EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA / UTILIDADE PÚBLICA

Vagas ofertas pelo SISU, nota de corte, resultado e matrícula

Veja as vagas de bolsas de estudos oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU do Ministério da Educação.

O SISU – Sistema de Seleção Unificada é um programa de oferta de bolsas de estudos em instituições públicas de ensino superior para os inúmeros cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento, uma iniciativa do Ministério da Educação-MEC que vem a cada ano proporcionando várias ações e projetos voltados a educação facilitada para toda a população, com o SISU a intenção não foi diferente desde a criação do programa ele vem atendendo a uma quantidade parte dos estudantes, dando a eles a oportunidade de realizar um curso de graduação gratuitamente. A seleção dos candidatos é realizada uma vez a cada ano. Confira abaixo algumas informações importantes para os candidatos que pretendem se inscrever.

Vagas oferecidas

As inúmeras vagas oferecidas pelo SISU são direcionadas a todo o cidadão que tenha realizado o Enem no ano anterior ao da inscrição, podendo então se inscrever e concorrer a uma bolsa de estudos no curso de graduação que deseja realizar, podendo ao realizar a inscrição escolher em iniciar no primeiro ou no segundo semestre do ano, o sistema informará ao candidato a quantidade de vagas de determinado curso em cada semestre, aumentado as possibilidades de ser selecionado.

O SISU oferecerá apenas bolsas de estudos para curso presenciais a modalidade EAD não está inclusa. É importante saber ainda que muitas das instituições parceira do SISU possui uma oferta de parte das vagas dos cursos às políticas afirmativas, isto é, para candidatos que declararem afrodescendentes, indígenas, egressos de escolas públicas entre outros tipos de cotas, que aumentará as chances do candidato em que ao escolher durante a inscrição por concorrer por essa opção de cotas ele automaticamente estará concorrendo apenas com os candidatos que realizaram a mesma escolha e que será selecionado aquele que obteve a maior nota no Enem, lembrando ser necessário a comprovação das informações dadas.

A Seleção dos Candidatos

A seleção dos candidatos a vagas ofertadas é realizada tomando por base a nota que os candidatos conseguiram atingir no Enem, dito isto saiba que a nota de corte do curso é definida a partir da inscrição de cada candidato em que dentre as inscrições realizadas a última menor é definida como a nota mínima necessária para concorrer em determinado curso, por isso todos os dias o SISU realiza uma atualização da nota de corte de todos os cursos o que facilita aos candidatos a modificarem suas opções e terem mais chances de conseguirem uma vaga.

Após o término do prazo de inscrição alguns dias depois são divulgados o resultado dos classificados no SISU podendo ser conferido no site do MEC ou então pelo telefone 0800-616161. Existe a possibilidade de um ou mais candidatos ficarem empatados o SISU utiliza dos seguintes critérios de desempate:

  • Maior nota obtida na redação;
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Assim após ter conferido a sua classificação à vaga oferecida pelo SISU restará apenas a realização da matrícula que deverá ser realizada o mais rápido pelo candidato, pois é estipulado um prazo para a realização da matricula junto a instituição escolhida, em que o candidato deverá confirmar a ocupação da vaga e ainda comprovar alguns dados, feito isto é só aguarda o inicio das aulas.

Informações de: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas



 

Veja também

Comentários

© 2008-2017 | LUIS.BLOG.BR | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio