Vantagens e desvantagens de estudar no exterior

Acesso a novas formas de ensino, novos idiomas, currículo, Troca de experiências, custo de vida, visto, etc. Vejas as Vantagens e desvantagens de estudar no exterior

Estudar no exterior pode trazer um monte de novas experiências positivas e colaborar com o crescimento intelectual de um individuo. Estudantes tem atualmente a possibilidade de emigrar aos mais variados destinos. Mas antes que nada se requer de um planejamento minucioso.

Veja algumas vantagens e desvantagens de estudar no exterior:

Vantagens

Como vantagens podemos mencionar vários pontos interessantes. A cada ano aumentam os incentivos da família, e das próprias instituições e universidades para  que os alunos façam intercambio. Ter uma boa formação e além de tudo ser bilíngüe ou multilíngüe pode se tornar num fator definitivo na vida profissional de um atual estudante. Veja algumas vantagens:

  • Acesso a novas formas de ensino. Sistemas educativos no exterior possuem programas curriculares e práticas diferenciadas com o sistema de ensino brasileiro. Uma nova forma de aprender.
  • Oferta variada: atualmente ao Brasil estão chegando ofertas das universidades dos melhores centros educativos do mundo. O estudante pode analisar uma vasta oferta de oportunidades e eleger aquela com a que se sente melhor.
  • Idiomas: num mundo globalizado a importância de ser bilíngüe ou multilíngüe resulta fundamental para o crescimento profissional.
  • Troca de experiências: conhecer pessoas com vivências e tradições culturais diversas traz consigo uma abertura intelectual importante que pode ser positiva.
  • Currículo: estudar fora do Brasil pode resultar num beneficio na hora de procurar emprego, já que muitas universidades de por exemplo Austrália, Reino Unido, França e Estados Unidos classificam nas primeiras posições dos rankings de educação mundial.
  • Viagens: muitos estudantes brasileiros emigram a realizar estudos a Europa também com uma motivação de conhecer outros países.

É possível estudar no exterior de duas maneiras: (1) fazendo um intercâmbio com o auxílio de uma agência ou (2) por conta própria, se instalando em alojamentos e republicas de estudantes estrangeiros. Contar com essa experiência e aprendizado poderá lhe ajudar na hora de procurar um emprego ou conseguir um cargo mais alto.

Desvantagens

Estudar fora do Brasil pode trazer alguns problemas para quem deseja retornar e exercer sua profissão no país. Alguns exemplos:

  • Revalidar o diploma: essa questão pode se tornar num importante problema quando voltar no Brasil. Recomenda-se conhecer de fato como outros estudantes tem feito para superar esse obstáculo.
  • Custo de vida: vários dos países estrangeiros que os estudantes selecionam possuem um custo de vida maior ao Brasil.
  • Visto e sustento: o estudante vai necessitar de um esforço extra para se sustentar. Já desde o começo, para obter o visto é preciso demonstrar que possui certa quantia de dinheiro na conta para seu sustento.
  • Desorganização das instituições: algumas instituições universitárias no exterior não são totalmente confiáveis, inclusive aquelas mais galardoadas. O estudante deverá estar alerta a todo o que acontece com seus documentos e situação pessoal.
  • Falta de apoio familiar: esse pode resultar num fator importante nos casos de ter que afrontar algumas dificuldades.

Depois de concluir o seu curso no exterior, ao chegar no Brasil será necessário passar por uma revalidação de diploma, o que pode custar tanto tempo como dinheiro. O processo não é fácil. Esse é um dos maiores motivos que intimida a estudantes brasileiros á cursar o ensino superior no exterior. Para obter informações sobre a revalidação acesse o link (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12405&Itemid=317).

Fontes:
http://www.blogdacrianca.com/vantagens-de-estudar-no-exterior-intercambios/
http://www.dicasgratisbrasil.com/estudar-no-exterior-vantagens/


 

Veja também:




// Comentários

Nenhum comentário



 

2007-2015   //   Blog do Luis   //   Política de Privacidade   //   Eu creio em Deus