10 conselhos para alunos de cursos técnicos que você deveria ouvir

Veja os conselhos de um professor de curso técnico aos alunos da educação profissional. Siga esses passos, ouça esses conselhos e tenha mais sucesso na sua profissão.

Home Educação

A formação técnica é importante em vários aspectos, ela já ajudou a muitos entrar no mercado de trabalho ou se preparar melhor para uma carreira acadêmica de sucesso, mas infelizmente nem tudo são flores e como professor de curso técnico em uma conceituada escola de abrangência nacional gostaria de dar alguns conselhos (se é que posso) para aqueles que pretendem ingressar na educação técnica ou mesmo aqueles que já estão em curso. Pode ser?

Conhecer o curso

Tente conhecer o curso. Sabe aquele programa que você recebe com a grade do curso, carga horária, disciplinas que serão estudadas, etc? Leia, pesquise a respeito e veja se você não está caindo de paraquedas em um curso onde você irá desistir logo nos primeiros meses.

Conhecer a área de trabalho

O curso é bacana, mas você pretende trabalhar nesta área? O que você sabe sobre o cotidiano dos profissionais que atuam ali. Salário, tipo de empresas em que terá de trabalhar, relato de profissionais desta área, entre outros. Veja no siteOpiniao o que as pessoas pensam sobre suas profissões.

Escolha as pessoas certas

Durante o curso escolha as pessoas que irão influenciar você. Fuja da turma do oba-oba, dos espertos, dos que gostam de frequentar a escola porque lá tem meninas bonitas. Cole em pessoas que querem estudar, que perguntam, que respondem, que faz diferença na sala de aula e fora dela. Na verdade, eu gostaria que você fosse essa pessoa, mas se não puder ser, fique perto de quem é.

Aluno bom é aluno em sala de aula

Tem aluno que cochila e dorme na sala de aula, mas eu ainda prefiro esse do que o turista que vai de vez em quando na aula. A relação professor aluno na construção do aprendizado é importante e sua presença é imprescindível.

Teoria também faz parte

Sim, parece loucura dizer isso, mas é verdade. No curso técnico em informática, por exemplo, dá a impressão que os alunos chegam a pensar o absurdo de que um curso técnico não tem teoria. É verdade que eles são direcionados à pratica, mas prática sem teoria poderia gerar profissionais mancos.

Conhecimento é construído, não transmitido

Eu sei que esta afirmação fere o nosso senso de lógica, mas em muitas escolas técnicas o método é o construtivismo, que prega, em outras palavras, que o professor não ensina o aluno e sim o ajuda a construir seu próprio conhecimento. Então você não é um número da sala de aula e o seu aprendizado dependerá muito, eu disse muito de você.

Curso técnico é curso sério

Os cursos técnicos são autorizados e fiscalizados pelo Ministério da Educação. É  mesmo órgão que fiscaliza as faculdades de medicina, por exemplo. Então não é um cursinho de faz de conta, existe responsabilidades a serem cumpridas por parte da escola e do professor, claro que existe também responsabilidades a serem exigidas dos alunos.

Única oportunidade, talvez

Em um país carente de educação, um curso técnico poderá ser para muitas pessoas a única oportunidade para uma formação mais solida. Muitos não chegarão a universidade e por isso deveriam aproveitar ao máximo a experiência que terão ali. Pensar desta forma mudaria muito a maneira como boa parte dos alunos encarariam a educação profissional e os resultados que poderiam ser colhidos ali.

Experimente errar

Costumo dizer para os meus alunos que a escola é o lugar para errar, inclusive, evito expressões como certo e errado, embora exista um irresistível desejo por parte dos alunos em saber que o primeiro parágrafo que escreveram está certo para poderem escrever o segundo. Esqueça os parágrafos, escreva o texto inteiro, erre se for o caso. Existe muita aprendizagem no erro e querer evitá-lo a todo o custo, especialmente na escola, não é nem de longe inteligente. Usei o exemplo do texto, mas pode ser qualquer outra coisa.

Abra sua mente

Se você não pode passar no vestibular da USP e se a universidade mais próxima que você pode chegar e a formação técnica, então faça dela a sua universidade, a sua USP. Faça com qualidade e responsabilidade e os resultados serão bons. Como cristão que sou quero terminar este artigo usando as palavras de outro cristão, o famoso maestro Roberto Minczuk quando ele diz: “a excelência honra a Deus”.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio