Cálculo do IR 2012 mensal e anual. Simulador de Imposto de Renda

Veja como funciona o simulador de valores a pagar do Imposto de Renda exercício 2012, ano-calendário 2011. Simulador de imposto de renda mensal e anual.

Muita gente tem dúvidas de como fazer o cálculo do imposto de renda, afinal, não é fácil entender os tantos critérios usados pela receita para determinar o cálculo do IR. Base de cálculo, as deduções possíveis, as várias faixas e suas respectivas alíquotas de fato geram confusão tanto para quem paga o imposto mensal (carnê leão) ou para o ajuste anual que ocorre geralmente entre os meses de março e abril do ano seguinte ao ano-calendário.

Antes de começar vou avisando que não sou contador e não presto serviços de declaração de imposto de renda, mas o objetivo é apenas dar algumas dicas que poderão ajudar a calcular o IR do exercício 2012 e ano-calendário 2011. Aliás esta é a primeira dúvida: Ano-calendário é o ano em que os rendimentos foram obtidos e ano-exercício é o ano em que o ajuste ocorre.

A Receita Federal disponibilizou na web um simulador de imposto de renda que é muito útil para entender como é feito o cálculo do IR 2012. Com ele será possível saber quanto você terá que desembolsar para o Leão. O sistema é bem simples e fácil de usar.

Para usar o simulador de imposto de renda, você precisará saber qual foi o total de rendimentos do ano de 2011, as deduções permitidas como despesa médica, despesa com instrução, dependentes, pensão alimentícia, previdência e outras deduções. O resultado será o demonstrativo da apuração do imposto, que inclui as faixas da base de cálculo, alíquota  e o que você terá de pagar como imposto de renda 2012.

Simulador do imporsto de renda 2012. Veja como fazer o calculo do imposto mensal e anual

Em 2009 houve uma alteração nas faixas de pagamento que passou de três faixas (isento, 15% e 27,5%) para cinco faixas (isento, 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%).

O simulador mensal e anual

O simulador da  Receita tem duas versões: mensal e anual. O mensal você deverá usá-lo para simular o pagamento do Carnê Leão, já o anual deve ser usado para fazer o ajuste anual. Abaixo o link para a simulação:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATRJO/Simulador/TelaOptMenAnu.htm

O legal do simulador é que ele mostra o que você pode lançar como dedução, bem como os valores máximos e as respectivas regras para o uso daquela dependência.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio