Consulta de pontos na carteira de habilitação

Veja a tabela de pontos na certeira segundo a legislação brasileira e saiba como consultar pontos na carteira de habilitação CNH em seu estado. Links com o Detran de seu estado.

Home Cidadania

Efetuar consulta de pontos na carteira de habilitação é possível pela internet. Os Detrans dos estados brasileiros estão disponibilizando em seus websites a consulta de pontos, para isto é necessário que você esteja com a CNH – Carteira Nacional de Habilitação em mãos para informar o número da carteira para a consulta. Lembrando que apenas nos sites autorizados é possível tal consulta. Verifique os links abaixo, todos estão apontados para os sites oficiais dos Detrans de cada estado.

Tabela de Pontos na Carteira – Legislação

O artigo 259 do Código Brasileiro de Trânsito estabelece que a cada infração serão computados pontos na carteira do condutor. A aplicação dos pontos é feita da seguinte forma:

– Infração gravíssima = 7 pontos

– Infração grave = 5 pontos

– Infração média = 4 pontos

– Infração leve = 3 pontos

Tabela de pontos

Este artigo ainda estabelece que ao condutor que atingir 20 pontos na sua carteira de habilitação será aplicado a suspensão do direito de dirigir. A Carteira Nacional de Habilitação será devolvida a seu titular imediatamente após cumprida a penalidade e o curso de reciclagem.

Como consultar pontos na CNH?

Estado de São Paulo

Se a sua carteira for do estado de São Paulo, você só poderá consultar os pontos pela internet depois de cadastrado no site do Detran de SP. Após o cadastro você deverá logar no site e ai pode usar a opção de consulta de pontos.

Para fazer o cadastro acesse o site do Detran SP pelo link http://www.detran.sp.gov.br e no lado direito clique em Cadastre-se no Box “Acesse os serviços eletrônicos”. (item 1)

cadastro detran consulta cnh

Será mostrado o formulário de cadastro e as instruções de preenchimento. Após efetuar o cadastro volte na mesma opção mostrada na figura acima, só que agora use o CPF ou CNPJ e a senha que você cadastrou para logar no site do DETRAN. (item 2)

Após ter logado vá ao Box “Serviços Eletrônicos” imediatamente abaixo e clique na opção “Pontos na CNH” e informe o número da carteira para fazer a consulta.

detran consulta pontos carteira habilitação

A numeração solicitada poderá ser da antiga carteira ou modelo antigo ou da nova carteira. Veja a figura abaixo mostrando a diferença entre os modelos.

Pontos na carteira de habilitação

Outros estados

Acesse o site do Detran do seu estado (ver links abaixo) e escolha a opção de consulta de pontos na carteira: Alguns links podem não estar funcionando, visto que é comum eles alterarem os sites e mudarem os endereços das páginas.

Estado de SC – Santa Catarina: http://www.detran.sc.gov.br/

Estado de GO – Goiás: https://www.detran.goias.gov.br/

Estado do MA – Maranhão: http://www.detran.ma.gov.br/

Estado de BA – Bahia: http://www.detran.ba.gov.br

Estado do RJ – Rio de Janeiro: http://www.detran.rj.gov.br

Estado de Alagoas – AL: http://www.detran.al.gov.br

Estado do Ceará – CE: http://www.detran.ce.gov.br/site/

Estado do Amazonas – AM: http://www.detran.am.gov.br/

Estado de Mato Grosso do Sul – MS:http://www.detran.ms.gov.br/

Estado da Paraiba – PB: http://www.detran.pb.gov.br

Estado do Paraná – PR: http://www.detran.pr.gov.br/

Estado do Pernambuco – PE: http://www.detran.pe.gov.br/

Estado do Pará – PA: http://www.detran.pa.gov.br/

Estado do Rio Grande do Sul – RS:http://www.detran.rs.gov.br/

Estado do Rio Grande do Norte – RN: http://www.detran.rn.gov.br/

Estado do Piaui – PI: http://www.detran.pi.gov.br/

Estado de Roraima – RR:http://www.detran.rr.gov.br/

Estado de Sergipe – SE: http://www.detran.se.gov.br

Estado de Tocantins – TO: http://www.detran.to.gov.br/

Você poderá consultar outros serviços públicos na internet visitando este link. Para os cidadãos do estado de São Paulo há uma categoria com diversos serviços públicos de SP que podem ser acessados via internet.

Perguntas e respostas

Não consegui consultar os pontos na carteira, o que fazer?

Se por algum motivo não for possível consultar pelo site do Detran é necessário procurar um posto de atendimento do órgão. No estado de São Paulo, além das ciretrans, há também o Poupatempo que oferece diversos serviços públicos, incluindo os que estão relacionados a carteira nacional de habilitação.

Qual o prazo de validade da CNH?

Não há um prazo padrão para todos os casos. Inicialmente eles costumam dar 5 anos de prazo de validade, mas, salvo engano, com o passar do tempo, especialmente com o envelhecimento da pessoa é comum este prazo diminuir. A justificativa é provavelmente o fator de saúde que passa a ser mais delicado, sendo necessário um exame de vista ou psicológico em tempos mais curtos.

O que acontece se eu atingir 20 pontos na CNH?

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o condutor terá sua habilitação suspensa, sendo também necessário o curso de reciclagem. A duração da penalidade será pelo prazo mínimo de seis meses até o máximo de um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de seis meses até o máximo de dois anos.

É verdade que posso converter multas em advertência?

Sim, isto é possível, mas não é uma regra geral nem automática. Há algumas condições e situações onde isso poderá acontecer. Para converter multas em advertência, primeiro é preciso considerar que isso só será possível para multas leves e média, aquelas que geram 3 e 4 pontos, respectivamente.

O segundo ponto a considerar é que a aceitação em converter em advertência caberá ao órgão que aplicou a multa. Por exemplo: Se você levou uma multa de um radar dentro da cidade, esta multa foi aplicada pela prefeitura e caberá a prefeitura aceitar ou não seu pedido. Se foi na pista é preciso saber se a estrada é estadual, federal ou até municipal. Há outros órgãos também e em todos os casos, cabem a eles esta decisão.

Como é feita a contagem dos pontos e em qual período?

Sua carteira será suspensa se cometer infrações que totalizem 20 ou mais pontos em um período de 12 meses. Então, imagine os seguintes exemplos:

Exemplo 1:

  • Novembro/2016 – multa grave = 6 pontos
  • Janeiro/2017 – multa gravíssima = 7 pontos
  • Março/2017 – multa leve = 3 pontos
  • Outubro/2017 – multa média = 4 pontos

Total: 20 pontos no período de novembro de 2016 a outubro de 2017, portanto neste caso sua carteira será suspensa.

A suspensão é automática?

Não. Primeiro você será notificado e terá um prazo para se defender, findando o prazo legal e não havendo defesa justificável, o Detran do seu estado irá notificar de que a sua carteira foi suspensa e você deverá entregá-la ao órgão de trânsito competente, onde ela ficará retida até que se complete o período da suspensão e que você conclua o curso de reciclagem.

Como saberei o tempo de suspensão?

Ao receber a notificação de suspensão, constará o prazo que foi aplicado a você. Como inicialmente o período varia de 6 meses a um ano, creio que para a maioria dos casos seja aplicado apenas seis meses, mas isto compete ao órgão de trânsito competente.

E durante o período de suspensão, eu posso dirigir?

Não. Caso você seja parado por uma autoridade de trânsito dirigindo estando cumprindo o período de suspensão, sua carteira será cassada por um período de 2 anos.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio