TRT-BA 05 | Como Consultar Processos no Tribunal do Trabalho da BA

Dica de como consultar processos trabalhistas das varas de Salvador, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Barreiras, Porto Seguro e outras varas do trabalho.

Usuários do estado da Bahia poderão consultar processos trabalhistas no TRT-05 da BA. O serviço de consulta de processos é uma alternativa viável para acompanhamento de processos tanto por advogados como pelas partes envolvidas em ações judiciais trabalhistas.

O endereço do TRT-BA é: http://www.trt5.jus.br/

Depois de acessar o site veja na parte superior da tela a opção para consulta e processo. Você deverá informar o número do processo como mostrado na figura abaixo:

processo trabalhista vara trabalho

Observação: normalmente a linguagem empregada nos históricos dos processos é bastante jurídica o que dificulta a compreensão por parte de muitos usuários não habituados com a linguagem jurídica. Ainda assim é possível compreender o andamento dos mesmos.

Lembrando que apenas as partes envolvidas podem ter acesso aos processos. Eles são estão abertos a qualquer pessoa consultar.

Dá para saber o valor do processo na consulta pelo site?

Não. Existem muitos detalhes do processo que não são disponibilizados na consulta pelo site, isto inclui o valor. Até porque, enquanto o processo está em andamento significa que o juiz ainda não determinou o valor a ser pago, se é que existe algum valor a ser pago.

Varas do Trabalho e Jurisdições

Ao consultar um processo no TRT da Bahia, você estará consultando ações que tiveram origem em uma das varas do trabalho no estado da Bahia que são das seguintes cidades:

  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Bom Jesus da Lapa
  • Brumado
  • Camaçari
  • Candeias
  • Conceição do Coité
  • Cruz das Almas
  • Euclides da Cunha
  • Eunápolis
  • Feira de Santana
  • Guanambi
  • Ilhéus
  • Itaberaba
  • Ipiaú
  • Itabuna
  • Itamaraju
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Jacobina
  • Jequié
  • Juazeiro
  • Porto Seguro
  • Paulo Afonso
  • Senhor do Bonfim
  • Salvador
  • Simões Filho
  • Santo Amaro
  • Santo Antônio de Jesus
  • Teixeira de Freitas
  • Valença
  • Vitória da Conquista

Como entender o resultado da Consulta

Uma das dificuldades de acompanhar os processos trabalhistas pela internet é o fato que as informações disponíveis do processo estarem em linguagem jurídica. Esta linguagem está repleta de termos jurídicos, muitos desconhecidos pela maioria das pessoas. Termos como Acórdão, carta precatória, embargos, dissídio individual e coletivo, medida cautelar, precedente normativo, entre outros são comuns no meio jurídico.

Veja alguns termos que pode aparecer no seu processo e a explicação deles:

ACÓRDÃO: Peça escrita que contém o resultado de julgamento proferido por um colegiado, isto é, por um grupo de juízes (TRT) ou ministros (TST). Compõem-se de três partes: relatório (exposição geral sobre o assunto julgado); voto (fundamentação da decisão tomada) e dispositivo (a decisão propriamente dita). Diz-se acórdão porque a decisão resulta de uma concordância (total ou parcial) entre os membros do colegiado. Nos casos de dissídios coletivos, os acórdãos também são chamados de sentença normativa.

EMBARGOS: Recurso oposto contra decisão do TST que contenha divergência de interpretação, afronta à lei, pontos considerados pouco claros (embargos declaratórios) ou quando ela não seja unânime.

CARTA PRECATÓRIA: Documento expedido de um Juiz para outro, de igual categoria funcional, porém situado em jurisdição diversa, através do qual é solicitado o cumprimento de diligência ou outro ato processual, que só pode ser praticado no local solicitado.

RELATOR: Ministro ou Juiz a quem compete examinar o processo e resumi-lo num relatório, que servirá de base para o julgamento. O Relator é designado por sorteio e tem prazo de 30 dias para examinar o processo e encaminhá-lo ao Revisor.

TRANSITO EM JULGADO: Decisão judicial, de qualquer instância, contra a qual não tenha sido apresentado recurso dentro do prazo legal. Nesse caso, dá-se o trânsito em julgado, e a decisão pode ser executada.

O TRT 05 disponibiliza um glossário com os principais termos que poderão constar em seu processo. Assim você poderá compreender melhor o histórico da conslta de processo trabalhista. O link do glossário é: http://www.trt5.jus.br/default.asp?pagina=glossarioJuridico

TRT 05 no Twitter

Quem quiser acompanhar as principais notícias e acontecimentos relativos à justiça trabalhista e ao Tribunal do Trabalho na Bahia poderá fazê-lo seguindo o TRT 05 no Twitter pelo seguinte endereço: http://twitter.com/#!/TRT5Bahia

Você poderá seguir também o Conselho Nacional de Justiça no Facebook, pelo seguinte endereço: http://www.facebook.com/conselhonacionaldejustica

No site do TRT BA você encontrará ainda muitas outras informações pertinentes a esfera trabalhista.

Algumas perguntas:

Não conseguir acessar meu processo pela internet, O que fazer?

Se você tem um advogado constituído, deverá procurá-lo para que o mesmo possa ter acesso aos autos do processo e buscar a informação que você precisa. Se não tem, deverá procurar a vara do trabalho onde o processo teve origem para fazer uma consulta.

Posso pedir as informações do meu processo pelo telefone?

Não. Normalmente as varas do trabalho, bem como o próprio tribunal não fornece detalhes de processos por telefone. Lembre-se que há muitas informações que são sigilosas e é precisa saber que está pedindo esses dados, logo a identificação pessoal se fará necessária.

Quanto tempo leva para a conclusão de um processo trabalhista?

Varia muito, mas ele poderá arrastar-se por décadas. A justiça brasileira como um todo está muito sobrecarregada e cada processo precisa ser analisado muitas vezes, solicitar provas, pedir documentos, fazer audiências, entre outros. Tudo isso tem prazos e como diz o ditado popular: “a coisa só acaba quando termina”.


 

Veja também:




// Comentários

MARCOS SILVA DE JESUS // salvador .ba // 05/07/2010 15:31:00

quero saber como esta meu processo

jose roberto tavares bomfim // Camaçari BA // 20/07/2010 14:05:00

Ja tem nove anos e nao recebi aquestao trabalhista

paulo de Alcântara Brito // Salvador/bahia // 03/08/2010 10:54:00

Tenho um processo trabalhista deste 27/07/1998 está aquardando no arquivo geral 14/11/2006 a reclamação foi a meu favor.

Qual o andamento final.

Atenciosamente,

Paulo

PAULO EVARISTO BARBOSA // LAURO DE FREITAS // 03/08/2010 20:46:00

QUERO SABER COMO ANDA MEU PROCESSO.

Hildeci Bispo dos Santos // Candeias // 06/09/2010 16:34:00

ISSO E O BRASIL.

joarez antonio miranda // salvador ba // 07/09/2010 20:17:00

quero saber se ainda existe este processo

jose gregorio dias // ssa ba. // 13/09/2010 19:19:00

gostaria de saber quando ira sair a sentença, ou melhor dizendo o parecer final. do meu processo, sem mais.

// // 20/09/2010 15:56:00

Jamerson santos da silva // salvador Ba // 26/09/2010 21:04:00

Gostaria de saber porque toda vez que a justiça manda notificaçôes sempre falar que foi devolvida e porque ainda nâo recebir nenhum dinheiro ja que a causa foi setenciada a meu favor

Jamerson santos da silva // salvador Ba // 26/09/2010 21:04:00

Gostaria de saber porque toda vez que a justiça manda notificaçôes sempre falar que foi devolvida e porque ainda nâo recebir nenhum dinheiro ja que a causa foi setenciada a meu favor

Abetino Novais Ribeiro Marinho // Brumado Bahia // 05/10/2010 22:02:00

Eu gostaria de saber como anda o meu processo e se a Empresa poden renovar o contrato com processo na justiça porque esta empresa presta serviço para coelba e meu processo e 2006

Deija Regina Mendes Alves // salvador // 20/10/2010 22:24:00

Porque demora tanto para finalizar um processo? Pois tenho uma queatão trabalhista desde de 1996,que foi dado ganho de causa a mim em 12/06/1997 e até hoje nem pensamento vejo o fim disso.

MARIA CLARA CARDOSO BORGES // SALVADOR // 23/10/2010 00:30:00

Tenho um processo trabalhista com sentença favoravél em alguns itens, não todos ,lógico por conta da impunidade e espertez de malandros advogados mentirosos,atores.O processo é contra a Farmácia AINARA situada à rua varzéa de Santo Antônio s/ nº caminho das Árvores Salvador Bahia.cnpj-00.073.313/0001-70.

Por favor providencíe alguma coisa estou muito precisando.

Renato Mota de Jesus // Crus das almas // 23/10/2010 23:39:00

preciso urgente de minha carteira de trabalho,o TRT tem q me enviar urgente para o sac de Crus das aAmas,

luis gerson dos santos // lauro de freitas // 26/10/2010 22:24:00

EU TENHO PROCESSO PRECISO TE RESPOSTA SOBRE ELE OBRIGADO.

Silas Buscioli Martins // Ribeirão Preto // 29/10/2010 19:36:00

Mudei de cidade, residia anteriormente em Sta.Cruz Cabrália/BA, minha unica forma de consulta era através do site www.trt5.jus.br, mas há dias que não consigo acessar. O site mudou ou está "fora-do-ar"??

Adilson santiago de lima // Salvador // 29/10/2010 23:42:00

Consuta

daniel vitor // salvador // 30/10/2010 14:38:00

O site do TRT-BA esta com problemas a Dias que não consigo visualizar o meu processo, o que sera que esta aconteçendo ?

ailton alves de araujo // Salavdor // 02/11/2010 22:15:00

O site do TRT05-Ba está com problemas? Pois, não consigo acessar o meu processo já faz bastante tempo.

sergio moreira // valença ba // 30/11/2010 23:47:00

estou ha dias buscando informaçoes do meu processo e nao consigo nada no site trto5-ba.o que é isso?em todos os outros estados conseguimos acessar menos na baeeeeeeeeeea

ulisses lopes de oliveira // itabuna ba // 21/01/2011 10:56:00

Por gentileza tenho um processo desde 2000, queria saber informações sobre o mesmo,pois já foi feito a solicitação de sequestro. tenho chances de receber ainda esse ano????

evanildo de jesus // catu bahia // 26/01/2011 17:15:00

processo montril

Cláudio Mendes dos Santos // Catu-Ba // 07/02/2011 17:06:00

Porque o processo que tenho contra a Petrobras/Montril que já foi ganho e não vejo o dinheiro sair? Que lentidão das justiça, já faz quase 06 anos os processos.

reinaldo santos teixeira // simoes filho ba // 11/04/2011 10:24:00

quero saber o que significa autos devolvidos com petiçao este e meu proceso trabalhista quero saber com urgencia meu advogado esta querendo min da um toco galera quem pode min informa ai por favor urgente

meu nome e renaldo santos teixeira meu proceso trabalhista e de simoes filho na ba

cláudio assis silva // salvador // 12/04/2011 15:13:00

Infelizmente não podemos contar com a rapidez do nosso sistema judiciário trabalhista aqui em salvador:1º porque a lentidão e a morosidade desses funcionários impedem que o processo ande;2º porque o sistema nunca oferece uma boa consulta, sempre está indisponível e 3º, funcionários recebem uma fortuna para não fazerem nada..QUE VERGONHA!!!!!!!!SÓ PODERIA SEA A Bahia mesmo!!

Samuel Bispo // Salvador // 27/04/2011 10:59:00

Não estou conseguindo visualizar o andamento do meu processo, digito a numeração antiga e a mesma não consegue abrir oa pagína.Gostaria de saber se este processo continua em andamento ou já foi arquivado; porque o meu advogado nem me liga pára dizer como está o andamento 02585

jamerson dos santos silva carvalho // salvador-ba // 03/05/2011 12:39:00

ja tem 2meses e uns dias q saiu a sentessa to no prejuizo pq to sem baixa na carteira e nem posso assinar com problema mao por causa de um acidente de trab me der sujeistoes e resposta sobre a minha causa q ja acabou moro de aluguel pq demora tanto assim? quero adiantamento na causa .blz

Dione Silva de Magalhães Ramos // Ilhéus-Bahia // 15/05/2011 15:50:00

Estou esperando o TRT 5a. Região de Salvador-Bahia, divulgar a lista dos precatórios liberados para pagamento pelo Governo do Estado da Bahia no orçamento do Estado desse ano de 2011. Urgente!!!!! Já demorou por demais!! São 18, 20, 30 anos para a justiça decidir!!

Juliana // Candeal-ba // 30/08/2011 17:46:00

Meu processo desde 2007 está em prtecatório e o advogado simplesmente deesapareceu. Como proceder?

Daniel // São paulo // 16/03/2012 00:28:00

Daniela muito pempo eu tive uma causa trabalista.e agora eu fiquei sabendo que tem pesssoas que tem direitos a receber ainda alguama coisa como posso saber se meu nome esta entre os que tem direio

israel // itabuna // 18/09/2012 19:25:00

tenho um processo na justiça comun como eu faço para manterme informado sobre a centeça,estou tentano saber como estar o andamento mais não consigo, eu dei entrada no trt depois ele foi para justiça comun,desde então não concegui mais aconpanha-lo.

MAMOEL VIEIRA ARRUDA // GUARATINGA BAHIA // 25/09/2012 09:31:00

TENHO UM PROSSESO NA JUSTIÇA DO TRABALHO A 04 ANOS E POUCO O PRESISSO SABER QUAL O ANDAMEMTO DESTE PROSESSO POIS SEMPRE LIGO E NAõ TENHO UMA INFORMAÇAO CORRETA

anderson // salvador // 22/10/2012 21:55:00

gostaria de saber como faço para consultar o meu processo, pois, perdi o número do mesmo.

guilhermina santos carvalho // araci // 27/10/2012 15:08:00

gostaria de perdir o número do meu proceso e consultar o andamento do mesmo

Raimunda santos // Catu // 22/11/2012 19:05:00

Meu pai tem um processo ganho ha 22anos e nunca recebeu nada ate hoje o dono nao foi encotrado

givalda dos santos silva // SãO PAULO // 27/02/2013 18:49:00

quero consultar meu processo trt 05 que não consigo consultar como fazer..

maria elza da conceicao santana // satiro dias // 15/03/2013 20:48:00

eu toou de acordo desta pagina quer ququal coisa eu soou responsavel pela esta pagina

Aelson Oliveira da Silva // Praia do Forte-Mata de São João-ba // 07/04/2013 13:07:00

GOSTARIA DE SABER,SE O MOTORISTA DE AMBULANCIA QUE MORA HÁ 12 KM DE SUA RESIDENCIA E DANDO UM PLANTÃO DE 24 HORAS COM UMA FOLGA DE 24 HORAS É LEGAL? E SE TEM DIREITO AO ALMOÇO.

Antonio cezar bispo dos santos // Salvador // 06/06/2013 08:15:00

só o senhor jesus pode dar força para todos os juizes das varas do trabalhos e julgar os processos que estão lá.Obrigado DEUS abençõe todos vocês.





 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus