Sistema de informação Ambulatorial – SIA

O que é Sistema de informação Ambulatorial – SIA? Conheça os sistemas de informação aplicados à área da saúde e usado especialmente pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Os sistemas de informação podem ser classificados de várias formas, essas classificações são úteis em vários aspectos e visam definir um foco, tamanho do sistema ou o propósito dele. Uma das formas de classificar SI é pela atividade que ele visa atender, sistemas financeiros, geográficos, estatísticos, de saúde, etc.

Na atividade saúde, por exemplo, podemos encontrar subclassificações como o SIA – Sistema de Informação Ambulatorial. Este tipo de sistema é usado por hospitais para gerenciar ambulatórios e fornecer informações para o SUS como a capacidade de atendimento, quantidade de atendimentos por especialidade, habitantes, procedimentos, etc.

Desta forma, sistema de informação ambulatorial é um tipo de sistema bastante específico, pois atende um tipo particular na área da saúde.

Um documento do Departamento Nacional de Auditoria do SUS explica melhor a função desses sistemas, incluindo o SIA - Sistema de Informação Ambulatorial. O documento é ideal para profissionais da área da saúde, principalmente os gestores, analistas de sistemas ou estudantes que desejam conhecer as funcionalidades, aplicações e demais conceitos relacionados.

Outros sistemas de informação relacionados à área da saúde são:

  • SINASC - Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos.
  • SINAN - Sistema Nacional de Agravos de Notificação
  • SISVAN - Sistema de Informações de Vigilância Alimentar e Nutricional
  • SIAB - Sistema de Informações de Atenção Básica.
  • SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade.
  • RNIS - Rede Nacional de Informações em Saúde.
  • RIPSA - Rede Interagencial de Informações para a Saúde.
  • SIA/SUS - Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS.
  • SIH/SUS - Sistema de Informações Hospitalares do SUS.

 




 

Veja também:




// Comentários

joana RODRIGUES BARBOSA // toledo pr. // 30/10/2010 14:24:00

olá! tudo bem? eu me joana, moro aqui na cidade de toledo pr. e trabalho de agente comunitário de saúde, ha quatro anos, e fiz o concurso em 2005 e agora 2010 estou de ferias e mesmo estando de férias recebi aviso-prévio. gostaria de saber se é certo mesmo estando de férias receber aviso-prévio me esclareça por favor.aten, abraço

aspergers syndromes symptoms // // 21/11/2010 20:27:00

Nice site, nice and easy on the eyes and great content too.





 

2007-2012   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus