EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Sistemas de informação: Dinâmica das relações interpessoais

Ponto de vista do aluno: Dinâmica das relações interpessoais do curso de Sistemas de informação.

A disciplina Dinâmica das Relações Interpessoais foi uma das disciplinas que mais gostei no curso de sistemas de informação, talvez pela própria dinâmica do professor, que a meu ver deu um show em suas aulas. Também, para falar de dinâmica de relações interpessoais tinha mesmo que ser um professor dinâmico né?

[QUEBRA]

Esta disciplina, apesar de curta, trata dos assuntos relacionados à nossas relações no local de trabalho, como a sociedade e conosco também. Dois grandes pontos foram analisados: O homem versus relações interpessoais e Conflitos nas relações interpessoais. Veremos um breve esboço dos pontos que assimilei e julgo importante.

O homem versus relações interpessoais

Vimos o papel do líder na gestão de pessoas, o meio ambiente em que as relações se desenvolvem, os indivíduos envolvidos, suas crenças, valores, cultura, opiniões e outras variáveis.

Outro ponto importante é a questão dos grupos sociais e como eles se formam. Grupos de interesses são formados por pessoas do mesmo interesse, grupos de amizades, grupos temporários, grupos de departamentos e etc. Pode parecer muito óbvio tudo isto, mas achei muito relevante entender o comportamento destes grupos. Um ponto que eu formulo aqui é: se um indivíduo entra para determinado grupo, ele acaba sendo de alguma forma influenciado por ele.

Conflitos nas relações interpessoais

Toda relação gera conflitos e estes conflitos ocorrem pela divergência de opiniões, ponto de vista ou interesses. Resolver os conflitos implica em primeiro lugar identificá-los e classificá-los em alguns tipos.

Tipos de conflitos

Conflito interno. Constituem as nossas dissonâncias internas. Campo das relações intrapessoais.

Conflito externo. Ocorre nas nossas relações interpessoais e podem ser:

  • Conflito de interesse. Tudo que contrapõe aos nossos interesses, sejam eles materiais, de posição na sociedade, local de trabalho e etc.
  • Conflito de valores. Crenças e valores. Quando gerado este conflito, torna-se de difícil solução, pois entra no campo moral e cultural.
  • Conflito de direitos. Ocorre quando somos lesados ou nos vemos envolvidos em situações de implicações legais.

Um ponto que considerei importante foi a observação de que os conflitos podem ter níveis de gravidades variados, começando com o conflito percebido, passando pelo conflito experienciado e chegando ao conflito manifestado.

Bom, eu poderia escrever ainda muita coisa sobre a Dinâmica das relações interpessoais, mas acho que já deu para você ter uma idéia do que é esta disciplina. Se você for cursá-la, aproveite, ela é uma das melhores.

Veja outras disciplinas do curso de Sistemas de informação.

 

Veja também

Comentários

Excelente seu texto. Claro e didático, principalmente o trecho "conflito exteno" como conflito de interesse, de valores e de direitos. Você tem textos sobre esses assuntos? Maria Irani Maria Irani // Araraquara
Alguém tem um exemplo do PIM para a matéria de sistema de informação utilizando recursos web, que poderia me enviar? Desde já eu agradeço... Carlos // Itú
nossa adorei.sobre o asunto..eu precisava entender mas sobre esse assunto isso me ajudou mutio na materias..emgraçado como a dinamica ela de um jeito faz parte o nossa dia-a-dia.muito bom..parabens pelo modo de explicar Dah // taubaté
Parabéns pela dinâmica usada na postagem desta matéria. Isto nos ensina à obter valores, conviver com opniões variadas e nos direciona para o sucesso nas relações com diferentes tipos de pessoas. Devemos obervar e respeitar as diferenças, pois, afinal, somos todos diferentes um dos outros. Marcos Soares // Ipatinga/MG
Parabéns pela eloquência e clareza dos conceitos, tornando rico em qualidades e adjetivos seus tutores e os diretores que em muitas vezes são vistos como "DISTANTES ACADÊMICOS", e o SUCESSO de cada profissional só se REALIZA quando há uma parceria de respeito e honestidade e isto a UNIP tem demonstrado. Parabéns mesmo!!!! OLSON BIASOLI // Piracicaba/SP
Gostaria de parabenizá-los pelo blog, pois sou estudante de Biocombustíveis e tinha que responder questões sobre hardware e software, e fiz minha pesquisa aqui. Mara Isabel de Oliveira Bentin // Livramento, RS
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio