Universidade Virtual de São Paulo: Cursos gratuitos e a Distância

Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo oferece diversos cursos a distância. Conheça este programa e saiba como fazer um curso gratuito e a distância.

Em 2008 o Governo de São Paulo anunciou que seria criado a Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Aproveitando o momento de crescimento da educação a distância no Brasil. Sem dúvida nenhuma foi uma iniciativa bastante interessante e dá um baita crédito no modelo de educação à distância. A Univesp já está funcionando e é um esforço da Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo com as universidades estaduais paulistas - USP, Unesp e Unicamp- e com o Centro Paula Souza, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), da Fundação do Desenvolvimento Administrativo Paulista (FUNDAP) e da Fundação Padre Anchieta (FPA).

Como funciona a Universidade Virtual de SP?

As universidades envolvidas são responsáveis pelo desenvolvimento dos cursos, do processo de seleção dos alunos e a avaliação dos alunos, enquanto que a TV Univesp é dedicada a oferecer uma programação com conteúdo de apoio aos cursos. A TV Univesp funciona no canal 2.2 da multiprogramação da TV Cultura de São Paulo, mas toda a programação está disponível no site Univesp TV.

Quais os cursos oferecidos

Por enquanto a grade de cursos é bem enxuta e tem foco em educação. Acredito que novos cursos serão disponibilizados. Atualmente (novembro de 2011), estão disponíveis os seguintes cursos:

  • Curso de Licenciatura em Ciências
  • Curso de Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola
  • Curso de Especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola
  • Curso de Pedagogia
  • Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais
  • Curso Extracurricular de Inglês Básico
  • Curso Extracurricular de Espanhol Básico

Vestibular e inscrições para os cursos

As universidades envolvidas farão o processo de seleção, aplicando exames de seleção para os cursos disponíveis. Os cursos de graduação terão vestibular normal, já os cursos de especialização a seleção levará em conta as particularidades do mesmo.

Os cursos são gratuitos e a distância

Assim como ocorre nas universidades públicas envolvidas (USP, Unesp e Unicamp), todos os cursos da Universidade Virtual de São Paulo serão gratuitas. Além de gratuitos os cursos são oferecidos na modalidade EAD – Educação a distância, seguindo o modelo semipresencial com encontros presenciais semanalmente nos polos de apoio e o restante das aulas serão feitas a distância usando recursos de vídeo-aula e outros recursos digitais.

Revista Pre-Univesp

A revista Pre-Univesp é uma revista digital com foco no estudante pré-universitário, com artigos temáticos, entrevistas, infográficos, vídeos e outros recursos com conteúdo direcionado ao pré-universitário.

Um projeto similar a este é o UAB - Universidade Aberta do Brasil, criado pelo governo federal e em parceria com as universidades federais. Com esses dois programas de iniciativa pública, espera-se que a modalidade de educação a distância venha amadurecer, beneficiando aqueles que desejam fazer faculdade a distância e gratuita.

Conheça a Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Dúvidas respondidas

Veja abaixo algumas dúvidas de usuários que foram respondidads.


A Univesp é reconhecida pelo MEC

Gostaria de saber qual o procedimento para fazer matricula numa faculdade à distancia e gratuita,pois, não possuo condiçoes de pagar uma. Meu sonho é fazer de MATEMÁTICA que seje reconhecida pelo MEC, pois ja ouvi falar de faculdade que não são reconhecida.... desde ja grata pela atenção

Ieda Maria Beltrame Neves // Santo André/ São Paulo

Como explicado acima, a Univesp é formada pelas três principais universidades de São Paulo e naturalmente não só são reconhecidas pelo MEC, como reconhecidas por toda a sociedade como as melhores universidades do Brasil.

Agora, quanto ao curso desejado, recomendo que leia novamente o texto acima.

luis.blog.br

Curso de administração

gostaria de saber se posso fazr faculdade gratis de administração.

elizeth // marituba

Conforme explicado no texto, a proposta da Univesp, pelo menos por enquanto, é educacional, ou seja, os cursos são mais voltados para a formação de professores ou especialização desses e ainda para conteúdos educacionais. O que não inclui administração. Mas, pode ser que em breve haja uma expansão no oferta de cursos. Vamos aguardar.

luis.blog.br

É só para professores?

gostaria de saber se será só p professores ou qulaquer pessoa poder fazer?

neyla // são paulo

A Univesp não informou de forma clara se os cursos são apenas para professores, mas acredito que não. O que acontece é que os cursos em si são direcionado a professores e com isso fica claro que a intenção é focar nos professores, não que sejam exclusivos para eles.

luis.blog.br

Período de inscrições

Olá Luís,desejo saber quando vai começar as inscrições para a faculdade gratuita e on line, e quais serão os procedimentos para que seja efetuada a matricula.Obrigada.Abraços.

Siméia Alessandra Custódio Hummel // Catanduva/São Paulo/ Brasil

Como já explicado acima, o vestibular é feito nas universidades USP, Unesp e Unicamp, portanto a inscrição deve ser feita diretamente nessas universidades.

luis.blog.br

 

Veja também:




// Comentários

aldenice // são paulo // 15/01/2009 16:41:00

Só uma dúvida os professores das c.e.i de São Paulo poderá fazer essa faculdade já q na carteira está como adi e não como professores?

elisangela apqrecida roque // São paulo // 03/02/2009 11:28:00

gostaria de entra na faculadade mas ñ tenho como pagar .

fabiana alves // são paulo // 04/03/2009 16:36:00

quando vai começar a faculdade e se os professores q concluiram o ensino médio vão poder fazer mesmo ñ estando exercendo a profissão por favor respondam-me.

MARIA APARECIDA MOREIRA SCABORA // ASSIS/sp // 20/06/2009 15:18:00

TENHO 50 ANOS GOSTARIA DE SABER SE DARIA PARA FAZER FACULDADE GRATUITA , ONLINE, GOSTARIA DE FAZER DE ASSISTENTE SOCIAL MEU SONHO, ENTAO GOSTARIA QUE ME INFORMASSE, QUAL SITE QUE TENHO QUE ME CADASTRAR OBRIGADA AGUARDO RESPOSTA

yllen maria fraga moreira fiedler // são paulo // 29/07/2009 17:51:00

estou procurando faz tempo uma faculdade de pedagogia pela internet de graça e hoje achei só q preciso saber como fazer para começar logo tenho 49 anos e preciso ser rapida

fernando junior // sao paulo // 26/11/2009 20:23:00

gostaria de participar da faculdade virtual vi on line gratuita e gostaria de saber quando e como começar.

ARCELIA // MAPUTO/OCAMBIQUE // 09/12/2009 11:27:00

SERA SO PARA CIDADAOS BRASILEIROS. SE NAO COMO OS MOCAMBICANOS DEVEM FAZER?





 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus