EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Tipos de email: pessoal, corporativo, spam e outros

Veja as diversas classificações atribuídas ao email, como classificação quanto ao objetivo de uso, quando a forma de acesso e quando a origem. Pessoal, corporativo, spam e outros

Acredito que o email seja talvez a segunda grande invenção na internet, a primeira é o link. As pessoas usam a internet para os mais diversos fins e para email. Enviar e receber mensagens são práticas comuns e tem sido usada para os mais diversos fins. Neste artigo me encarregarei de mostrar os tipos de emails existentes que pode ser observado quanto ao objetivo dele, quando à forma de acesso ou a origem do serviço.

Quanto ao objetivo

Se observarmos a motivação de uma pessoa ter um email é comum encontramos a definição de email pessoal, corporativo e acredite, email para receber spam.

Pessoal

Quando ele é usado por uma pessoa para seus próprios interesses. É uma conta particular onde idealmente a pessoa troca mensagens com amigos, parentes e com empresas para tratar de assuntos de interesse próprio. Geralmente são usados os tradicionais serviços de email como o Hotmail (agora Outlook), Gmail, Yahoo e outros para esse tipo de conta.

Corporativo

Corporativo é o nome usado para aquela conta que você usa na empresa para tratar de assuntos de interesse da empresa ou no contexto do seu trabalho. Este email não deve ser usado para fins pessoais. Neste caso o email geralmente está no domínio da empresa, exemplo: fulano@nomedaempresa.com.br

Email para Spam

Existem algumas recomendações, que são muito válidas por sinal, de que o ideal é você criar uma conta de email só para receber spam. Isto significa que quando você precisar usar seu email em locais supostamente complicados, você use essa conta para spam, assim você direciona para ela todo o lixo eletrônico.

Como locais complicados considere você fazer um comentário em um fórum e deixar seu email exposto, isto é isca para os spammers. Considere ainda sites que ficam enviando newsletter todos os dias, entre outros casos.

email correio eletrônico

Quanto a forma de acesso

Outra maneira de classificar o email é observarmos a forma de acesso a ele, neste caso veremos que ela pode ser feita via programa de email ou via web, webmail.

Via programas de email

Os principais programas para ler e enviar email são o Outllok Express, Windows Mail, Microsoft Outlook, Office Outlook, Eudora, Thunderbird, entre outros.

Webmail

Webmail é o nome dado ao email que você acessa via web, como exemplo considere e Gmail, Hotmail (agora Outlook), Yahoo, entre outros. Embora seja possível  ler e enviar emails dessas contas em programas, como os citados anteriormente, mas normalmente o acesso a eles é costumeiramente web.

Quanto a origem

Por fim podemos classificar o email quanto a origem. Neste caso há a possibilidade de ser de um domínio próprio ou através de um serviço especializado em emails.

Domínio próprio

O termo domínio é usado para descrever o endereço de um site qualquer.  luis.blog.br é um domínio, uol.com.br, Brasil.gov.br e assim por diante. Em todos esses casos é possível ter múltiplos emails associados a cada domínio. Então sua empresa poderia usar o domínio dela e criar um email para cada funcionário, por exemplo.

Serviços de email

Já as contas obtidas através dos serviços de emails são aqueles casos onde você usa um domínio desses serviços, como gmail, Yahoo, Hotmail (agora Outlook), etc.

Veja este vídeo de uma matéria do Jornal da Record sobre o inicio do email ou correio eletrônico no Brasil:



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio