EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Universidade a distancia gratuita - Guia da Educação

Preparei um guia da educação superior com as informações e dicas para quem deseja estudar gratuitamente e a distância em uma universidade federal no Brasil.

A universidade é um conjunto de escolas, as vezes chamadas de faculdades, com o objetivo de oferecer cursos de formação superior aos interessados e que apresentem as qualificações mínimas necessárias para o ingresso e realização da graduação. No Brasil e no mundo a universidade tem sido um importante instrumento no ensino, pesquisa e extensão. Muitos produtos, serviços ou inovações que temos acesso foram criados em universidades. Neste guia da educação, falaremos sobre a universidade gratuita no Brasil e agora também a distância.

Universidade gratuita versus paga

No ocorria e ainda ocorre uma estranha inversão de posição quando um estudante sai do ensino médio e vai para a universidade, ou seja, aqueles que estudaram no ensino médio em escolas particulares normalmente vão para as universidades públicas e gratuitas, já os que estudam na escola pública quando vão para as universidades geralmente vão para as particulares ou pagas. Mas porque ocorre isso?

A leitura que se faz deste quadro é que a educação básica (do infantil o médio) é melhor nas escolas particulares e o ensino superior é melhor nas públicas. Com isso, quem estudou nas escolas estaduais no ensino médio acaba não tendo estrutura para concorrer com o pessoal dos cursinhos e das escolas privadas e acabam tendo de pagar o curso superior.

Com a lei nº 12.711/2012 que entrou em vigou já em 2013, talvez este quadro melhore um pouco, esta lei ficou conhecida com a lei de cotas que estabelece um mínimo de alunos da escola pública nas universidades públicas federais. Para entender melhor leia o artigo: Cotas de 50% para alunos das escolas públicas nas universidades federais.

Universidade gratuita a distância

Através de um programa conhecido como Universidade Aberta no Brasil o Ministério da Educação abriu caminho para levar a universidade gratuita também à educação a distância. Primeiro foi feito um piloto com o curso de administração e depois outros cursos foram sendo inseridos de forma que hoje há uma boa quantidade de cursos superiores em universidades públicas federais sendo oferecidos na modalidade EAD.

Veja abaixo um vídeo sobre a Universidade Aberta no Brasil.

Como funciona a universidade gratuita a distância?

As universidades federais disponibilizam alguns de seus cursos para serem oferecidos no modelo EAD, a universidade credencia polos de educação a distância em várias cidades onde ocorre as aulas presenciais, geralmente uma vez por semana.

O que eu uma pessoa precisa fazer para estudar nessas universidades a distância?

Primeiro você precisa acessar o site da das universidades federais e verificar a data, locais e demais condições para o vestibular. Atente que o vestibular para os cursos presenciais é diferente dos cursos a distância. Você precisa escolher o vestibular dos cursos a distância. Quando disponível, faça a inscrição e espere o resultado. Se você for aprovado, parabéns, você irá estudar a distância em uma universidade gratuita do governo federal.

As universidades estaduais também têm cursos a distância?

Sim. No texto acima foi mostrado o exemplo das federais, mas o modelo EAD está presente em todas as estruturas educacionais do país. Veja neste link o exemplo da USP, UNESP e Unicamp em São Paulo.



 

Veja também

Comentários

sou professora da rede municipal de belo horizonte e ocmo faço para entrar na uab? ROGÉRIA VILANOVA NOVAES FONSECA // belo horizonte
© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio