EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Resumo crítico do livro: Modelagem de Dados, Editora Senac

Veja a análise do livro Modelagem de Dados e conheça um pouco sobre modelagem de dados, normalização de dados e assuntos relacionados ao projeto de banco de dados.

Com pouco mais de 70 páginas, o livro Modelagem de Dados tem como auutores: Antônio Ricardo de Oliveira, Leila Maria Pinheiro Fernandes e Gilda Aché Taveira, é da Editora Senac e pelo menos a edição que tenho é a 1ª reimpressão de 2002.

Um livro para ser lido em uma vez só, porém, relido muitas vezes. Esta foi a impressão que tive. Ele apresenta a modelagem de dados como algo que consiste em uma série de análises conceituais e lógicas para encontrar a melhor disposição possível de armazenamento e manutenção das informações no banco de dados. A modelagem envolve um profundo estudo de caso, seguido da análise de projeto, que pode ser dividida em duas etapas: Análise de Entidades e Análise de Relacionamentos.

Na análise de relacionamentos o objetivo é definir como e quando as entidades se relacionam, isto é particularmente importante a fim de dar maior entendimento do problema.

Entidade é aquilo que se constitui a essência de uma coisa (p.11). Com esta definição o livro apresenta uma série de exemplos simples, porém, perfeitamente aplicáveis em qualquer situação.

Resumo crítico do livro: Modelagem de Dados, Editora Senac Outro fator importante é o diagrama de entidade e relacionamento que representa graficamente o modelo de entidade e relacionamentos, este diagrama pode ser feito com o uso de ferramenta de modelagem de dados ou usando algum programa gráfico. Os softwares para modelagem de dados são alternativas mais interessantes em função da produtividade, organização do seu diagrama de entidade e relacionamento e facilidade de modificações.

O livro mostra que a normalização de dados é um processo que visa eliminar as anomalias ou dados redundantes e desnecessários no banco de dados. A normalização consiste em cinco formas normais, sendo as três primeiras mais importantes e aplicáveis na maioria dos casos.

O livro é positivamente indicado para iniciantes em análise de sistemas de informação, mas não deve ser ignorado por especialista dado a sua objetividade, tão necessária nos ambientes computacionais. Contudo não há no mercado obras mais densas e com mais exemplos e aplicações do conceito de modelagem de dados. Eu encaro este livro como um pequeno guia para ler e se situar no assunto, devendo depois buscar obras com maior referência a fim de buscar mais profundidade no assunto.



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio