EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Resumo crítico do filme-documentário: Hackers - Criminosos & Anjos

Hackers: criminosos ou anjos? Como atuam essas pessoas com enome capacidade intelectual para atacar sistemas de computadores ou para protegê-los? Veja esta análise.

A tecnologia da informação, ciência da computação e todas as áreas envolvidas na disseminação e controle da informação digital têm de conviver com um grupo bastante incômodo, os hackers.

O filme/documentário: Hackers – Criminosos & Anjos apresenta os dois lados de uma mesma moeda, ou seja, pessoas com conhecimento de tecnologia e capacidade muito acima da média a serviço do crime digital ou do combate a ele.

Capitão Zap vasculhava o lixo da empresa At&T,  a Telefônica dos EUA, em busca de informações que pudesse ser usada para atacar a empresa. Seu objetivo: baixar o valor das contas telefônicas.

Zap conseguiu atingir seu objetivo e atacou a empresa causando muitos prejuízos. Seu ataque à AT&T foi considerado pela Revista Wired como sendo o maior ataque de Hackers.

O filme mostra ainda outra atividade de Hackers aparentemente muito comum, os hackers éticos. Conhecido como o Time dos Tigres, esses hackers são contratados por grandes empresas, especialmente por instituições financeiras e se passam por funcionários do departamento de TI para convencer os funcionários da empresa a fornecerem dados que possam ser usados para acessar o sistema da empresa, como senha, login, etc. Curiosamente, muitos funcionários descuidados acabavam fornecendo os dados.

Os hackers chineses também provocaram bastantes estragos com seu vírus chamado “Cod Red”, que tinha por objetivo atacar a infraestrutura da internet.

Um detalhe bastante curioso mostrado no filme foi a estatística de que em torno de 70% dos ataques não são informados à polícia. O motivo que leva as empresas a tomarem esta atitude seria provavelmente a publicidade que isto causaria. Ao invés de polícia, muitos casos são entregues a agências particulares de detetives especializadas em crimes digitais.

O filme é interessante e mostra bem a relação entre o bem e o mal, entre os hackers que dedicam todo o esforço para atacar e os que com a mesma força oposta se dedica em neutralizar  as ações criminosas no ambiente digital.

Veja o trailler do filme/documentário:

Eu usei este filme na época da faculdade e achei bastante esclarecedor a maneira de atuar desses grupos e como eles podem causar estragos na infraestrutura de sistemas, internet e empresas. Mesmo depois de muito tempo as ações desses grupos de ora criminosos, ora “anjos” ainda persistem e pelo visto é uma luta constante entre quem quer ajudar e quem quer destruir.

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio