Consumo de Energia em aparelhos 110v x 220v e a perda de energia elétrica

Aparelhos 110V gastam mais ou menos energia que os aparelhos 220V? Porque falamos 110V sendo que na verdade os aparelhos marcam 127V?

Home Cidadania

Entenda como é o consumo de energia elétrica em aparelhos 110v x 220v e como verificar se há perda de  energia elétrica em sua casa. O texto abaixo é parte da entrevista concedida ao Blog do Luis por Jorge Eduardo Schorr, técnico do Departamento de Utilização de Energia da Copel – Companhia Paranaense de Energia.

110v ou 220v

Blog do Luis: Aparelhos 110V gastam mais ou menos energia que os aparelhos 220V?

Copel: O consumo de energia elétrica de um aparelho não depende da tensão de fornecimento da rede (110 ou 220 volts), mas sim da sua potência. Um chuveiro elétrico de 5 mil watts de potência consumirá o dobro da eletricidade de outro com potência de 2.500 watts, seja qual for a tensão de fornecimento.

Blog do Luis: Porque falamos 110V sendo que na verdade os aparelhos marcam 127V?

Copel: Na verdade, a tensão comumente chamada de 110 volts compreende uma faixa de variação que vai de 110 até 127 volts. Essa é a tensão máxima admissível. O uso consagrou a terminologia “110 volts”.

Blog do Luis: Em uma residência com dois ou mais chuveiros é recomendável colocá-los em 220V? Se sim, por que?

Copel: Cada residência é um caso a se analisado. A recomendação da Copel é que o consumidor procure um profissional habilitado e de confiança para realizar um estudo do seu domicílio e verificar a sua real necessidade.

Perda de energia

Blog do Luis: Se eu desligar todos os aparelhos e verificar que o relógio ainda está em movimento significa que estou perdendo energia em algum lugar?

Copel: Não basta desligar: a recomendação é que para tal teste, todos os equipamentos elétricos sejam desconectados da tomada. Feito isso, caso o disco do medidor de consumo continue girando, certamente estará havendo fuga de corrente em algum ponto da rede elétrica interna do domicílio.

Blog do Luis: Se isto é verdade, o que devo fazer nesta situação?

Copel: O consumidor deve procurar um eletricista de sua confiança para uma verificação do estado da fiação elétrica interna.

Blog do Luis: Aparelhos mal regulados podem consumir mais energia do que precisam?

Copel: Sim. A geladeira é um caso exemplar: a regulagem é feita pelo usuário de acordo com a temperatura que ele queira manter no seu interior. Quanto mais baixa for a temperatura desejada, mais vezes o termostato acionará o motor e mais eletricidade a geladeira irá consumir. No caso, convém consultar o manual do aparelho e seguir as instruções recomendadas pelo fabricante.

Clique Aqui para voltar ao índice da entrevista sobre o consumo de energia elétrica.

Extra – Dicas sobre tomadas 110 e 220

Falando em tomadas é importante observar que este é um ponto importante a ser considerado quando uma casa estiver em fase de projeto para a construção.

Como sabemos existem alguns aparelhos elétricos que são funcionam em 220, um bom exemplo são os aparelhos de ar condicionado onde em sua maioria vem com esta voltagem. Algumas máquinas, como cortadores de grama, furadeiras e outras também costumam ser 220.

Com isso, se você estiver construindo ou pretende construir, uma boa dica é colocar energia bifásica e colocar em sua casa tomadas 110 e 220.

Quando eu construí, nos locais onde iria colocar os aparelhos de ar condicionado já deixei todas as tomadas como 220 e também na área externa da casa onde normalmente poderia usar alguma máquina com essa voltagem.

Apesar de não precisar tomada, já que você terá a energia bifásica, coloque os chuveiros também em 220, pois eles consomem menos energia elétrica.

Já as tomadas 110 v são as mais comuns e podem ser espalhadas pela casa conforme a necessidade. Mas pela minha experiência de construção, o ideal é que tenha pelo menos uma tomada em cada parede e claro que em locais estratégicos que você sabe que vai precisar ligar mais aparelhos, o ideal é deixar mais de uma ou aproveitar aqueles modelos com duas ou três tomadas juntas.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio