Sumário no Word. Como criar e formatar um sumário no Word

Tutorial que ensina passo a passo como preparar um texto separado em capítulos e depois inserir um sumário automaticamente usando estilos de formatação.

Trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, edição de livros, lista de compras, teses, apostilas, materiais de aulas e outras publicações. Isto é trabalho para o Word, o poderoso processador de textos da Microsoft é usado em inúmeras situações.

Um recurso extremamente eficaz do Word é o sumário. Para criar e formatar um sumário no Word é relativamente simples, inclusive com atualização quando o seu documento sofrer algum tipo de alteração. No tutorial abaixo irei mostrar como preparar um texto para o sumário, como criar o sumário e como atualizar o sumário após modificação no documento.

Preparando o texto para o sumário

Passo 1: Primeiro você precisa escrever um texto qualquer, desde que o mesmo possa ser dividido em capítulos ou partes.

Preparando o texto para a formatação no word


O texto usado neste tutorial foi dividido em 10 capítulos e em 6 páginas.

Preparando o texto para a formatação no word


Passo 2: Com o texto pronto a próxima etapa é formatar o título dos capítulos. Esta formatação é fundamental. Selecione cada título e escolha o estilo “Título 1” na barra de estilos.

Formatando os títulos para a inclusão no sumário


Faça o mesmo para todos os capítulos do seu texto.

Criar e formatar um sumário no Word

Passo 3: Com os títulos devidamente formatados, deixe a primeira página do seu documento em branco, posicione o cursor no início da primeira página e siga as instruções abaixo:

Clique no menu Referências, depois no botão Sumário e escolha o estilo ideal para a formatação do sumário.

Inserindo um sumário automaticamente com base nos títulos do documento


O Word irá inserir o sumário como no exemplo abaixo. Note que para criar o sumário ele faz a leitura de todos os textos que estão formatados com o estilo Título 1, por isso eu disse que a formatação dos títulos é fundamental.

Resultado do sumário no Word


Atualizar o sumário

Passo 4: Agora vou voltar ao texto e incluir dois subtítulos, um para o capítulo 3 e outro no capítulo 6. O subtítulo deverá ser formatado com o estilo Título 2 disponível na barra de estilos.

Inserir subtítulos no texto para atualização do sumário

 

Inserir subtítulos no texto para atualização do sumário



Passo 5: Agora que os subtítulos estão formatados, volte ao sumário e selecione-o clicando em qualquer parte dele.

Atualizando um sumário no Word

Clique na opção atualizar sumário na parte superior dele e escolha Atualizar o índice inteiro, como mostrado na figura abaixo:

Atualizando um sumário no Word

Eis o resultado final.

Sumário final


 

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