Como consultar multas e pontos na Carteira no Detran de São Paulo

Como saber se tenho pontos na carteira ou multas no meu veículo? Saiba como consultar multas e pontos na Carteira no Detran de São Paulo.

Home Cidadania

Com um ambiente muito moderno o Detran de São Paulo disponibiliza em seu sitio (site ou website) diversos serviços, entre eles a consulta de pontos na carteira nacional de habilitação e multas.

Para ter acesso aos serviços é necessário fazer o cadastro no site e uma vez cadastrado e logado é possível realizar diversas consultas e acessar muitos serviços online, dentre eles, destacamos os seguintes:

  • Renovação da CNH
  • Primeira habilitação e ACC
  • Certidões e autenticidade da CNH
  • Consulta de pontos na carteira de habilitação
  • 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação
  • Consulta e atualização de dados cadastrais, como seu endereço no Detran
  • Consulta de débitos, restrições e vistoria de veículos
  • Licenciamento anual de veículos
  • Permissão para dirigir no exterior
  • Informações sobre suspensão e cassação da habilitação
  • Procedimentos de compra e venda de veículo usado
  • Mudança de endereço e transferência de localidade
  • Veículo danificado ou recuperado
  • Emplacamento, 2ª via ou troca de placas
  • Entre outros

Abaixo as informações sobre consulta de pontos na carteira e multas no Detran.

Consulta de pontos na carteira de habilitação

Para proceder a consulta de pontos na carteira de habilitação, acesse o link de pontos na carteira do Detran-SP e informe o número do registro da CHN e o número do CPF. Lembrando que é possível consultar pontos tanto no modelo antigo da carteira como no modelo novo.

Lembrando que o Art. 259 do Código Nacional de Trânsito estabelece que a cada infração cometida são computados os seguintes números de pontos:

I - gravíssima - sete pontos;

II - grave - cinco pontos;

III - média - quatro pontos;

IV - leve - três pontos.

Consulta de multas no Detran-SP

Se o objetivo é consultar multas, acesse o link de multas do Detran-SP e informe o número do Renavam do veículo a ser pesquisado.

O Artigo 258 do Código Nacional de Trânsito estabelece que as infrações punidas com multa classificam-se, de acordo com sua gravidade, em quatro categorias:

I - infração de natureza gravíssima, punida com multa de valor correspondente a 180 (cento e oitenta) UFIR;

II - infração de natureza grave, punida com multa de valor correspondente a 120 (cento e vinte) UFIR;

III - infração de natureza média, punida com multa de valor correspondente a 80 (oitenta) UFIR;

IV - infração de natureza leve, punida com multa de valor correspondente a 50 (cinqüenta) UFIR.

§ 1º Os valores das multas serão corrigidos no primeiro dia útil de cada mês pela variação da UFIR ou outro índice legal de correção dos débitos fiscais.

§ 2º Quando se tratar de multa agravada, o fator multiplicador ou índice adicional específico é o previsto neste Código.

Tenho dúvidas sobre multas e pontos na carteira de motorista

Se você tem alguma dúvida sobre a aplicação de multas e como funciona o sistema de pontos na carteira, recomendo que visite a seção Perguntas Frequentes no site do Detran-SP que esclarece essas e outras dúvidas relacionadas a licenciamento de veículos, renovação da CNH, compra e venda de veículos e outras dúvidas relacionadas ao Detran-SP.

O Detran de São Paulo também disponibiliza um aplicativo para celular que pode ser baixado das lojas Apple Store e Google Play, para iPhone e celulares com Android, respectivamente. Nele há diversos serviços disponíveis que podem ser acessado a qualquer tempo na tela do celular.

Perguntas e respostas

Qual é o limite de pontos na carteira de habilitação?

Atualmente o limite é de 20 pontos na CNH, este número é válido para todo o país. Quando uma pessoa recebe uma multa de trânsito ela é classificada de quatro formas, sendo que cada uma delas credita um determinado número de pontos ao condutor. Multa leve (3 pontos), média (4 pontos), grave (5 pontos) e gravíssima (7 pontos).

Recebi uma multa de outro estado, ela vai aparecer no meu prontuário no Detran de São Paulo?

Sim. O que pode acontecer é de demorar um pouco mais de tempo do que se tivesse tomado a multa aqui. Antigamente o pessoal comprava carro com placa de outro estado para evitar este problema, pois diziam que a multa de um estado não ia para o outro. Se era verdade eu não sei, mas hoje como os sistemas são interligados, com certeza a multa vai chegar.

O que acontece se eu exceder o limite de pontos na carteira?

Sua carteira será suspensa e você terá de fazer o curso de reciclagem. Lembrando que para efeito de cálculo para fins de suspensão é necessário que o condutor receba 20 ou mais pontos em um período de 12 meses.

Se o condutor que teve sua carteira suspensa for pego dirigindo, sua habilitação será cassada.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio