EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Universidades UFFS e UFSC. Vestibular, cursos e EAD nas Federais de SC

Conheça as informações das universidades: Federal da Fronteira do e Federal de Santa Catarina. Cursos, vestibulares e outras informações.

Vestibular

Hoje em dia o mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais dinâmicos. Solicitando indivíduos com formação mais sólida, com experiência ou cursos de qualidade focando em resultados e competências. Levando em consideração o tempo atual, corporativo e exigente, o mundo capitalista e globalizado não aceita mais amadores diante de tanto desenvolvimento tecnológico.

Diante desta situação a importância de um curso numa instituição de ensino de qualidade é fundamental para garantir e conquistar uma carreira de sucesso. É importante salientar que antes de escolher uma faculdade, uma universidade, deve-se pesquisar sua história, suas metas, sua missão, sua posição no mundo educacional. E se for possível fazer uma visita, conhecer todos os profissionais envolvidos, pesquisar o currículo do curso e o seu peso no mercado a curto e em longo prazo. Isto também pode ser feito pela internet. Há muitos sites e redes sociais relacionados com o assunto.

Não é interessante buscar uma universidade apenas para ter um diploma, mas sim para adquirir crescimento, conhecimento, evolução, ética profissional, compromisso com a carreira e consigo mesmo. Buscar um desenvolvimento pessoal para que se possa refletir se a escolha vai ser viável em relação às suas necessidades, ou será apenas uma utopia profissional, num mundo globalizado onde a profissão estará quase em extinção.

UFFS

A Universidade Federal da Fronteira do Sul é uma instituição de ensino superior pública com três anos de mercado. Desde sua inauguração a UFFS conta atualmente com 33 cursos, com uma média anual de alunos com 42 turmas. A UFFS espera contar com 10 mil alunos nos próximos cinco anos.

O desejo de criar uma universidade na massoregião fronteira do MERCOSUL era antiga, mas somente no ano de 2005 com apoio de diversas entidades, ONGs, igrejas e movimentos sociais conseguiu-se criar o Movimento Pró Universidade Federal, dando origem à UFFS, com a data oficial de início do projeto em 29 março de 2006.

A UFFS tem um processo seletivo apenas uma vez ao ano. Para se inscrever é necessário o interessado prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e com a nota se entrar no processo seletivo desta instituição. A nota no ENEM é fundamental como também se o aluno vier de uma escola pública, pois este receberá bônus de acordo com os anos estudados no ensino médio.

Há outras formas de entrar na UFFS: transferência ou pelas modalidades aluno-ouvinte, aluno especial ou graduado devendo acompanhar pelo site da universidade. Todas as portarias dessas modalidades são publicadas devendo estar atento às comunicações do site:

http://www.uffs.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=90&Itemid=822

UFSC

Mais exatamente na cidade de Florianópolis está localizada uma das principais Universidade latino Americana de Pesquisa e a terceira Universidade maior do Brasil. Com sua localização no bairro Trindade, a Universidade oferece 88 cursos de Pós Graduação em sentido amplo e 83 Cursos de Graduação e 81 em sentido estrito.

Com os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle, Engenharia Sanitária, Engenharia Elétrica e Odontologia fizeram com que a Universidade ficasse conhecida Internacionalmente pela qualidade oferecida

O Campus é organizado nos 11 centros de Educação, que são divididos por área de estudo, e os Centro de Educação Divididos por Departamentos.

O Departamento maior de Engenharia Mecânica com dois cursos de Graduação, Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais com 10 cursos de graduação, sete de engenharia Mecânica e três de Engenharia de Materiais, sendo o mais antigo o Centro de Ciências Jurídicas   

Cursos de EAD na UFSC

Como um grande número de pessoas que não podiam realizar um estudo na maneira tradicional surgiu então a modalidade ensino à distância.

A Universidade Federal de Santa Catarina está atuando como núcleo de produção de conhecimento sobre Educação a Distância desde 1995, com ações ligadas a ensino, pesquisa e extensão. Em 1995/1996 foram qualificados trabalhadores de duas mil empresas. Em 2004 a Universidade Federal de Santa Catarina lançou a Secretaria de Educação a Distância (SEAD) e já foram ofertados mais de 80 mil vagas em cursos de capacitação e extensão a distancia.  

A maioria dos cursos é de extensão universitária, após conclusão os alunos recebem certificado de extensão universitária emitido pela UFSC

Abaixo a relação de Cursos EAD:

Graduação - UAB 
Administração, Administração Pública, Biologia, Ciência Contábeis, Ciência Econômica, Filosofia, Física, Letras Espanhol, Letras-Inglês, Letras Português, Matemática

Graduação - Pro Licen
Física SC, Letras Libras, Matemática MA, Matemática SC.

Especialização - UAB
Controle da Gestão Pública, Controle Da Gestão Pública Municipal, Especialização em Gestão Pública, Especialização em Gestão Pública Municipal, Estudo da Tradução, Formação de Professores de Matemática, Gestão de Bibliotecas Escolares.

Especialização – UNA – SUS 
Gestão de Assistência Farmacêutica, Saúde da Família, linhas de cuidado em Enfermagem.

Especialização  
Especialização MTM, Especialização em Gestão em Saúde, Enfermagem Oncológica em Sistema de Redes.

Extensão - UAB
Diversidade e Cidadania, Educação integral e integrada, Educação de Jovens Adultos, Gênero e Diversidade na Escola.

 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio