Vale a pena comprar um netbook. notebook ou tablet?

Veja esta análise sobre a compra e uso de dispositivos móveis. Camparação entre notebook, netbook e tablet, como o iPad e o Samsumg Galaxy Tab. Confira o artigo.

Tudo começou com um passeio no shopping. Vitrine aqui, vitrine ali e derrepente minha esposa estava encantada com uma maquininha. Sim, era um netbook. No primeiro momento algumas explicações sobre as diferenças do netbook para o notebook e depois uma avaliação mais séria, tanto do equipamento como do bolso, afinal, percebi que ia ter de levar um mesmo.

O netbook encanta por seu tamanho, mobilidade, entre outros. Acho que foi nisso que ela pensou. Poder levar para a faculdade e o trabalho sem muito esforço, sem sequer ser percebida de que está portando um computador.

Comprei o netbook dias depois no site da Americanas e depois de usá-lo por alguns dias concluí que foi uma boa compra. Então, fiz a seguinte pergunta: Vale a pena comprar um netbook, notebook ou tablet?

Para aqueles que estão em dúvida, creio que poderei ajudá-los com facilidade, pois, me parece que os papeis de cada um estão bem desenhados e distintos. Segue minhas impressões e observações sobre netbook, notebook e tablet.

Netbook

Pequeno, leve, compacto, fácil de transportar. Do ponto de vista físico, creio que essas são as vantagens.

Os recursos não são menores, para se ter uma idéia o netbook que comprei tem 2GB de RAM e HD de 320 GB, isto é o mesmo que o meu PC. Embora o processador seja mais light, mas ele responde bem e roda tudo como um PC doméstico: Windows 7, Office, Internet Explorer 8, etc.

Escolhi uma máquina com o sistema operacional Windows 7. Isto é importante, pois percebi que a maioria estão disponíveis com o Windows XP, que embora eu não tenha nada contra o XP, mais creio que a decisão pelo Windows 7 é mais acertada por se tratar de um sistema recente e mais robusto.

Como ponto fraco percebi o mouse não responde legal e é muito sensível, causando muito acidente. Minha esposa diz que é falta de costume, eu penso que um mouse externo resolve o problema.

O teclado é ótimo e a tela de 10 polegadas é muito boa.

Minha conclusão é que o netbook pode ser útil para uso doméstico.

Notebook

O notebook é indicado para uso corporativo ou usuários que tenha uma exigência maior da máquina. Rodar filmes, jogos e aplicações mais pesadas.

Conta a favor do notebook também um processador mais robusto e uma tela maior.

Se vale a pena comprar um netbook ou um notebook, eu compraria ainda um notebook, analisando o meu perfil, mas vejo que no caso da minha esposa o netbook seria a configuração ideal.

Tablet

O tablet é a bola da vez em termos de tecnologia, está na moda ter um dispositivo desses. Os dois modelos que tenho mais visto por ai são o iPad da Apple e o Samsumg Galaxy Tab. O primeiro é badalado e tem todo o know how da Apple investido nele e foi uma das últimas cartadas do falecido Steve Jobs. O segundo não tem todo o glamour do iPad, mas é bom, roda Android e tem aplicativos e funcionalidades muito parecidos com o tablet da Apple.

Já fui tentado a comprar um deles, confesso, mas resisti porque não consegui respostas para perguntas simples, como:  Para quê? A banda larga móvel ainda é muito cara, logo eu precisaria de uma conexão wi-fi, o custo ainda é elevado e a aplicação que justificaria os dois primeiros ainda não está muito claro. Ter um tablet só para acessar a internet e ter aplicativos básicos me parece muita limitação.

Duas coisas me fariam comprar um tablet ainda hoje: Ler livros e usá-lo em sala de aula, já que sou professor. Para o primeiro caso ainda não é possível pois a quantidade de livros disponíveis é mínima. Para o segundo caso estou aguardando uma possível aplicação disso na escola em que trabalho. Se for aprovada a ideia, ai sim justifica a compra.

Hoje, entre um notebook, um netbook e um tablet, eu ainda fico com o velho, surrado, porém, bom PC.


 

Veja também:




// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus