EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Quem criou o Google, a Maior Empresa de Internet? Dicas de Pesquisas

Quem criou o Google? Veja as dicas de pesquisas e as informações de seus produtos e fundadores e de uma das maiores empresas de Internet na atualidade.

O Google é o site de busca mais usado no Brasil e no mundo. Não só a busca, mas há diversos sites do Google muito usado no dia-a-dia das pessoas, como o Gmail, a rede social Orkut, o sistema de mapas Google Maps, o gerenciador de blogs Blogger (blogspot), o site de vídeos Youtube, entre outros. Mas afinal, quem criou o Google?

Fundadores

O Google foi criado pelo americano Larry Page e o russo Sergey Brin, ambos estudantes da Universidade de Stanford. O Google foi criado a partir de um projeto de doutorado que tinha como foco criar um buscador que fosse rápido no resultado da busca.

O buscador tornou-se um sucesso e então a empresa que eles criaram também recebeu o nome Google. Diversos sites e produtos foram criados para a internet, alguns fizeram e fazem muito sucesso, outros nem tanto.

Outra característica importante foram as aquisições feitas, entre elas destacamos a compra do Youtube, Writley que passou a se chamar Google Docs, Blogger, entre outros.

Site de busca do Google

O Google é atualmente a maior, mais ousada e talvez a mais conhecida empresa de internet. Com foco inicialmente em buscas, a empresa atua hoje em diversos segmentos de internet e é admirada por muitos por sua ousadia e capacidade para lidar com volumes monstruosos de dados. Neste post, veremos uma breve análise com uma série de perguntas e respostas.

Áreas de atuação

A sua principal área de atuação é buscas. Outras áreas que a empresa atua são:

  • Propaganda online com o Google Adwords e o Google Adsense;
  • Aplicativos para escritório com o Google Docs;
  • Navegadores com o Chrome;
  • Mapas e Geoposicionamento com o Google Maps e o Google Earth;
  • Email e Mensagens eletrônicas com o Gmail e Google Talk;
  • Blogs com o Blogger (blogspot);
  • Vídeos com o Youtube;
  • Entre outros.

Como o Google ganha dinheiro se ele não vende nada e as buscas são gratuitas?

Quando você faz uma busca, observe do lado direito que apareça uma coluna chamada “Links Patrocinados”. Aqueles anúncios são pagos e cada vez que um usuário clica nesses anúncios o Google recebe um determinado valor pelo clique. Parece pouco, mas é um negócio milionário e certamente é sua principal fonte de receita.

Este é provavelmente a maior plataforma de anúncios do mundo com empresas de todos os portes e de todas as partes do planeta que anunciam seus produtos e serviços ali.

É verdade que o Google paga para você colocar anúncios deles em seu site ou blog?

Sim. Existe um programa chamado Google Adsense que permite que um site ou blog exiba anúncios e receba um percentual dos créditos gerados. Basicamente você precisa ter um site que receba bastante visitas e que tenha conteúdo original e legal. Com isso, você é elegível a se inscrever no programa e após ser aprovado eles disponibilizam um pequeno código que você cola nas páginas de seu site e assim começa a exibir os anúncios deles.

Quando algum de seus visitantes clica nesses anúncios, o anunciante pagará um valor pelo clique e parte deste valor é creditado na sua conta.

Onde fica sua sede?

O Google fica em Mountain View na Califórnia. O local é conhecido como Googleplex. Há uma filial no Brasil com operações nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte.

Concorrentes

Embora tenha um domínio sobre o mercado de buscas, a empresa enfrenta fortes concorrentes em outras áreas. Vejam alguns deles:

  • Microsoft na área de buscas, aplicativos para escritório, publicidade online, email e navegadores;
  • Fundação Mozilla em navegadores;
  • Wordpress em sistemas para blogs;
  • Yahoo em buscas, email e publicidade online;
  • Facebook, Instagram, Twitter e outros em redes sociais;
  • Vimeo em vídeos;
  • Entre outros.

Além do sistema de busca, quais os produtos do Google?

A maior empresa de internet desenvolveu muitos produtos nos últimos anos. Alguns louváveis, outros nem tanto. Dentre aqueles que consideramos bons, destacam-se os seguintes:

  • Gmail - Email;
  • Google Maps e Google Earth – Mapas e geoposicionamento;
  • Blogger (blogspot) – Sistema para blogs;
  • Adword – plataforma para anúncios online (para anunciantes);
  • Adsense – plataforma para anúncios online (para sites e blogs parceiros);
  • Google Docs – Aplicativos online para escritório;
  • Google + ou Plus - Rede social;
  • Youtube - Site de vídeos;
  • Entre outros

Dicas de pesquisa no Google

Especula-se que em torno de 70% de toda navegação na internet tenha início em algum site de busca e neste contexto três sites representam quase que a totalidade das buscas, são eles: Google, Yahoo e MSN / Live Search.

Mas como encontrar aquilo que estamos procurando? As vezes buscamos coisas muito específicas e com algumas particularidades que para ser encontrado não basta digitarmos sem nenhum critério na caixa de pesquisa, há casos que se faz necessário uma otimização da busca, ou seja, dizer ao buscador como ele deve procurar os termos que queremos.

Segue algumas dicas importantes.

Se fizermos uma busca por: pão de queijo mineiro ele buscará por: pão, de, queijo e mineiro, ou seja, a busca será feita considerando cada palavra isolada. Desta forma se a palavra mineiro for encontrada o site poderá ser mostrado.

Para refinar esta busca podemos colocar os termos buscado entre aspas: "pão de queijo mineiro", desta forma a busca será feito pelo conjunto das palavras e não de forma isolada como no exemplo anterior.

Pesquisas em sites específicos

Supondo que agora você faça uma busca pelo nome mais conhecido entre homens: Jesus. Neste caso haverá resultados inesperados como por exemplo pessoas que se chamam jesus e nada tem a ver com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, então uma boa forma de filtrar resultados e determinar em qual site você quer que a pesquisa seja feita, veja:

jesus site:evangelizacao.blog.br

No exemplo acima eu estou dizendo que quer que seja feita a busca por jesus, porém, apenas no site evangelizacao.blog.br, com isto posso eliminar resultados inesperados e que não tenha relevância.

Excluir termos da pesquisa

Outra forma interessante de refinar a busca  é dizer aos buscadores que determinada palavra não deverá fazer parte da pesquisa, por exemplo:

"presidentes do Brasil" -lula

Vai buscar por presidentes do Brasil, com exceção de resultados que incluem Lula (sorry!)

Pesquisas em arquivos específico

Apesar dos sites serem feitos em HTML, muitos disponibilizam conteúdos em outros formatos de arquivos, como PDF, PPT (power point), DOC (word), XLS (excel), etc. Para fazer uma busca em um tipo específico de arquivo usamos a opção filetype como no exemplo abaixo:

"sistemas de informação" filetype:ppt (procura por sistemas de informação em arquivos PPT)

"sistemas de informação" filetype:pdf (procura por sistemas de informação em arquivos PDF)

"sistemas de informação" filetype:doc (procura por sistemas de informação em arquivos DOC)

 

Veja também

Comentários

esse cara e um genio foi a revulução da internet explorer joshua // recife
Google é 10, já resolveu muitos e complicados assuntos meus, e quero agradecer a sua existência VALEU Valdino Brito // Manaus Am
esee cara e um bom hacker quero conheser ele jean luiz rodrigues govea junior // rio de janeiro
aFF eh o meu tioo ele fugiu de casa qdo tinha 15 anoos, ae foi pro EUA Fernando // Ribeirao Preto
aê eles sao os caras,meu! nathalia lima // sao paulo
obrigado par te cria do ese venomeno wesley // maceio al
quem criou o hack do crossfire quero conheselo hohohoho c.u // brasil
santos google eles fizeram a partes deles na historia resumindo eles são os karas mesmo.... fabiano souza // promissão/sp
e ele e cara ele estudou muito ne ehhhhhhhhehehehehe lisiasasas // Peixoto de Azevedo - mt
nossa esses caras devem seu mal nerdes..caraca!! mariana // sdefgtbyn
gosto muito do google,ele ja resolver muito os meus trabahos da escola foi no google que eu consegui ser a melhor aluna.só queria que colocace o signifacado do meu nome,por que digito,digito mas não aparece nada parece vc qis disser juliane se eu tivese escrever julianne eu escreveria julianne não lulianne LULI // macaé
bha!! o google foi e é um sucesso concerteza!! A eles meus parabéns.. Dionatas // são vicente do sul
esses cara sâo o bicho pegando.valeeeeu!! Jerre da silva oliveira // Barretos SP
ésse caras são santos ...hem outras palavras o segundo bio-gates. deoclecio // castelo de sonhos - pa
Esses caras são uns gênios; são meus heróis., douglas // tupandex
gosto muito do google,ele ja resolver muito os meus trabahos da escola foi no google que eu consegui ser a melhor aluna.só queria que colocace o signifacado do meu nome,por que digito,digito mas não aparece nada parece vc qis disser juliane se eu tivese escrever julianne eu escreveria julianne não lulianne ???????????????? // Marilia-sp
O que seria do mundo sem o Google? Os criadores deles são realmente uns gênios, são totalmente demais, imagino como deve ter sido quando a criação deles foi mundialmente conhecida e usada até hoje. O Google é praticamente toda a nossa vida. Ana Ruthe // Salvador
Obrigado,sou um dos jovens mais atualizado nas noticias. Mais desempenho. celestino fernando // pemba
parabeins por vcs terem inventado essa empresa,espero que dure daki muitos anos,pois talves o google seja uma das soluçoes para a terra,se um dia precisarmos,fora que..o google nos ajuda por muitas coisas,de nossas vidas,e pelo nosso estudos! obrigado,e um dia quero ser como vcs! vou ser bem estudada!!! valeu..! geovanna lopes // itapeva(sp)
Parabéns...acho que foi a melhor invenção do mundo. RAYSSA // olinda - pe
Olá Quero parabenizar por todos os produtos e empresas que nos da praticidade e confiabilidade todos os dias em nossas vidas. E eu gostaria de criar um site no formato do site (anastasiadate) Russo. Aguardo resposta (franciscosousag@gmail.com) fco // Manaus
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio