Certidão pela internet: casamento, imoveis, procuração e outras certidões

Conheça o serviço de cartório 24 horas que permite emitir certidões e outros documentos pela internet: casamento, imoveis, procuração e outras certidões

Home Cidadania

Se você precisar de serviços de cartório, como certidão de protesto, certidão de casamento ou nascimento, registro de imóveis e muitos outros, saiba que é possível solicitar estes serviços pela internet.

O Site Cartorio24horas que aparentemente é uma associação de cartórios em todo Brasil  disponibiliza uma série de certidões que podem ser solicitadas no site e a entrega é feita na sua casa, inclusive no exterior.

Na data que consultei o site, o serviço estava disponível para os estados de AL, AM, DF, ES, GO, MA, MS, MG, PA, PR, PE, RJ, RN, RS, RO, SC, SP, SE e TO.

O tipo de certidão que eles oferecem vai variar de estado para estado, portanto é necessário ir até o site do cartório 24 horas e fazer uma consulta para o seu estado.

Tipos de certidões e outros serviços

As certidões mais comuns que você encontrará disponíveis para solicitação no site do cartório 24 horas são:

Protestos

  • Certidão de Protesto – Negativa

Registro Civil

  • Certidão de Casamento
  • Certidão de Interdição e Tutela
  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Óbito

Registro de Imoveis

  • Certidão Negativa de Bens
  • Certidão Negativa de Ônus – Inteiro Teor
  • Certidão Atualizada de Registro
  • Certidão de Transcrição
  • Certidão de Transcrição Negativa de Ônus

Tabelionato de Notas

  • Certidão de Procuração – Poderes Específicos
  • Certidão de Procuração – INSS/PASEP/PIS/FGTS
  • Certidão de Procuração – Outras

Títulos e Documentos

  • Certidão de Registro
  • Certidão Negativa
  • Certidão de CGC
  • Certidão Positiva

O endereço do site é: http://www.cartorio24horas.com.br/. Antes de usar o site leia bem os itens “O que é”, “Como utilizar” que tem um passo-a-passo de como solicitar sua certidão pela internet e “Como recebo” que explica como as certidões emitidas pela internet serão entregues em sua casa pelos Correios. Se necessário, verifique também página FAQ – Perguntas mais freqüentes.

As certidões obtidas pela internet

Uma certidão emitida pela internet levanta a duvida de muitos, que não acreditam que o processo seja válido, mais apesar de tudo o documento emitido pela internet tem o mesmo valor que um que foi solicitado em uma unidade física.

São notáveis os avanços que a internet tem apresentado nos últimos anos, devido á isso se torna possível a emissão de certidões pela internet, agilizando o processo e eliminando filas para quem decidir utilizar esse meio de emissão. Apenas para entender melhor, as certidões de âmbito federal que também podem ser emitidas são Certidão Negativa de Débito (emitida pela Previdência Social); Certidão de Regularidade do FGTS (emitida pela Caixa Econômica Federal); Certidão Negativa de Dívida Ativa da União (emitida pela Procuradoria da Fazenda Nacional); Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais (emitida pela Secretaria da Receita Federal).

Um aspecto bastante curioso é que o documento vai necessitar de uma autenticação, aconselha-se que seja agendada uma consulta rápida até um órgão mais próximo para realizar o processo.

As dúvidas mais frequentes são: O documento realmente é válido e eficaz? A resposta é sim, seguindo á Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, XXXIV – “b”, assegura a todos o direito de obtenção de certidões “para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal”.

Perguntas frequentes:

Há alguma diferença entre a certidão emitida no cartório comum e aquelas que são emitidas pela internet?

Não, não há nenhuma diferença. Na verdade, o serviço do Cartório24Horas consiste em integrar os sistemas dos cartórios cadastrados através da internet. Sendo assim, sua solicitação é feita através do site, porém, a emissão do documento é realizada por um cartório e entregue à domicílio, facilitando a vida das pessoas que não tem tempo ou não querem se dirigir a um cartório. Portanto, todo documento solicitado via internet é tão válido quanto os demais emitidos em cartórios comuns.

Eu posso solicitar uma certidão para minha empresa, ou o serviço é apenas para pessoa física?

Sim, os serviços estão disponíveis tanto para pessoa física, quanto para empresas. No caso das empresas, é possível solicitar Buscas de Bens, Matrículas Atualizadas, 2ª. Via de certidões, entre muitos outros documentos.

Residentes de qualquer Estado do Brasil podem solicitar uma certidão pela internet?

Quase todos os Estados do país estão no Cartório24horas. Porém, dependendo do tipo de cartório (se é de Títulos e Documentos, Tabelionato de Notas ou Registro Civil, entre outros), há uma listagem dos Estados que apresentam o serviço disponível. É preciso consultar se no seu Estado, há a opção de solicitação pela internet, de acordo com o serviço que necessita do cartório.

Posso realizar o pagamento através de cartão de crédito?

Não. Os pagamentos do Cartório24Horas são exclusivamente realizados através de boleto bancário. O boleto é enviado por e-mail ao solicitante, mas também é possível solicitar uma 2ª via através do site.

Eu posso solicitar a 2ª via de alguma certidão através do site?

Sim. Através do site é possível solicitar 2ª via de certidão de nascimento, casamento, óbito, matrícula atualizada do imóvel, ônus reais, entre tantas outras. Apenas em casos onde não ocorre a reprodução de um documento já registrado, como é o caso da Certidão Negativa de Bens, por exemplo, é que o serviço não é realizado. Porém, vale ressaltar, isto acontece porque o documento não aceita 2ª via e não pelo fato de ser uma solicitação de um cartório online.

Moro no exterior e preciso solicitar uma certidão. Qual é o prazo para que ela fique pronta?

No caso das certidões enviadas ao exterior, a entrega é feita através de uma das maiores empresas de transporte expresso e frete aéreo nacional e internacional, a FEDEX. Sendo assim, além do prazo de confecção da certidão, é preciso considerar também o prazo de entrega. Nestes casos, dependendo da certidão solicitada, em geral, o prazo pode ser superior a 35 dias úteis.

E para entregas no Brasil, qual é o prazo estabelecido?

No caso das entregas das certidões solicitadas para entrega em solo brasileiro, o serviço fica a cargo dos Correios. Há duas opções de envio: Carta Registrada ou Sedex. Na opção Carta Registrada, o prazo é de até 27 dias úteis. Já se a entrega for através do serviço Sedex, o prazo de entrega é de até 24 dias úteis.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio