso:

Administração

Recentemente eu escrevi um texto intitulado: administração o melhor curso de graduação após o ensino médio. Neste texto eu considerei a questão facilidade como um dos motivos para justificar minha indicação. A administração trabalha com muitos assuntos, mas tende a seguir um caminho bastante lógico, o que facilita a assimilação.

Faculdade de licenciatura

Não sei se este caso enquadra bem no que estou sugerindo, mas a impressão que tenho é que os cursos de licenciatura que são aqueles voltados à formação de professores são mais fáceis. Talvez você discorde neste item e eu entenderia sua discordância, mas licenciatura em história, geografia, letras e até matemática, me parece cursos mais tranquilos.

Cursos de Gestão

Gestão financeira, gestão de RH, gestão de marketing, gestão pública, entre outros deste gênero tende a ser mais fácil também, pois são cursos de conhecimentos e mais voltados à teoria. Também é importante observar que são cursos de curta duração, variando em torno de 2 anos, o que pode contribuir para torná-lo menos cansativo do que um curso de 4 anos, por exemplo.

Cursos por afinidade

Mas a melhor dica é escolher uma faculdade ou curso que você tenha mais afinidade ou algum conhecimento prévio naquela área. Assim, além do aprendizado ser mais fácil, os conteúdos e atividades do curso não serão totalmente desconhecido de você, o que tornaria o curso mais fácil de ser assimilado.

Outras considerações

Como escolher a faculdade mais barata?

Não existe uma faculdade que seja mais barata que as outras, existem a necessidade de cada aluno, ou seja, uma faculdade pode cobrir certo tipo de curso enquanto a outra não, uma tem um grau de reconhecimento e a outra possui um grau menor.

Critérios importantes

A localização é um dos principais critérios, pois não vale a pena rodar a cidade por causa de alguns reais a menos na prestação.  Com a quantidade de faculdades espalhadas pelo Brasil torna-se cada vez ainda mais fácil encontrar um curso barato e próximo de casa.

Infraestrutura

Antes de se inscrever em alguma instituição é muito importante conhecer como ela funciona. Informações sobre laboratórios, bibliotecas, formas de ensino, uma grande ideia é visitar o campus antes de se inscrever.

Mensalidade

Uma mensalidade não garante você de estar cursando em uma faculdade boa ou ruim de ensino, escolher um curso levando em conta nem sempre será beneficente ao aluno, por isso o interessante é debater com alunos que já estudam lá a tempos sobre como é o local e se eles gostam de estudar ali.

Programas bancados pelo Governo

O Governo disponibiliza várias forma de facilitar que o aluno ingresse em uma universidade,  independente se a instituição seja pública ou privada,

Sistema de Seleção Unificada (SiSU) - Seleciona alunos com uma boa média no ENEM para faculdades públicas,

Programa Universidade para Todos (ProUni) - Oferece bolsas integrais para alunos que participaram do ENEM e conseguiram uma boa nota.

Descontos

Algumas instituições de ensino oferecem bons descontos para alunos que pagam a prestação mensal adiantada, isso se somado pode dar um valor significante no final.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio