EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Sistemas de informação Operacional, Tático e estratégico

O que são sistemas de informação de níveis operacionais, estratégicos, gerenciais ou Táticos? Veja a classificação dos sistemas de informação quando ao seu nível.

Os sistemas de informação podem ser classificados de acordo a informação que será processada. Desta forma, a classificação dos sistemas de informação geralmente é feita de acordo com a pirâmide empresarial, composta pelos níveis estratégicos das organizações.

Esta pirâmide mostra que nas organizações as informações têm níveis diferenciados e dependendo da importância que ela tem ou da forma que ela deve ser gerenciada, torna-se necessário classificá-la a fim de um melhor gerenciamento.

Os sistemas de informação de acordo com a sua finalidade, seguem esta mesma classificação, ou seja, se ele trabalha com informações operacionais, será um sistema de nível operacional, se trabalha com informações de nível médio, tático ou gerencial, será um sistema de nível tático e se trabalha com informações altamente privilegiadas e de grande impacto na organização, nas pessoas ou e processos, será um sistema de nível estratégico.

A pirâmide empresarial é composta pelos seguintes níveis estratégicos:

 

Sistemas de informação operacional, tático e estratégico

Sistemas de Informação Operacional

Formado por operações rotineiras,  normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída. A maioria dos sistemas de informação estão neste nível e são característicos pela existência de muitos formulários de cadastros, relatórios e outras operações rotineiras.

Exemplos: formulários de cadastros, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e modificações de dados.

Sistemas de Informação: Gerencial ou Tático

Formado por operações de apoio na tomada de decisões. Tem função gerencial e trabalha com informações agrupadas. Este tipo de sistema usa as informações operacionais para criar mecanismos de gerenciamento das organizações

Exemplos: Projeção de vendas para o mês seguinte; Análise de clientes, produtos ou mercado; Lucro efetivo por produto; Comparativo de desempenho da empresa, segmentos ou produtos. Relatórios analíticos e sintéticos.

Sistemas de Informação: Estratégico

Formado por operações  estratégicas; apoia a alta diretoria filtrando as informações fundamentais e altamente estratégicas.

Exemplos: Sistemas de controle de tráfego aéreo, sistemas de UTI e neonatal, Controle de trânsito, sistemas que apoiam a alta direção das organizações e governos, entre outros.

Um sistema poderá estar relacionado com mais de um dos níveis acima. Um exemplo disso é um grande sistema bancário, nesse caso teremos:

  • Operacional: caixa, caixa eletrônico, abertura de contas, contratos, etc;
  • Tático: balanço da agência, dashboard, curva ABC de clientes e produtos, etc;
  • Estratégico: Curva ABC de agências, cidades e regiões, desempenho de produtos, desempenho do banco x desempenho do mercado, etc.



 

Veja também

Comentários

Ta tudo Otimo !! Gabriela // São Paulo
Adorei o artigo, mas acho que ficou faltando algo essencial, faltou colocar as fontes de onde você tirou esses dados. O artigo estaria mais completo se tivesse todas as referencias bibliográficas. Marina Silva // Natal RN
quero saber mais sobre estrategico, operacional e tatico ivane // manaus
BOM DIA QUERIA QUE VC MANDASSE MAIS SOBRE ESTE ARTIGO quero saber mais sobre estrategico, operacional e tatico SONIA // Araras
gostei y ta bom de mais vl pela postagem abraço e bom gostei mesmo josuel // são luis
Gostei muito do blog, bastante objetivo e claro! Vaessa Cunha // Cachoeira doSul
Gostei bastante desta pagina. Gostaria de passar a receber regularmente novidades por email vadson Simão // Luanda-Angola
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio