EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Quanto cobrar por um sistema ou site? Preço de um Site ou Sistema

Como definir o preço para desenvolvimento de um sistema ou site? Existe alguma regra ou modelo de formação de preço que pode ser aplicado a todos os casos? Veja as respostas aqui.

Quanto cobrar por um sistema ou site? Esta pergunta tarda, as vezes, mas não falta nas minhas aulas de Sistemas de Informação ou formação web. É natural que os alunos tenham a curiosidade de saber e a necessidade de encontrar parâmetros seguros para o curso de um sistema de informação. O problema é que a resposta nem sempre satisfaz, primeiro que não há uma resposta satisfatória para esta pergunta, segundo que seria necessário fazer uma série de outras perguntas até tentarmos responder a pergunta principal.

Mas a minha resposta segue basicamente a seguinte linha de pensamento:

Preço = custo + lucro

Ou seja, o preço do sistema será igual ao custo envolvido em todas as etapas do desenvolvimento, mais a margem de lucro que se deseja obter com ele. É claro que esta é uma definição geral e aplica-se a qualquer outra coisa, então para ficar melhor proponho a seguinte análise:

Custo

O que considerar como custo para o desenvolvimento do sistema. Alguns exemplos:

  • Licenças de software
  • Equipamentos e infraestrutura
  • Viagens
  • Aluguel, água, luz, telefone, internet, faxineira, outros
  • Mão de obra: Análise, desenvolvimento, treinamento, etc
  • Cursos e atualizações
  • Aquisição de know-how de terceiros, módulos prontos, layout, etc.

Lucro

Lucro é a margem, geralmente em percentual que deseja obter. É muito difícil dizer qual é a margem, tudo irá depender da sua formação, experiência, necessidades e é claro aquilo que o seu mercado estará disposto a pagar.

Outros fatores

Na definição da política de preço, devemos considerar ainda outros fatores, como: concorrência, demanda, capacidade de atendimento, barreiras de entrada e saída.

Concorrência

Analisar a postura dos concorrentes em relação ao preço praticado e a receptividade do mercado. A concorrência não pode determinar o preço do seu sistema, mas certamente influenciará de alguma forma.

Demanda

Analisar a demanda ou a procura por determinado produto ou servido é fundamental para determinar o preço. Normalmente com uma demanda maior, os preços tendem a ser maiores também.

Capacidade de Atendimento

A capacidade de atendimento deve ser avaliada em conjunto com a política de preço. Se a capacidade for baixa, ou seja, poucos projetos simultâneos e os preços muito baixos, corre-se o risco de sobrecarga no desenvolvimento.

Barreiras de Entrada e Barreiras de Saída

Barreiras de entrada é um termo usado para determinar o grau de dificuldade para entrar em determinado segmento de mercado. Essas barreiras podem ser econômicas, legais, operacionais, risco, entre outras.

Por exemplo: É fácil abrir uma loja de roupas, pois envolve pouco risco, baixo investimento e é operacionalmente viável. Neste caso as barreiras de entradas são pequenas ou quase inexistentes.

O mesmo não se aplica a extração de petróleo, indústria farmacêutica ou desenvolvimento de sistemas de níveis estratégicos.

Os preços são melhores onde as barreiras são altas.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio