Curso de sistemas de Informação e gestão da tecnologia na Unip

Veja as matérias estudadas no curso de sistemas de informação, atual Gestão da Tecnologia da Informação na Unip - Universidade Paulista. Relato de um ex-aluno.

Home Educação

Sou aluno do curso de Sistemas de Informação da Unip Ead (Modalidade de ensino a distância) e quero compartilhar aqui algumas informações sobre este curso.

Segundo a Wikipédia, Sistema de Informação é a área de conhecimento encarregada do estudo de Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e suas relações com as organizações. Neste contexto, esta disciplina é comumente classificada como uma Ciência Social Aplicada, ao contrário de sua disciplina correlata Ciência da Computação, considerada uma Ciência Exata.

O objetivo de um profissional da área de sistemas de informação é trabalhar com a área administrativa nas empresas, discutir e implantar corretamente as tecnologias de informação nas atividades da organização.

Atualização em 2019: Este curso foi descontinuado na UNIP, sendo substituído pelo Gestão da Tecnologia da Informação, que é bem parecido, mas talvez tenha uma proposta mais ampla do que o seu antecessor.

O curso de sistemas de informação na Unip

Até agora já vimos as seguintes matérias:

Dinâmica das Relações Interpessoais
Aqui foi discutido as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Professor bastante dinâmico e com algumas dicas interessantes.

Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Logística era algo previsível para mim, mas teve alguns itens interessantes. Estoque, transporte, armazenamento e por aí vai.

Modelagem de Sistemas de Informação
Como os sistemas de informação são modelados e as metodologias que podem ser aplicadas. Achei muito superficial o conteúdo desta matéria, talvez porque a conheço bem.

Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 
Apesar de algo que eu já conhecia um pouco, fiquei surpreso com a riqueza de informações que trabalhamos aqui. Bom, o professor pegou o código trabalhista e virou ele do avesso. Foi muito bom e acho que até aqui foi a matéria com melhor aproveitamento.

Projeto e Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Como são desenvolvidos os sistemas de informação, ou seja, como é feito um projeto de desenvolvimento de SI. Matéria bastante conhecida. Achei que o professor foi muito conceitual e quem não conhece muito da matéria pode ter tido alguma dificuldade na assimilação.

Tecnologias de Banco de Dados para Sistemas de Informação.
O tema é interessante, mas a matéria deixou um pouquinho a desejar. Achei que poderia ter explorado mais a questão banco de dados em si, parece que houve muita informação paralela, mas pouco profunda.

Sistemas de informação usando recursos web

Matéria com conteúdo bastante obvio e de pouca novidade, pelo menos para mim. O foco aqui foi discutir o uso da internet  por governos(e-gov) e setor privado. Achei que poderia ir mais fundo, mas creio que pelo desconhecimento e dificildade de assimilação de muitos alunos pouco habituados com internet, o assunto foi tratado de forma mais superficial.

Plano de negócios

Matéria interessante, porém de difícil aplicação. O plano de negócios só faz sentido para um gestor de Sistemas de informação, quando este for um empreendedor ou estiver envolvido em novos empreendimentos. O professor era muito bom e parecia dominar muito bem o assunto.

Outras matérias deste curso foram:

  • Estatística Aplicada
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Empreendedorismo e Estratégias de Negócios
  • Metodologia de Trabalho Acadêmico
  • Sistemas de Informação Distribuído
  • Sistemas de Informação Produtivos
  • SI: Custo e Benefício
  • Comunicação Empresarial
  • Economia e Mercado
  • Estrutura dos SI
  • Matemática Aplicada
  • Teoria da Administração
  • Entre outras

Atualmente a Unip alterou o nome deste curso para Gestão da Tecnologia da Informação.

Veja abaixo um bate papo com usuários

 

Material e atendimento da UNIP

Olá Luis,

Gostaria saber sua opinião sobre aspectos gerais do EAD da Unip, tais como:
– O material didático é de qualidade?
– O atendimento à distância é satisfatório?
– Sua opinião sobre a qualidade do curso, dá para comparar com outras?
Obs: Estou fazendo EAD na Univ Federal Fluminense e, por causa da distância do Pólo ( em Resende RJ ), estou pensando em mudar para a Unip.

Grato,
Francisco.Francisco de Oliveira // Mogi das Cruzes – SP

Francisco. O material didático é bom. Não é excepcional, mas é bom. O atendimento peca “um pouco”. Digo um pouco, pois já foi pior, melhorou, mas ainda está longe do ideal. Acho que a situação é melhor para quem faz o SEPI(semi-presencial), mas não é este o meu caso. Não tenho muito conhecimento de outras para fazer uma comparação. A Facinter onde minha esposa estuda parece ser melhor no quesito atendimento. A verdade é que todas ainda estão aprendendo a trabalhar com EAD. Boa sorte. luis.blog.br

Provas e estudos

Boa noite Luis, me de uma ajuda por favor, como são as provas? Quantas horas em média você dedica por dia aos estudos? Como é conduzido o trabalho multidiciplinar? MUITO OBRIGADO!Ricardo Fonseca // Ribeirão Pires
Ricardo: Eu estudo muito pouco, pois já trabalho com sistemas de informação e boa parte das matéria já é conhecida. Creio que pelo uma hora por dia seria bom. As provas são bimestrais e é feita em um polo presencial. Geralmente são 30 questões de multipla escolha. As aulas são semanais, ou seja, a cada semana um novo conjunto de quatro aulas são disponibilizadas. Elas podem ser refeitas quantas vezes quiser. Há duas avaliações online semanal, uma de 4 questões e outra de 10 questões. luis.blog.br

Conselho de Informática e Mercado de trabalho

ola ,tudo bem? sou aluno do terceiro semestre de gest.em si da unip na modalidade sepi aqui em belem e gostei de suas opniões sobre o curso e suas disciplinas,mas minha maior duvida e quanto ao mercado de trabalho ,pois naum acho suficiente o conhecimento repassado aos alunos etambem em qual conselho poderiamos nos registar depois de formados. sinto muito distante a coordenação com seus discentes.logo que sair da unip vou faser uma pos-graduação não sei em que nem se é possivel.pois nem se quer o monisterio da educação deixa claro tudo isso ao incentivar o ensino EAD.
OBRIGADO E UM FORTE ABRAÇO.isaac samy // belem-pa
Isaac: Não temos nenhum conselho. Sistemas de informação, ciência da computação, análise de sistemas, etc não são profissões regulamentadas, por isso não há conselhos. O mercado de trabalho deve variar bastante de localidade para localidade, mas é bom lembrar que SI é atividade meio entre ciência da computação e administração, portanto fique de olho nos dois lados. O conteúdo não é suficiente? Realmente não. Aliás, em faculdade nenhuma há conteúdo suficiente. O que eles mostram ali são os caminhos das pedras. É possível fazer pós sim. Existe uma FAQ no site da Unip que explica esta e outras questões: http://www.sepi.unip.br/unip_interativa/perguntas_frequentes.asp luis.blog.br

Sistema de Informação é difícil?

Olá LUiz e amigos !!

Luiz pode me ajudar a entender uma coisa ?

Tenho interesse de fazer o curso SI a distância na unip, mas ao mesmo tempo tenho medo de sentir dificuldades de assimilar o curso poís não tenho experiência em SI, as vezes acho que para quem não tem essa experiência no dia dia deve ter uma dificuldade maior para aproveitar o curso uma vez que ele é a distância. Qual a sua opinião ? pelo que entendi você ja trabalha na área certo ? Você conhece pessoas que estão nessa situação que relatei? qual a opinião delas ? o que você acha sobre isso ? um abraço, valeu.Ricardo // são paulo

Ricardo.

Sim, eu já trabalho na área.

Pelo fato do curso ser a distância tenho pouco contato com outros alunos, mas creio que posso dar a minha opinião.

PRIMEIRO:

Com algumas excessões, tudo é muito subjetivo.

SEGUNDO:

O curso não fica preso só em tecnologia, muito pelo contrário, eu achei até que tem pouca coisa de tecnologia.

Você vai estudar administração, lei trabalhista, matemática, estatística, comunicação empresarial, contabilidade e por aí vai.

TERCEIRO:

As matérias de tecnologias mesmo são bem lights e ficam mais na parte de conceitos. Modelagem de dados, projeto de sistemas, sistemas distribuidos e etc. Mas tudo isto aplicado a uma realidade que você conhece.

CONCLUSÃO:

O curso de Gestão de Sistemas de Informação é uma atividade meio e mescla assuntos de tecnologia com os assuntos de administração em geral de uma empresa.

Espero que isto ajude a você e outros interessados. luis.blog.br

Como faz para tirar dúvidas

Boa tarde Luis. Gostei muito do seus comentários sobre o curso Gestão da Tecnologia da Informação. Obtive uma bolsa pelo PROUNI, e me matriculei neste curso. Gostaria de saber se depois de assistir as aulas pela net, pode-se tirar dúvidas de algo não muito bem entendido pelo aluno? E se com o diploma, posso realizar concursos públicos que exijam nível superior, já que além de ser pelo metodo EAD é um curso tecnológico. Obrigado.Aguinaldo Rodrigues Garcia // São Paulo – SP
Aguinaldo: Você pode tirar dúvidas sim. Existe um fórum e um sistema de mensagens dentro da Ferramenta da Unip. Pode ser feito pelo 0800 tb. Leandro: Na modalidade SEI o contato com outros alunos e principalmente pelo forum e pelo sistema de mensagens. Exceto nos dias de provas presenciais que você tem contato direto com o pessoal do seu pólo. luis.blog.br

Estudar a distância é a mesma coisa que em sala de aula?

Gostei muito do seu comentário,e pretendo fazer, mais a distancia, será que é a mesma coisa que estudar em sala de aula!cristiane lopes // Itapira
Cristiane.
Não é a mesma coisa não. Exige mais disciplina, já que você acaba determinando o rítmo do curso, mas é possível, isto eu garanto, he he he. Pra mim a grande vantagem de fazer um curso a distância foi que não precisei mudar o rítmo da minha vida. Trabalho, família, igreja e tudo mais. luis.blog.br

Eis uma dica importante

Sou especialista na área de Sistemas de Informação há 13 anos e com treinamentos na área de SI e TI.
Então a minha opinião é a seguinte:
Quando vc vai procurar um curso vc precisa definir em qual área vai querer atuar no mercado de trabalho…
Exemplo: Se vc é um analista programador e foi promovido e não tem conhecimento de como visualizar o sistema como um TODO e ainda gerenciar os departamentos de sua empresa, acredito que seria o ideal. Para quem já trabalha na área e precisa melhorar os conceitos (teóricos) também é muito indicado.
Agora para quem não tem a mínima noção dos processos de uma empresa esta pessoa terá muita dificuldade de aprendizado sobre todos os assuntos tratados.

Luiz, vc que está fazendo o curso na UNIP existem dois bons livros que são recomendados para a Área de Sistemas de Informação.
Livro:Engenharia da Informação: Introdução.
Autor : MARTIN, J.
Editora: Rio de Janeiro: Campus, 1991, 196p

ou
Livro Sistemas de Informação Gerenciais.
Autor: Laudon, K. , Laudon, J.
Editora: SP-Pearson 4a ediçào

Eu recomendo que olhem estes livros para ter mais informações sobre o assunto.

Um forte abraço e espero ter tirado algumas dúvidas.

Abraços,

MárciaMárcia // sao paulo

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2018 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio