EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Tarifa Social de Água e Luz. Conta mais barata na Sabesp, CPFL, outros

Veja o que e como ter acesso a Tarifa Reduzida de Energia Elétrica e Água e pagar uma conta mais barata na Eletropaulo, CPFL, Bandeirante Energia, Sabesp, entre outros

A energia elétrica e a água encanada são necessidades básicas de todos nós. Embora exista algumas regiões do país onde esses recursos possivelmente não estejam presentes, mas a maioria dos brasileiros tem pelo menos a energia elétrica.

A energia elétrica que chega até sua residência provem de uma usina hidrelétrica ou de outra fonte geradora de energia. Ela é transmitida em longas distâncias pelas redes de transmissão até finalmente chegar em sua cidade e posteriormente em sua casa. Já a água normalmente ela é captada em rios próximos de sua cidade, depois ela é tratada e finalmente distribuída na rede de abastecimento de água da sua cidade.

Tudo isso tem um preço que é rateado para os consumidores de acordo com a quantidade consumida, seja de energia elétrica ou água. Mas existem casos que o consumidor poderá pagar uma tarifa reduzida (tarifa social) pelo consumo de energia ou água. Para obter esse direito, o consumidor deverá fazer o pedido de tarifa reduzida, abaixo citarei alguns:

Tarifa Reduzida de Energia Elétrica

Bandeirante Energia: Recadastramento de clientes de Baixa Renda. Esse serviço pode ser acionado quando o consumo mensal for de 80 a 220 kWh, pelo telefone 0800 721 0123.

Eletropaulo Metropolitana: Concessão de Tarifa Reduzida – Baixa Renda. Está disponível para clientes já cadastrados no serviço de baixa renda. Pelo telefone 0800 7272120, é possível acionar o serviço.

Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema: Concessão de Tarifa Reduzida – Baixa Renda. Para clientes de baixa renda que tenham média de consumo elétrico nos últimos 12 meses inferior a 80 kWh e ligação monofásica; caso os clientes tenham uma média inferior a 202 kWh nos últimos 12 meses, deve estar cadastrada em algum programa social do governo federal, o bolsa família, por exemplo. Pelo telefone 0800 7010327.

Companhia Paulista de Energia Elétrica: Concessão de Tarifa Reduzida – Baixa Renda. Este também esta disponível apenas para já cadastrados de baixa renda. Pelo telefone 0800 77 44 430.

CPFL: Concessão de Tarifa Reduzida – Baixa Renda.Para clientes de baixa renda. Mais informações no site da CPFL (www.cpfl.com.br) ou pelo telefone 0800 0101010.

Companhia Sul Paulista de Energia: Concessão de Tarifa Reduzida – Baixa Renda. Disponível para os clientes cadastrados no baixa renda. Informações e acionamento do serviço pelo telefone 0800 77 44 450.

Companhia Piratininga de Força e Luz: Concessão de Tarifa Reduzida – Baixa Renda. Já cadastrados no baixa renda. Maiores informações também no site da CPFL (www.cpfl.com.br) .

Companhia Jaguari de Energia: Concessão de Tarifa Reduzida – Baixa Renda. Redução da tarifa apenas para clientes já cadastrados no baixa renda. Pelo telefone 0800 77 44 460.

Companhia Luz e Força de Mococa: Concessão de Tarifa Reduzida – Baixa Renda. Concessão concedida para já cadastrados no baixa renda. Telefone 0800 77 44 480.

Tarifa Reduzida de Água e Esgoto

Sabesp: Cadastramento na Categoria Residencial Social. É possível solicitar a obtenção da tarifa diferencial social, pelo telefone 0800 19911, apenas para a região metropolitana de São Paulo.

Sabesp: Cadastramento na Categoria Residencial Favela. Solicitação para tarifa diferenciada referente à favela, apenas para a região metropolitana de São Paulo.

Agora basta entrar em contato com algum desses serviços e ter a sua tarifa reduzida.

Programa da SABESP Água de reuso

Para ajudar com a crise de falta de água em SP a SABESP criou o programa água de reuso que é conseguido através do tratamento de esgoto das residências, para ter reutilização em coisas que não precisam de água potável. Gerando assim uma maior quantidade nos reservatórios e não havendo a necessidade de aumentar as tarifas para o consumidor.

Como pode ser definida a crise hídrica?

É o reservatório de água doce que é utilizado para vários processos, esse fator é utilizado por empresas e outros lugares para determinar qual é o gasto mensal do estabelecimento, esse recurso pode ser útil para o consumidor poupar o máximo de água possível na hora do gasto.

É possível entrar ar na rede ocasionando um valor maior em minha tarifa de água?

Sim, apesar de acontecer alguns casos isolados apenas, isso é possível, em 2015 foi registrado 25 mil pedidos de reclamação sobre o problema, 500 imóveis foram visitados e 20 deles estavam com o problema.



 

Veja também

Comentários

nao estou conseguindo fazer o cadastro tarifa social, a minha conta ta vindo um absurdo vanderli gomes pereira // sao paulo
Boa Noite, a conta de energia eletrica virá na propria conta, mencionando que foi aprovado o desconto atraves do nis, e onde eu devo ir para cadastrar o desconto que virá na conta de agua.Agradeço desde já, Cidinha // são paulo
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio