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Tipos de Conhecimento: Teológico, Filosófico, Empírico e Científico

Análise crítica do Curso: Conhecimento, Saber e Ciência da Instituição Fundação Getúlio Vargas na modalidade Online

O curso Conhecimento, Saber e Ciência da Fundação Getúlio Vargas apresentou diversos temas relacionados ao estudo da ciência e do conhecimento de uma forma geral.Dentre os tópicos mostrados, vale destacar os seguintes: História da curiosidade do homem,  ciência, saber e conhecimento e tipos de conhecimento. Os tipos de conhecimentos estão divididos em quatro grupos:

Conhecimento teológico

Gerado por respostas a questões aparentemente inexplicáveis. É dogmático, pois sua aceitação depende de atos de fé. Não é terreno, pois sua revelação não depende do homem, mas de Deus. É sistemático, pois explica a origem, o significado, a finalidade e o destino do mundo como obra divina.

A sociedade ocidental, em sua maioria tem os ensinos da Bíblia Sagrada como o conhecimento teológico. Mesmo aqueles que não são assim chamados de “praticantes” devem reconhecer que a sociedade ocidental deve a Bíblia o que ela é. Isto se aplica por exemplo nas formulações das constituições dos países, nossa cultura, entre outros.

Conhecimento filosófico

Gerado pelo questionamento de nossa condição no universo. É abrangente, pois busca uma compreensão coerente da realidade, vista em sua totalidade. Não é verificável, pois, por serem incompatíveis com confirmação, seus postulados não podem ser refutados. É especulativo, pois, ao se basear na dedução que, por sua natureza, antecede à experiência prescinde de confirmação experimental.

A Grécia antiga é muito conhecida por seus importantes filósofos e suas contribuições para o desenvolvimento das gerações seguintes. A filosofia greco-romana foi muito importante para a sua época e faz muito barulho até hoje. Entre os principais filósofos da época temos: Pitágoras, Tales de Mileto, Heráclito, Zenão de Citio, Sócrates, Platão, Aristóteles, entre outros.

Conhecimento empírico

Tentativa de compreensão dos seres e dos fenômenos da realidade. É subjetivo, pois é gerado a partir das experiências de cada sujeito. É superficial, pois, sem buscar as causas dos fenômenos/eventos, pauta-se na aparência. É efêmero, pois, ao ser transmitido de geração em geração, vai sendo continuamente modificado.

Podemos chamar também de senso comum ou até de conhecimento popular. Quem, quando criança não aprendeu com seus pais ou pessoas próximas muitas coisas que hoje você sabe que não era bem assim. Eu, quando criança aprendi que misturar manga com leite era veneno. De onde veio esse conhecimento? Da ciência? Não. Da filosofia? Não. Da teologia? Também não.  É claro que este é um exemplo muito simples, mas serve para ilustrar.

Conhecimento científico

Gerado pela nossa necessidade de conhecer, compreender a natureza e o universo. Sistemático, pois, não registra apenas os fatos mas também a busca das causas que os determinam. Objetivo, pois, não se submete a argumentos de autoridade, mas apenas à evidência e à comprovação dos fatos.Efêmero, pois, por não serem definidas, suas verdades estão sempre ameaçadas de serem questionadas por novas verdades.

A ciência ocupa um lugar de grande destaque na sociedade contemporânea. Depois da revolução industrial, parece que a coisa ganhou fôlego e hoje podemos dizer que a ciência está a todo vapor. Embora, em muitos aspectos ela seja bastante questionável, não há como negar sua importância.

Conclusão

Confesso que  foi um curso muito bom e recomendo a todos. Ter essa visão da forma como obtemos o conhecimento é algo muito interessante e nos ajuda a compreender melhor as verdades que nos são apresentadas e como devemos tratá-las. O conhecimento é algo que lidamos a todo o momento e na maioria das vezes não nos damos conta que de alguma forma estamos usando o Conhecimento teológico, filosófico, empírico ou científico.

De fato, toda nossa compreensão de nós mesmos passa por alguns desses conhecimentos. Eu, como cristão, tenho o conhecimento teológico/bíblico como fundamento da minha existência e na Bíblia pauto a minha fé como revelação de Deus para a humanidade. Reconheço todas as formas, mas entendo que a filosofia e a ciência em especial trabalham com aquilo que Deus criou e as descobertas são permissões de Deus.



 

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